Carta do Profº. George Mariane do VI Semulpato à comunidade acadêmica do CCS

Escrito por Leomar | Criado: Sexta, 31 Maio 2013 10:09 | Publicado: Sexta, 31 Maio 2013 10:09 | Acessos: 1884

A comunidade acadêmica do Centro de Ciências da Saúde

Prezada Comunidade do CCS. O VI SEMULPATO “Seminário Multiprofissional de Patologia” É um evento de extensão permanente no Centro de Ciências da Saúde/UFRB.  Esse evento envolve discentes dos cursos de graduação em Enfermagem e Nutrição, onde os mesmos discutiram multiprofissionalmente, nesse semestre, subtemas relacionados ao tema central- “Oncologia clinica em uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar”. Os discentes se envolvem nessa atividade e para sua realização movimentam a cidade para captar apoio, como para convidar a comunidade da saúde para prestigiar esse evento. Nesse semestre tivemos a oportunidade de fazer mais um seminário itinerante, fazendo dessa oportunidade uma ação CCS (Científica, Cultural e Solidária). Contamos com a parceria do Hospital São Rafael que possui reconhecido noral técnico, cientifico e humanístico e tivemos uma atualização na abordagem das condutas que sua equipe multiprofissional de oncologia vem adotando nesse serviço. Adicionalmente tivemos uma ação lúdico-cultural, promovendo uma intervenção ludoterapica para as crianças e familiares assistidos pelo GACC (GRUPO DE APOIO A CRIANÇA COM CÂNCER). Com o recurso de pôsteres, os discentes abordaram seus subtemas e foi avaliados por uma equipe de profissionais de ensino da UFRB. O SEMULPATO além de ser um seminário de Patologia, traduz uma oportunidade para os alunos trabalharem em grupo com colegas de outros cursos, caracterizando-se como multiprofissional. Os mesmos abordam além das questões patológicas, questões históricas, epidemiológicas, terapêuticas, sociais, culturais, psicológicas, profissionais da Enfermagem e Nutrição, caracterizando um grande ganho para maturidade pessoal e profissional dos discentes que se transformarão em atores sociais diferenciados na área da saúde.

O VI SEMULPATO (Seminário Multiprofissional de Patologia) ocorrido no dia 24 de maio no Hospital São Rafael, vai ficar para história, pois tocou o público de uma maneira que não cabe nas palavras. Palestras impecáveis com o pessoal da oncologia do HSR e parceria com a clinica AMO de SAJ, através de Dr. Vitor Hugo. Espaço de saúde complementar com o pessoal do CEPA (Centro Espiritualista Porto das Amizades) fizeram 46 atendimentos de Reiki, massoterapia, aromoterapia e cromoterapia com quatro terapeutas por turno do evento dividido em duas macas de entendimento. Presença de stands promocionais com óculos, empresa Danone com linha de suplementos oral e enteral para pacientes oncológicos, com suporte de duas consultoras nutricionistas. Apresentação de pôsteres no Hall do auditório, onde os alunos expuseram seus subtemas ligados ao tema central e foram avaliados pela equipe da comissão cientifica do evento. Buffet impecável produzido por Andreas Buffet. Decoração primorosa com Gildete da Floricultura São Rafael. Os Professores, alunos dos cursos de Psicologia, Bacharelado interdisciplinar em saúde, Nutrição e Enfermagem, profissionais e pacientes, aproveitaram o máximo da estrutura do evento se atualizando sobre o tema central. Os alunos da Patologia acompanhada de Cynthia Coelho (terapeuta ocupacional do GACC) e Deise Fernandes (Ass. Social do HSR) fizeram atividade de Ludoterapia no GACC momento de reflexão, emoção e aprendizagem único. Fizemos doação de ½ tonelada e alimentos não perecíveis ao GACC, pois a casa vive de doações e passa por constante necessidade.  Tivemos apoio irrestrito de Adriano Bitencourt, Milena Lôbo da administração do CCS, da presidente do HSR Dona Laura Ziller, da chefia de Enfermagem Enfa. Lúcia Ferreira, da Coordenadora do serviço de Nutrição Rita Guiomar, da diretora médica Dra, Liliane Ronzoni, Nossos técnicos maravilhosos Linsmar Guedes, Nanci Silva e Valdemir da Paz, nossos motoristas da UFRB, bibliotecária Simone Velame, Pessoal da ASCOM do HSR, além de cada aluno do CCS, cada paciente, cada profissional da oncologia do HSR, diversos profissionais do HSR e dos professores: Darcy Almeida, Tânia Santana, Sibele Tozzeto, Hermes, Ana Paula, Lilian Conceição, Maria Rivemalis, Patrícia Marques, Patrícia Veiga, Djanilson Barbosa, Carine Oliveira, e Jacqueline Dias. Sem essa equipe esse evento não tinha atingido seu objetivo maior.  CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DE ATORES SOCIAIS CONSCIENTES DO SEU PAPEL COMO PROFISSIONAL DE SAÚDE.

Saudações e até as próximas oportunidades que a vida vai nos proporcionar.

George Mariane Soares Santana
Dr. em Patologia UFBA/FIOCRUZ