Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Lançamento do CACTO: Programa de cuidado unitário às mães de crianças com deficiência

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 30 Outubro 2023 09:30 | Publicado: Segunda, 30 Outubro 2023 09:30 | Acessos: 510

 

No último dia 28 de outubro de 2023 ocorreu o lançamento do CACTO: Programa de cuidado unitário às mães de crianças com deficiência. O CACTO tem por objetivo cuidar das mães, restaurar seu processo saúde-doença e promover qualidade de vida, mediante modalidades de cuidado que valorizam a vida, bondade amorosa, presença genuína e a existência humanitária.

O lançamento ocorreu durante a Festa das Crianças do instituto TEAbracoSAJ, na oportunidade a equipe do CACTO promoveu encontros de cuidado mediante uso da ventosaterapia, auriculoterapia, massagem capilar, liberação miofascial, reflexologia podal e escalda-pés. As mães emitiram relatos positivos sobre a importância de existir um programa que “olhe” para elas, pois se dedicam durante 24horas ao cuidado da criança e são poucas pessoas que se preocupam com elas. 

A implementação do CACTO ocorre em parceria com o instituto TEAbracoSAJ, organização não governamental sem fins lucrativos, que oferece terapias para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e outras deficiências, além de auxílio e apoio diversos aos familiares. 

O CACTO é um programa de extensão coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Falcão e colaboração de diversas professoras do Centro de Ciências da Saúde/UFRB, além da valiosa contribuição dos discentes San Medrado, Eduardo Fiuza, Jovana Gonçalves e Rebecca Azevedo. O processo de implementação do CACTO também está em avaliação da eficácia por meio dos projetos de pesquisa dos discentes Pedro Fernando, Elaine Cerqueira, Luiza Lima, Micaele Angelim e Maria Luisa Coutinho. Para conhecer o processo de desenvolvimento do CACTO basta acessar o artigo disponível no link: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2023-0007pt

O professor Paulo comenta que as mães possuem necessidades de saúde própria da condição de “ser mãe de uma criança" excluída socialmente, quando a estrutura social da corponormatividade julga-lhe por gerar uma criança que foge dos padrões neuropsicofisicos. Em consequência, elas convivem com níveis elevados de ansiedade, depressão, estresse, sobrecarga do cuidado e baixos níveis de autoestima, qualidade do sono, resiliência e qualidade de vida. 

Os encontros de cuidado do CACTO ocorrerão na sede do instituto TEAbracoSAJ, localizado na Rua Álvaro Costa, nº31, bairro Jardim Brasil, Santo Antônio de Jesus. As mães também podem entrar em contato com a equipe do CACTO através do Instagram @cacto.ufrb ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Veja fotos do evento:

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página