cfpsaudev3

Notícias

Na última quinta-feira, 04/04/13, alunos e professores do curso de Licenciatura em Química do CFP/UFRB realizaram uma visita técnica orientada à Mineradora Vanádio de Maracás S/A. A visita foi parte integrante do planejamento do componente "Química e Meio Ambiente", ministrada pelo Prof. Gil Luciano Guedes dos Santos. Além do professor do componente, participaram da viagem o professor Yuji Watanabe e a professora Creuza Silva, dezoito alunos e a professora Fátima Vieira da Secretaria da Educação de Maracás. Na mineradora, o grupo foi recebido por engenheiros químicos e ambientais e o pessoal da administração. Uma palestra foi ministrada sobre a implantação da empresa e o processo de extração e beneficiamento do metal vanádio, utilizado principalmente em ligas de aço para melhorar a resistência mecânica.

Visitaram a mina de vanádio e o local onde está sendo construída a empresa, o mirante da empresa, a nascente do Rio Jiquiriçá e o Projeto Flores de Maracás no Horto Florestal localizados na sede do município.

Desde 2010, iniciativas de visitas orientadas como parte do planejamento de componentes do curso de Licenciatura em Química têm sido realizadas aqui em Amargosa ou na região do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo, tais como visitas a Braskem no Polo Petroquímico de Camaçari, visita aos laboratórios da UESB/Jequié, ao Café Paraíso e ao aterro sanitário em Amargosa. As visitas fazem parte ações extensionistas que revelam aos nossos alunos a relação do que é visto no âmbito acadêmico e a prática cotidiana. Além disso, ações como essas acabam divulgando a UFRB na nossa região.

Os professores e alunos que participaram dessa visita agradecem o apoio recebido da administração da nossa Instituição durante o processo de agendamento das viagens.

Confira as fotos da visita:

footer cfp meio ambiente