Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
LIVE

Os desafios da Filosofia no Ensino Fundamental no contexto da matriz curricular da escola Eustáquio Alves Santana - BA

Neste encontro será apresentado um relato da trajetória do ensino de Filosofia nos anos finais do Ensino Fundamental na rede municipal de Camaçari-Ba. Será apresentada como uma experiência pioneira e bem sucedida, que já dura 21 anos, reflete sobre o processo de implantação da Filosofia como disciplina da parte diversificada do currículo de Camaçari para turmas do 6⁰ ao 9⁰ ano. Apresenta, também, outras possibilidades de inserção em conformidade com a legislação vigente. E reflete sobre os desafios que envolvem implantação, a estruturação e a luta pela permanência da Filosofia no currículo, apontando possíveis estratégias de fomento e resistência, como a construção de documentos norteadores tais como Referencias e Matrizes Curriculares, a articulação das diversas entidades educacionais e da comunidade acadêmica ligada à Filosofia no acompanhamento e defesa dos movimentos de implantação, a necessidade de levar a luta ao âmbito político e a visibilidade de exemplos bem sucedidos como o de Camaçari, que podem servir de modelo para outras redes de ensino.

registrado em:
Fim do conteúdo da página