Produções acadêmicas do MP_GPP de 2020 a 2021
Nesta aba estão relacionadas as produções acadêmicas de discentes, egressos, técnicos e professores do MP_GPP de 2021 e 2020, exceto os trabalhos de conclusão de curso.
2021 - Capítulos de livro
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
FERREIRA, Cintia Souza Machado; SANTOS, Ana Maria C. ; OLIVEIRA, Carina S. C. . A Construção e Consolidação de Espaços para Gestão e Discussão das Ações Afirmativas na UEFS. In: Paulo Vinicius Baptista da Silva, Nathalia Savione Machado, Neli Gomes da Rocha ... [et al.]. (Org.). Negras escrevências, interseccionalidades e engenhosidades: educação e políticas afirmativas. 1ed.Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2021, v. 2, p. 777-788. |
Mestrandos Cintia Souza Machado Ferreira |
|
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Capítulo de livro |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
|
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
CERRUCI, I.; ANJOS, Eliene Gomes dos. O trabalho em empreendimentos solidários de mulheres. In: Tatiana Ribeiro Velloso; Eliene Gomes dos Anjos. (Org.). Mulheres rurais na Bahia: lutas e conquistas. 1ed.CRUZ DAS ALMAS: Editora UFRB - EDUFRB, 2022, v. 4, p. 6-262. |
Mestranda Ivanice Cerruci e Profa. Eliene G. dos Anjos |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a permanência na educação superior, trazendo o foco para a permanência simbólica como uma perspectiva que amplia a discussão do lugar comum das questões de ordem material e coloca para as instituições o desafio de construir políticas que favoreçam a construção da afiliação à vida universitária. Na discussão é feito um recorte para refletir sobre questões ligadas à permanência de um grupo específico: os estudantes com deficiência. A metodologia utilizada nesta produção foi a pesquisa bibliográfica que trabalha com fontes secundárias, isto é, com materiais já elaborados que embasam a reflexão sobre esta temática. Os resultados apontam que, para além do acesso, as políticas afirmativas, voltadas a assegurar a inclusão na educação superior, devem avançar para a proposição de práticas que envolvam mecanismos de participação, permanência e sucesso acadêmico do público que foi, historicamente, excluído do ensino superior. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Capítulo de e-book |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
BRITO, S. M. ; SANTOS, D. A. ; SODRE, M. L. S. ; VARGAS, D. L. ; VALVERDE, L. S. ; CERRUCI, I. ; REBOUÇAS, L. T. . Tecendo convergências com Agricultura Familiar. In: Flávia Conceição dos Santos; Micheli Dantas Soares; Sheila Monteiro Brito. (Org.). Segurança alimentar e nutricional: experiências formativas. 1ed.CRUZ DAS ALMAS: Editora UFRB - EDUFRB, 2022, v. 16, p. 1-144. |
Mestranda Ivanice Cerruci |
|
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Capítulo de e-book |
Linha 2: Gestão de Políticas Ambientais |
https://www1.ufrb.edu.br/editora/component/phocadownload/category/2-e-books?download=326:seguranca-alimentar-e-nutricional-experincias-formativas |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
MONTEIRO, D. A. A. ; DANTAS, L. M. V. . Vida Longa e Próspera ao Grupo de Pesquisa: uma análise sobre sua gestão e sustentabilidade. In: Guineverre Alvarez; Ives Romero Tavares do Nascimento. (Org.). Onde os Monstros não têm vez: desmistificando ciência e pesquisa por caminhos de possibilidades. 1aed.Juazeiro do Norte: PRPI/UFCA, 2021, v. 1, p. 95-103. |
Profa. Lys Vinhaes |
Neste capítulo, as autoras apresentam e refletem sobre a composição e a gestão de grupos de pesquisa. O texto é voltado para a iniciação científica. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Capítulo de e-book |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
2021 – Artigos em anais de eventos
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
CARVALHO, Fernanda Rodrigues De Brito. GESTÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM MEIO À PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOS ATOS LEGAIS SOB A ÉGIDE DO DIREITO À EDUCAÇÃO... In: Anais do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas. Anais...Brasília(DF) Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, 2021. |
