Processo Inclusivo "Práxis - Núcleo de ensino, pesquisa e extensão em saberes e práticas na assistência social"

Escrito por Anderson | Criado: Quinta, 24 Fevereiro 2022 10:34 | Publicado: Quinta, 24 Fevereiro 2022 10:34 | Acessos: 745

É estudante da psicologia, entre o 5º e 10º semestre, e quer participar do Práxis - Núcleo de ensino, pesquisa e extensão em saberes e práticas na assistência social?

Preencha o formulário de inscrição até o dia 06 de março de 2022 e participe do nosso Processo Inclusivo.

Link: https://forms.gle/cQ8nfuhgWX9BQBum9

O Práxis – Núcleo de ensino, pesquisa e extensão em saberes e práticas na assistência social é um grupo coordenado pelas docentes Luane Neves e Inayara Oliveira, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e formado por pesquisadoras e estudantes vinculadas aos cursos de psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus X), que dedicam esforços de ensino, pesquisa e extensão voltados para política pública de assistência social, a partir de uma leitura materialista histórica dialética, considerando contribuições teórico-metodológicas da Psicologia Sócio Histórica e da Pedagogia de Paulo Freire. Nesse sentido, ancorado em uma perspectiva interdisciplinar, o grupo possui o potencial de produzir conhecimentos e intervenções relevantes no que tange a atuação profissional no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e mais especificamente no campo da Educação Permanente no SUAS.

Além de ações de ensino como a oferta de estágios básicos na assistência social e a oferta de um componente curricular optativo sobre Psicologia na Assistência Social, desenvolvemos atividades de extensão e pesquisa. Conheça nosso trabalho:

Projetos de Extensão:

• Quem forma quem? Estratégias de apoio e cuidado entre Universidade e profissionais da política pública de Assistência Social: realizado no ano de 2020, este projeto visou o suporte a esta política pública e suas(seus) trabalhadoras(es) no contexto pandêmico, incluindo apoio técnico e a constituição de espaços reflexivos para as(aos) profissionais que atuam no SUAS na Bahia. O eixo estruturante do projeto foi a constituição de um Grupo de Apoio para as(os) psicólogas(os) que atuavam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) em Santo Antônio de Jesus (BA) e a organização de um Ciclo Formativo Virtual ampliado para outras categorias profissionais com temas escolhidos pelas(os) técnicas(os) e gestão a partir das necessidades vivenciadas na pandemia.

• Grupo de reflexão online sobre o exercício profissional das/os psicólogas/os no SUAS: realizado no ano de 2021, este projeto consistiu na realização de um grupo de reflexão online que visava promover encontros de capacitação técnica para psicólogas(os) vinculados à rede de Assistência Social no Brasil, especialmente, no recôncavo e região do extremo sul da Bahia. Dentre os objetivos destacavam-se 1) abordar temas relevantes para o exercício profissional das(os) psicólogas(os) no âmbito da assistência social de modo a contribuir com o desenvolvimento profissional das(os) participantes e 2) ampliar os espaços de aproximação entre a universidade e as(os) profissionais ligadas/os aos serviços de Assistência Social.

• Formação profissional e Educação Permanente no SUAS: projeto em construção para o ano de 2022, que consistirá no desenvolvimento de um diagnóstico das necessidades formativas para rede socioassistencial do município de SAJ e a promoção de um ciclo de debates sobre a Política Nacional de Educação Permanente e sua implantação no estado da Bahia.

Projeto de Pesquisa:

• Formação de psicólogas para atuar na assistência social na Bahia: um estudo da graduação à Educação Permanente no SUAS: projeto em andamento, que visa investigar como vem ocorrendo a formação de psicólogas para atuar na assistência social na Bahia, considerando desde a graduação até o campo da Educação Permanente no SUAS. Adota-se como método de investigação a pesquisa documental que irá recorrer ao estudo de documentos oficiais e públicos advindos de diferentes fontes (revisão da produção acadêmica sobre a formação em psicologia para atuar no SUAS nos cursos de graduação e na Educação Permanente). A partir desta pesquisa, pretende-se destacar percursos formativos a nível de graduação e no âmbito do exercício profissional que favoreçam uma atuação de psicólogas na assistência social convergente com os princípios e diretrizes preconizados pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e pela Política Nacional de Educação Permanente (PNEP/SUAS). Atualmente este projeto conta com a participação de três estudantes vinculadas ao PIBIC: Evelin Sales, Jéssica Andrade e Thayná Stelma.