CCS/UFRB Recebe Estudante de Intercâmbio

Escrito por Ivanei | Criado: Quinta, 08 Agosto 2024 15:42 | Publicado: Quinta, 08 Agosto 2024 15:42 | Acessos: 63

Entre os dias 30 de julho e 01 de agosto de 2024, o Centro de Ciências da Saúde recebeu a estudante de doutorado Rosseirys De La Rosa, vinculada a Vanderbilt University e integrante do Minority Health and Health Disparities Research Training Program mantido pela University of Miami, em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

A Rosseirys é Antropóloga e desenvolve estudos sobre a saúde da população negra e latino-americana a partir da dosagem de biomarcadores. A realização do intercâmbio no Recôncavo favorece a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Saúde da População Negra e Indígena (PPGSPNI), qualifica a produção científica e consolida a parceria entre as respectivas Universidades envolvidas.

Durante a experiência Rosseirys participou do “I Encontro de Mulheres Negras da UFRB” promovido pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE); da Mesa Redonda “O papel das mulheres negras baianas na Saúde Coletiva” promovida pelo PPGSPNI; integrou atividades de ensino do Internato em Saúde Coletiva do curso de Medicina; desenvolveu atividades de pesquisa e extensão junto ao CACTO: Programa de Cuidado Unitário às Mães de Crianças com Transtorno do Espectro Autista e/ou Deficiência (@cacto.ufrb); e realizou visita técnica ao Laboratório de Diagnóstico Molecular da COVID-19 (LABCOV).

A experiência do intercâmbio foi organizada e supervisionada pelo Prof. Dr. Paulo Falcão e pela Profª. Drª. Rosa Cândida Cordeiro que agradecem os recursos viabilizados pela PROPAAE e instituto TEAbracoSAJ (@institutoteabracosaj).