Como o CEFIR pode ser utilizado para análise de áreas ambientalmente protegidas? Confira no novo artigo da mestranda Daniela Marins e de sua professora Lidiane Kruschewsky
Novo artigo da mestranda Daniela Marins e de sua professora Lidiane Kruschewsky Lordelo, ANÁLISE DAS ÁREAS AMBIENTALMENTE PROTEGIDAS NA BACIA DO RIO CAPIVARI EM CRUZ DAS ALMAS – BA, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS DADOS DO CEFIR, - é publicado na Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais (GESTA), no v. 11, n. 2, encerrando 2023! O artigo está disponível para download e apresenta, como posto em seu título, a utilização dos dados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) para analisar o atual cenário dos imóveis rurais localizados na bacia do Rio Capivari, com ênfase nas áreas ambientalmente protegidas.
Segundo as autoras, o CEFIR se propôe "a compilar informações sobre propriedades rurais, como Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente, para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico, visando combater o desmatamento. [..] Essas informações são armazenadas em um banco de dados acessível ao público e podem subsidiar ações de monitoramento em áreas protegidas. A área da Bacia do Rio Capivari, localizada no município de Cruz das Almas (BA), foi selecionada como área de estudo devido à sua relevância para a segurança hídrica da região, além da preocupação com o atual cenário de uso e ocupação do solo da mesma."
Para saber os resultados desse estudo e ter acesso ao artigo na íntegra, clique aqui.
Redes Sociais