Caminhada contra o Mosquito Aedes aegypti

Escrito por Anderson | Criado: Segunda, 07 Março 2016 09:17 | Publicado: Segunda, 07 Março 2016 09:17 | Acessos: 1830

O Brasil está diante de uma grave emergência de saúde pública, um enorme desafio provocado pelo aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti e de suas consequências: veiculação dos vírus dengue, chikungunya e zika.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem uma previsão inicial de 4,0 milhões de pessoas, sendo 1,5 milhão delas no Brasil, que poderão ser afetadas pelos riscos dessa epidemia.

O mosquito já está presente em mais de cem países de clima tropical e já há confirmação de vírus Zika em 23 deles. O único instrumento eficiente, neste momento, para impedir a proliferação do mosquito é a prevenção. O método mais eficaz é impedir a reprodução do Aedes aegypti, atuando sobre o foco-criadouro do mosquito, que é essencialmente a água parada. Se cada um der a sua contribuição efetiva, com todo o empenho, no combate ao mosquito, por meio de uma atuação cidadã e engajada, nós, seguramente, seremos a principal força que o Brasil possui para proteger nossos cidadãos.

Como uma das estratégias de enfrentamento dentro das atividades de mobilização para combate ao Aedes aegypti, estaremos realizando uma caminhada em parceria do Centro de Ciências da Saúde / Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB) com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e com a Diretoria de Vigilância à Saúde do município de Santo Antônio de Jesus, na data de  09 de março de 2016. Com saída prevista para às 08:45 horas do IFBA em direção à Rua Viriato Lobo com retorno pelo supermercado Lemos, em direção ao Cajueiro com parada final no CCS/UFRB. E informo que algumas escolas estão sendo convidadas a participarem desta caminhada.

Contamos com a colaboração da comunidade CCS neste dia, para panfletagem e orientações verbais à população local quanto ao controle e combate ao Aedes, para que tenhamos efetividade na ação educativa de combate ao mosquito e suas conseqüências.

Se possível, com camisa branca. Leve sua água!