VI Simulado de Emergência Química na Rodovia BR 101, nas proximidades da Barragem do Rio da Dona.

Escrito por Ivanei | Criado: Quinta, 08 Agosto 2024 15:49 | Publicado: Quinta, 08 Agosto 2024 15:49 | Acessos: 128

No dia 02/08/2024, ocorreu o VI Simulado da Emergência Química na BR 101, às margens da barragem do rio da Dona, em Santo Antônio de Jesus. O exercício simula as condições de um acidente real com carga de produto químico e tem como objetivo principal proteger o manancial responsável pelo abastecimento dos municípios de Santo Antônio de Jesus, Varzedo, Dom Macedo Costa e São Miguel das Matas, além de localidades rurais dos municípios de Laje e Conceição do Almeida.

Atendendo a uma ação civil do Ministério Público Federal, este evento, promovido bienalmente a partir de 2011, cumpre esta exigência, atribuída a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) e faz parte do escopo do Plano de Atendimento a Emergência, envolvendo representantes de diversos órgãos das esferas Municipal, Estadual e Federal. O local escolhido este ano foi Km 274 da Rodovia BR 101,  determinando ações preventivas e corretivas em caso de derramamento acidental de cargas perigosas nas águas da barragem do rio da Dona. A ação promove a integração de todas as instituições envolvidas na solução de problemas deste tipo. Neste exercício, através da simulação do vazamento de óleo diesel, transportado por um caminhão tanque, foram apresentadas formas de mitigar os impactos advindos desta possível contaminação do manancial.

O Centro de Ciências da Saúde - CCS, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia–UFRB, representado pelo Servidor Técnico-Administrativo, Roberval de Jesus Assunção, Químico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, atuou nas atividades de planejamento, coordenação e realização de todos os seis exercícios (2011, 2013, 2015,  2018 , 2022 e 2024) já realizados. Cabe ressaltar, que tivemos também a participação do Senhor Matheus Dias da Silva, Técnico em Química deste Centro de Ensino, juntamente com os Srs. Alcyr César Fernandes Júnior (Engenheiro de Segurança do Trabalho) e Elias Libório Pardo Casas Neto Junior (Técnico em Segurança do Trabalho), ambos lotados no NUGASST - Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho, desta Universidade.

A relevante participação do CCS retrata o seu compromisso e responsabilidade civil ambiental, tendo em vista que o objetivo destes exercícios é a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre atendimento a emergências com substâncias químicas, incluindo técnicas de avaliação, controle e monitoramento nessas situações.