UFRB e instituições parceiras aprovam projeto em Edital do CNPq
No dia 20 de outubro de 2020, aconteceu a primeira etapa do Projeto “Atividade estadual interdisciplinar de popularização da Ciência: Inteligência Artificial e Tecnologia Assistiva”, aprovado através do “Edital CNPq/MCTIC Nº 03/2020 SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. Coordenado pela Professora Doutora Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão, o projeto será executado em 21 municípios, através das Secretarias Municipais de Educação, nas regiões de Feira de Santana e do Portal do Sertão; Salvador e Região Metropolitana; Barreiras e região do Oeste da Bahia; Santo Amaro e região do Recôncavo da Bahia e Itabuna e região Sul da Bahia.
Proposto por docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Instituto Federal da Bahia – campus Barreiras, Instituto Federal da Bahia – campus Santo Amaro e Universidade Estadual de Santa Cruz, o projeto tem como meta a popularização do conhecimento científico sobre Inteligência Artificial (IA), com o recorte do uso dessas informações no campo da Tecnologia Assistiva (TA). As atividades foram criadas de forma coletiva, potencializando e ampliando discussões, formação, desenvolvimento de conceitos estabelecendo uma maior articulação entre Instituições de Ensino Superior e a Educação Básica.
O projeto envolve três modalidades de ação, a primeira iniciou com a atividade “Seminários e ciclo de palestras” realizada no formato virtual, entre os dias 20 e 21 de outubro de 2020. A segunda etapa ocorrerá nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. Intitulada “Conjunto de Oficinas”, será realizada de modo híbrido, virtualmente e presencialmente, a culminância das oficinas será com uma maratona de Tecnologia Assistiva na qual serão construídos produtos de baixo custo que envolvam Tecnologia Asssitiva e Inteligência Artificial. Os produtos serão disponibilizados para alunos com deficiência da Rede Pública e expostos durante a terceira etapa do evento, que ocorrerá na modalidade “Exposição CTI”.
A terceira etapa ocorrerá em março de 2021, de forma presencial incorporando o evento Ciência Móvel, que de forma Itinerante levará as unidades escolares da educação básica das cidades parcerias uma Exposição CTI, na qual serão apresentados os recursos produzidos durante as oficinas e outros produtos de Tecnologia Assistiva.