CCS participa do IV Simulado da Emergência Química na margem da BR-101

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 21 Janeiro 2019 15:27 | Publicado: Segunda, 21 Janeiro 2019 15:27 | Acessos: 1051

No dia 16/01/2019, ocorreu a entrega dos certificados para os participantes do IV Simulado da Emergência Química em trecho da BR101, que margeia o lago da barragem do rio da Dona, manancial que é de suma importância para o abastecimento de água potável para a população dos municípios de Santo Antônio de Jesus, Dom Macedo Costa e Varzedo.

O simulado ocorrido no dia 22/11/2018, obteve o êxito necessário, com a mitigação de forma efetiva dos impactos advindos de um provável acidente envolvendo cargas perigosas nas margens do lago da barragem, atendendo a uma ação civil do Ministério Público Federal. Este referido evento, promovido bienalmente a partir de 2011, cumpre esta exigência, atribuída a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) e faz parte do escopo do Plano de Atendimento a Emergência. A EMBASA envolveu nesta ação, 50 pessoas de diversos órgãos das esferas Municipal, Estadual e Federal.

O Centro de Ciências da Saúde-CCS, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia–UFRB, representado pelo Servidor Técnico-Administrativo, Roberval de Jesus Assunção, Químico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, atuou nas atividades de planejamento, coordenação e realização de todos os quatro exercícios (2011, 2013, 2015 e 2018). Cabe ressaltar, que no Simulado 2018, foram partícipes desta ação outros representantes deste Centro, sendo eles: o Senhor José Mário Ferreira dos Santos, Técnico em Análises Clínicas e, os estagiários do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do CETEP (Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo): Elisângela Vieira dos Santos Pinto e Marcelo Ferreira de Jesus, ambos, orientandos de Roberval de Jesus Assunção.

A relevante participação do CCS retrata o seu compromisso e responsabilidade civil ambiental, tendo em vista que o objetivo destes exercícios é a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre atendimento a emergências com substâncias químicas, incluindo técnicas de avaliação, controle e monitoramento nessas situações.

Confira as imagens do Simulado: