O Curso
O curso de Graduação em ENGENHARIA DE ENERGIAS da UFRB
O curso de Engenharia de Energias é um programa recente na realidade universitária brasileira, sendo o primeiro curso instalado em 2003, na UERGS.
O curso de Engenharia de Energias da UFRB é o PRIMEIRO DA BAHIA.
Essa modalidade de Engenharia adquiriu importância com o interesse nas ENERGIAS RENOVÁVEIS, com o aumento da preocupação com a dimensão ambiental e a necessidade da diversificação das fontes de fornecimento.
ABORDAGEM DO CURSO: O foco do curso é o da ENERGIA no seu sentido mais amplo, desde o petróleo até a solar e a eólica, não ficando limitado a alguma modalidade em especial.
Além das FONTES CONVENCIONAIS DE ENERGIA, são abordadas sobretudo as novas FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA (hidroelétrica, termoelétrica, solar FV, solar FT, eólica, biomassa, oceânica, geotérmica...), que tem apresentado as maiores taxas de crescimento global e nacionalmente.
A ESTRUTURA CURRICULAR do curso incorpora, além de elementos dos cursos de engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia química e engenharia de petróleo, componentes que eram superficialmente mencionados numa única disciplina comumente chamada de FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA. E, adicionalmente, passa a enfatizar QUESTÕES AMBIENTAIS, SOCIAIS, ECONÔMICAS, FINANCEIRAS, DE GESTÃO E DE REGULAÇÃO.
PERFIL DOS EGRESSOS: Os egressos deste curso serão capazes de compreender os fundamentos de ENGENHARIA DE ENERGIAS e aplicar o conhecimento adquirido para resolver problemas na produção, processamento, transporte, armazenamento, distribuição e utilização de energia usando técnicas variadas como a síntese, a análise, a participação na montagem de um projeto, e estudos de caso. Os egressos terão uma clara percepção das dimensões oferta e demanda de energia, e por consequência das demandas da sociedade.
A questão energética tornou-se mais e mais interdisciplinar, exigindo do profissional da área, não apenas o conhecimento da tecnologia e gestão da energia, garantindo a segurança
energética, mas também sensibilidade econômica e social, que passa a exigir do profissional um conhecimento de finanças e gestão, buscando assegurar a capacidade de pagamento da sociedade e, finalmente, a minimização do impacto ambiental, através da análise integrada dos recursos, entendimento das cadeias de produção e dos impactos a nível local, regional e global.
O ENGENHEIRO DE ENERGIAS viverá sempre os dilemas de maximizar a segurança do fornecimento, minimizando o custo e os impactos da energia disponibilizada.
Ademais, é esperado do ENGENHEIRO DE ENERGIAS inovar e empreender.
A energia elétrica é hoje comprada pelas distribuidoras em leilões competitivos, onde disputam todas as fontes, com eventuais leilões específicos para fontes ou grupos de fontes. No outro extremo da cadeia, a geração distribuída permite que qualquer consumidor possa gerar até a totalidade de sua demanda energética. Mesmo no setor de combustíveis os leilões de biodiesel são regulares e a fonte primária de produção não é pré-estabelecida.
ÁREAS DE ATUAÇÃO: o profissional formado terá cursado um currículo flexível e diversificado que o capacita a atuar em instituições públicas e privadas, terceiro setor, centros de pesquisa, empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, empresas de engenharia e em outras empresas que atuem nos diversos setores econômicos onde exista a necessidade de energia. As capacidades técnicas desenvolvidas permitem elaborar, executar e coordenar projetos de geração de energia, visando o desenvolvimento sustentável e a redução dos impactos ambientais e sociais. Os egressos estarão aptos para aplicar métodos de engenharia para dimensionamento e projeto de equipamentos de conversão de energia, além de elaborar diagnósticos energéticos aplicados em instalações ou regiões.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 4.611 horas-aula
DURAÇÃO: mínimo 9 e máximo 10 semestres
LOCAL DE FUNCIONAMENTO: Campus da UFRB em FEIRA DE SANTANA / BA
TURNO: integral
REGIME LETIVO: Semestral
ATO AUTORIZATIVO: Portaria nº 226 de 29 de Março de 2018 do Ministério da Educação
e-mail do Curso: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
COORDENAÇÃO DO CURSO:
Atual Coordenador: Prof. Dra. Gabriele Costa Gonçalves Dantas
Atual Vice-Coordenador: Prof. Dr. Wanberton Gabriel de Souza
FORMA DE INGRESSO:
De acordo com o seu PPC o ingresso no curso de Graduação em ENGENHARIA DE ENERGIAS da UFRB obedecerá aos seguintes critérios listados em ordem de prioridade:
1 Ingresso via Sistema de Seleção Unificada – SISU;
2 Egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BES) da UFRB;
2.1 No caso de um número maior de egressos do BES que o número de vagas, os candidatos serão selecionados pela sua média global no curso, através do critério da maior média;
3 Egressos de bacharelados interdisciplinares da UFRB e de universidades consorciadas/conveniadas na área de ciências exatas e tecnológicas;
4 Portadores de diploma, transferências internas e transferências externas, desde que haja vagas ociosas.