cfpsaudev3

Notícias

Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia iniciou, nesta terça-feira (24), uma campanha de coleta de óleo vegetal. Segundo um dos idealizadores, o servidor Evandro de Queiroz Barbosa e Silva, a ideia é concientiza a comunidade sobre a importancia do descarte adequado deste resíduo, que é comumente descartado em pia de cozinha ou no lixo comum. Segundo Evandro,  o descarte inadequado pode levar a contaminação das águas, o solo e até a atmosfera, além de trazer uma serie de prejuizos economicos e ambientais.

Quando o oléo é descartado na pia de cozinha, durante a lavagem da louça, o resíduo passa por toda tubulação de esgoto deixando fragmento de gordura que vão se acumulando ao longo do tempo e causando o entupimento do sistema. Além de causar entupimentos, o odor gerado pelo acumulo de gordura, pode atrair ratos, baratas e outros tipos de pragas que podem transmitir doenças aos seres humanos, como leptospirose, diarreia, febre, dores abdominais, náuseas e tc...

Na natureza, o óleo por ser mais denso que a água, acumula-se na superficie de lagos e rios, dificultando a passagem de luz e oxigênio, essenciais para o ecossistema. Estimasse quecada litro de óleo pode contaminar até vinte e cinco mil litros de água. Desta forma, a campanha de coleta de óleo vegetal iniciada pelo Centro de Formação de Professores da UFRB tem como objetivo principal promover a concientização sobre a necessidade de descarte adequado deste resíduo, tendo em vista os malefícios financeiros e ambientais causados pelo descarte inadequado. Como objetivos secundários, esperasse reciclar o resíduo para produção de material de limpeza (sabão e detergente) para ser utilizado no Campus Amargosa.

Convidamos a comunidade para participar desta campanha. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 08h às 22h, no recipiente de coleta disponível na portaria do pavilhãod e Aulas do CFP. O sabão produzido pela reciclagem deste material será utilizado no centro de ensino e doado à comunidade.

 

 

 

 

Confira o vídeo de lançamento da campanha:

footer cfp meio ambiente