Professor da UFRB é Contemplado com Financiamento Federal para Pesquisa Multicêntrica sobre Saúde Cardiovascular
Com financiamento do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, do Ministério da Saúde (Decit/SECTICS/MS), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou o Resultado Final da Chamada Nº 32/2024, com finalidade de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, nas áreas de desenvolvimento de estudos pré-clínicos e clínicos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os proponentes aprovados está o Prof. Dr. Nuno Damácio de Carvalho Félix, com a proposta de pesquisa intitulada “Programa de cuidados primários de pessoas com risco cardiovascular (TEORISC study): ensaio clínico multicêntrico no Brasil” em parceria com mais de 10 Instituições de Ensino Superior do Brasil (UFRB, UFBA, UFPI, UFMA, UNIVASF, UFPE, URCA, UVA, UNITINS, UEA, UFAM, UFMT, UNIMONTES, UDESC, PUC-PR) envolvendo mais de 1 milhão de reais em investimentos na pesquisa.
O Dr. Nuno Félix é docente do curso de Enfermagem e dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da População Negra e Indígena (UFRB) e Saúde da Família (FIOCRUZ), líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Cuidado Cardiovascular (GPCARDIO/CNPq) e autor da Teoria do Cuidado no Contexto de Risco Cardiovascular (TEORISC), a qual fundamentará a pesquisa a ser desenvolvida em centros de pesquisa nas cinco regiões do Brasil.