CCS e IFBA promovem mais uma ativitade da Campanha de Mobilização Nacional da Educação Zika Zero

Escrito por Anderson | Criado: Sexta, 04 Março 2016 13:28 | Publicado: Sexta, 04 Março 2016 13:28 | Acessos: 1367

Nesta sexta-feira, 04/03, o grupo de trabalho formado por servidores e estudantes do Centro de Ciências da Saúde - CCS/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA/Santo Antônio de Jesus promoveu mais uma ação da campanha de Mobilização Nacional da Educação Zika Zero promovida pelo Ministério da Educação. Desta vez, a atividade aconteceu na Escola Municipal Antônio Fraga também em Santo Antônio de Jesus, interior da Bahia.

A representante do IFBA, Aline Santana, iniciou a ação com uma apresentação informativa voltada para as crianças com faixa etária de 4 à 14 anos, público alvo desta atividade segundo Maria da Conceição, diretora da escola.

Em seguida, estudantes do CCS apresentaram um animado teatro educativo de fantoches a partir de uma história adaptada de João e Maria, intercalando com participações dos alunos cantando paródias ligadas ao combate ao mosquito e também com identificação de possíveis pontos de foco de reprodução do mesmo.

Para fechar as atividades com chave de ouro, os alunos tiveram a oportunidade de observar ao microscópio a larva do mosquito Aedes aegypti, bem como ele em sua forma adulta. Após esse momento, todos os estudantes tiveram um adesivo colado no peito que conferia a eles o título de combatente mirim do mosquito.

A coordenadora Eloisa Guimarães agradeceu pela visita do grupo de trabalho à escola e ressaltou a importância de ações desse tipo, onde as crianças conseguem captar a ideia da campanha de maneira lúdica, divertida, inclusive, levando esse conhecimento para casa, para os pais. A coordenadora informou que o tema da próxima unidade da escola será o combate ao mosquito Aedes aegypti e solicitou ao grupo que enviasse a paródia apresentada para que ela possa usar com os alunos. Por fim, também destacou a importância do adesivo distribuído para as crianças como um fator motivador, de orgulho carregado no peito enquanto participantes do movimento de combate.

A diretora da escola, Maria da Conceição, também agradeceu a ação e destacou a sua importância na conscientização desde cedo dos alunos e deixou a escola à disposição para futuras ações do grupo de trabalho.