10ª JORNADA UNIVERSITÁRIA
EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA POPULAR – JURA 2023
Reforma Agrária Popular:
Em Defesa da Natureza e de Alimentos Saudáveis!
Neste Ano de 2023 a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular completa dez anos. Uma década de experiência coletiva, aglutinando saberes e se espraiando ao redor de mais de setenta Instituições de Ensino Superior; Grupos, Núcleos e Laboratórios de Estudo e Pesquisa; Programas de Pós-Graduação; Coletivos de Trabalho; Estudantes, Movimentos e Organizações Populares do Campo e da Cidade, articulados em torno da compreensão da Questão Agrária e da construção da Reforma Agrária Popular. Os fios da História e da Memória Social viva tecem os conteúdos de Mística da Jornada.
A Jornada se constitui como espaço de aglutinação, resistência e de contribuição à batalha das ideias própria de nosso tempo. Os esforços coletivos de uma década carecem de uma sistematização coletiva, na forma de um Balanço da Jornada, como uma cartografia dos territórios participantes, dos diálogos entre os coletivos envolvidos, das instituições, grupos e coletivos, as temáticas em destaque, as ações realizadas; projetos, pesquisas e cursos envolvidos ou realizados; liames da cultura, da pedagogia e das artes da resistência, publicações, alcance público das ações, dentre outros aspectos que impulsionaram nosso que fazer nesses anos.
Esta é uma de nossas tarefas em 2023: recolher da caminhada e dos passos dados, material para uma sistematização coletiva da função pedagógica da Jornada e que nos fortaleça na projeção de ações que estejam em sintonia com os desafios da realidade brasileira atual.
Na Bahia, as instituições e movimentos decidiram se unir e aglutinar uma abertura unificada, no dia 19 de abril, às 14 horas.
Em memória dos mártires da terra, gritamos: presente, presente, presente!