Quando uma defesa de TCC se torna uma celebração: o caso Patrícia Matos Machado no PPG_GPP

Publicado: Quarta, 15 Mai 2024 23:26

Em 15 de maio de 2024, no Auditório Joelito de Oliveira Rezende – CCAAB, às 10h, foi realizada a defesa do trabalho de conclusão de curso da mestranda Patrícia Matos Machado, etapa final da sua formação no Mestrado em Gestão de Políticas Públicas (PPG_GPP).

WhatsApp Image 2024 05 16 at 04.13.43 WhatsApp Image 2024 05 16 at 04.13.13

Na banca estavam sua orientadora, Profa. Rosineide Mubarack, e as Profas. Susana Pimentel (UFRB) e Tania Benevides (UFBA). O trabalho defendido e aprovado foi o “Observatório Programa Universidade para Todos: a percepção dos beneficiários de uma política pública de acesso ao ensino superior no Estado da Bahia”. Durante a defesa e arguição, ficou claro que o mestrado foi apenas uma etapa de uma pesquisa que merece ser continuada e aprofundada em doutorado. Até aqui, nada de diferente de outras bancas já realizadas, visto que a defesa de Patrícia foi a 197ª no PPG_GPP.

Contudo, essa etapa, no caso de Patrícia, foi muito além do cumprimento de um requisito para a obtenção do grau de Mestre. O dia 15 de maio está marcado por ter sido uma celebração: de Patrícia, da sua família, da Turma 2022 do PPG_GPP, dos parceiros e colaboradores da política Universidade para Todos (UPT) e do próprio PPG_GPP.  Na plateia, estavam representantes dos múltiplos parceiros da UPT, boa parte dos colegas da Turma 2022, a família de Patrícia e, representando o PPG_GPP, a vice-coordenadora do seu colegiado, Profa. Lys Vinhaes. Para aqueles que não puderam estar presentes, toda a defesa foi transmitida pelo Google Meet.

WhatsApp Image 2024 05 16 at 04.14.39 WhatsApp Image 2024 05 15 at 17.10.52

Patricia,esposo e filhos na foto 01 e Profas Susana, Lys, Rose, Patrícia e Profa. Tania, na foto 2, ao lado do famoso banner!

Os convidados foram recebidos com uma linda mesa de mimos. Havia um banner, as cadeiras estavam marcadas com um folder sobre o TCC e uma caneta (além de BIS), e os membros da banca receberam moringas personalizadas com água gelada, uma agenda e uma cestinha. Tudo nas cores azul e laranja, representando a UPT e a gestão pública. Muitas foram as fotos e estas mostram o espírito desse encontro que respeitou o rito, proporcionou as críticas necessárias ao trabalho, mas também serviu como um abraço.

WhatsApp Image 2024 05 15 at 17.32.41 1 WhatsApp Image 2024 05 15 at 17.32.40 2  WhatsApp Image 2024 05 15 at 17.32.41

Após uma vibrante apresentação oral do TCC por Patrícia, foi enriquecedor observar a sintonia, a precisão crítica e a sensibilidade das professoras avaliadoras. Após as respostas da mestranda, a Profa. Rose fez um relato e um agradecimento. Patrícia é mãe e é gestora. Ela não teve afastamento do trabalho durante sua trajetória no mestrado, o que implicava longas jornadas de trabalho e inúmeras viagens no curso dos dois anos de formação. No depoimento da Profa. Rose, muitas vezes as reuniões de orientação ocorreram remotamente, com Patrícia em deslocamento ou já em algum hotel ou, em casa, com sua filha no colo. Assim, esse dia 15 de maio também fica marcado como um registro de que é possível a mães trabalhadoras terem sua pós-graduação realizada de maneira exitosa. Mais do que justo que tivessem sido os filhos de Patrícia que, após a leitura da ata com a aprovação do trabalho, entregaram flores aos membros da banca avaliadora.  A participação da família nessa trajetória é, para os mestrandos e as mestrandas, fundamental para o sucesso.

turma juntas

Na primeira foto, Luiz, Alex, Karla, Monique, Dilson, Aline, Milena e Patrícia. Na segunda foto, com eles estavam a Profa. Rose e a Profa. Lys. Ainda que não presentes, mas no coração de todos estavam Analouise, Daiane, Fabiane, Fabricio, Jamile, Jenilda, Juliene, Jusileide, Marcos e Suiane, completando a Turma 2022.

Antes de finalizar esse relato, é preciso registrar a leveza, o comprometimento e a criatividade dessa turma. Aqui vale usar a palavra turma: um grupo de pessoas solidárias, que se permitiu inventar, testar, errar, acertar e, no processo, aprender. Muito. Que prazer foi ser professora da turma. Várias defesas vêm ocorrendo nessa reta final da formação e algumas ainda vão acontecer em maio e em junho. Que nos encontremos muito depois disso e que sigamos juntos na Rede GPP. Para toda a turma, rumo ao doutorado!

Parabéns, Pat. Parabéns Turma 2022.

Lys Vinhaes

Professora – PPG_GPP