Matriz curricular
O Projeto Pedagógico do curso toma como pressuposto os princípios filosóficos e teórico-metodológicos que norteiam as práticas acadêmicas preconizados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRB. Para tanto, o planejamento do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais se dá a partir da premissa fundamental da articulação entre ensino, pesquisa, extensão e prática docente para a formação de professores-pesquisadores. Discutir educação e o papel do professor no contexto brasileiro de ensino, criar projetos de intervenção para espaços formais e não-formais de ensino-aprendizagem, contribuir para o aprofundamento da relação entre a comunidade escolar e seu entorno, mas igualmente ler as diferentes questões que envolvem nossas formas de sociabilidade, de socialização e relação com o meio ambiente, a partir da observação, da pesquisa e da intervenção, são fundamentais ao futuro docente e aos seus respectivos estudantes.
A mencionada inter-relação entre formação docente e atividade de pesquisa se evidencia na estruturação do curso em termos de disciplinas de caráter teórico-prático e de disciplinas de conhecimento e experimentação de instrumental de pesquisa, com desenvolvimento de pesquisa em trabalho de conclusão de curso. Mas, além disso, as atividades de pesquisa e de extensão compõem os laboratórios de ensino. Tais laboratórios de pesquisa, extensão e ensino se conformam, pois, como articuladores entre pesquisa, extensão e prática pedagógica, bem como se apresentam como eixos de interdisciplinaridade entre os olhares e temas da antropologia, ciência política e sociologia. Além de articular temas variados dos três eixos de formação básica nas ciências sociais, os laboratórios de pesquisa, extensão e ensino, e as disciplinas dedicadas ao debate acerca do ensino de sociologia no ensino médio e sociologia da educação, visam a articulação constante entre teoria, prática de pesquisa, atividades de extensão e prática de ensino como elemento fundamental da formação do licenciado em ciências sociais.
Com vistas a proporcionar formação humanística mais ampla, maior autonomia e participação do estudante na construção de sua trajetória de curso, propõe-se estrategicamente uma organização curricular flexível, com a redução dos vínculos de pré-requisitos entre os componentes curriculares, e o estímulo ao cumprimento da carga horária em componentes de outros cursos. Os discentes do curso poderão contar com as variadas modalidades de incentivos vinculadas às políticas afirmativas e estudantis que caracterizam a UFRB, propiciando condições de permanência no ensino superior.
Para maiores informações acesse o Projeto Político Pedagógico do Curso.
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