Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projeto do CCS sobre fatores de riscos nutricionais e genéticos durante a gestação é contemplado em edital CNPq

Escrito por Ivanei | Criado: Terça, 18 Dezembro 2012 14:30 | Publicado: Terça, 18 Dezembro 2012 14:30 | Acessos: 1379
Descrever e investigar as associações entre os fatores maternos de risco nutricionais e genéticos, além dos desfechos gestacionais de usuárias de serviços de pré-natal de atenção primária e na maternidade é o objetivo do projeto desenvolvido no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordenado pelo professor de epidemiologia do CCS, Djanilson Barbosa dos Santos, foi contemplado pelo Edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), através da Chamada Universal – MCTI/CNPq Nº 14/2012.
A pesquisa intituladaFatores de riscos nutricionais e genéticos durante a gestação associados a baixo peso ao nascer/prematuridade”tem como público-alvo as gestantes residentes em Santo Antônio de Jesus e será desenvolvida no período de dezembro de 2012 a novembro de 2015. O projeto conta com a participação de professores do CCS, como a docente Gisele Queiroz Carvalho que desenvolverá a sua pesquisa de doutorado a partir deste projeto. A proposta tem na equipe técnica pesquisadores de outras instituições como do Programa de Pós-graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), os mestrandos Marcos Pereira Santos e Jerusa da Mota Santana, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em um total de onze pessoas envolvidas.
“Fatores ambientais e genéticos, nos períodos pré-gestacionais e durante a gestação, podem ser determinantes na saúde da criança e da mãe. As alterações na nutrição materna podem influenciar o resultado obstétrico, no que diz respeito à duração da gestação e ao crescimento fetal”, destaca o texto aprovado pelo CNPq.
De acordo com aChamada Universal MCTI/CNPq, o objetivo foi “selecionarpropostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, em qualquer área do conhecimento”. O projeto do CCS foi qualificado na faixa C, de maior financiamento, e receberá recursos de cerca de R$112 mil reais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página