Mestranda Fernanda Carvalho, sob orientação da Profa. Lys Vinhaes |
Em face das necessidades oriundas do isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e das consequências geradas à gestão educacional pelos cuidados imprescindíveis a não proliferação do vírus, é que se dá a importância de proporcionar uma análise acerca do papel da gestão educacional de municípios de pequeno porte quanto ao desenvolvimento de ações que contemplem as políticas de permanência das atividades escolares. Para tanto, identificar as consequências, exemplificar e discutir de que maneira a gestão municipal atua para garantir o direito à educação, é objetivo primordial daqueles que compreendem a educação como o alicerce das políticas públicas e dos direitos sociais no Brasil. Nessa toada é de suma importância perceber, sob a égide dos atos legais editados em meio à pandemia, a compreensão de que houve a necessidade da adequação destes atos, tendo como parâmetro não só o quanto disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, como essencialmente na Carta Magna Brasileira para a efetivação dos princípios da igualdade e qualidade da educação. Para a realização desta discussão se fez necessária uma pesquisa de natureza exploratória de caráter qualitativo, tomando o levantamento e a análise dos atos legais editados no ano de 2020. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo em anais de eventos |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
2021 – Resumos
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
LEAL, M. M.; SANTOS, E. A.; SILVA, W. T.; SANTANA, P. J. C.; SILVA, D. L.. Jogos didáticos online como estratégia para o ensino de Gestão Pública. 2021 In: Anais da VII Reunião de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (VII RECONCITEC), 2021, Cruz das Almas. Cruz das Almas: UFRB, 2021 |
Mestrandos Denise de Lima Silva, Elânio Araújo dos Santos, Manuela Macedo Leal, Paulo José Conceição Santana, Wagner Tavares da Silva com base em atividade desenvolvida na disciplina PGSS219 – Gestão Pública, conduzida pela Profa. Lys Vinhaes |
O campo de públicas é diverso, plural e multissetorial, envolvendo abordagens metodológicas em constante construção teórica. A ludicidade pode fomentar um maior engajamento para o aprendizado, além de proporcionar dinamismo na apreensão do conhecimento. O ensino superior de gestão pública é diversificado pelas variadas correntes teóricas, de maneira que a utilização de jogos didáticos como método motivacional facilita o processo de aprendizagem, pois convida o discente a entrar em contato direto com o seu objeto de estudo. O objetivo do desenvolvimento deste produto é convidar os discentes que cursam disciplinas de gestão pública a conhecerem conceitos, aprofundarem conhecimentos básicos na área e testarem o aprendizado através de jogos lúdicos. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Resumo |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
https://www.ufrb.edu.br/ppgci/anais-eventos-ppgci/category/102-2021-vii-reconcitec?download=1780:2021-anais-da-vi-reconcitec |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
O Protagonismo de Organizações da Sociedade Civil na efetivação da Educação Ambiental. In: Anais da VII Reunião de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (VII RECONCITEC). Cruz das Almas: UFRB, 2021. v. VII. |
Mestranda Jamile Souza |
Esse estudo teve como objetivo evidenciar o protagonismo das OSC sobre seu papel na contribuição da educação não formal das questões ambientais no município de Cruz das almas, como essencial na aplicabilidade da Educação ambiental. Como objetivos específicos teve apresentar a Educação Ambiental e sua abrangência na solução dos problemas sociais; revelar como as OSC’s efetivam a Educação Ambiental em seus espaços; e apresentar a percepção de seus gestores sobre a Educação ambiental e a mediação das OSC’s em sua aplicabilidade. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Resumo |
Linha 2: Gestão de Políticas Ambientais |
https://www.ufrb.edu.br/ppgci/anais-eventos-ppgci/category/102-2021-vii-reconcitec?download=1780:2021-anais-da-vi-reconcitec |
2021 – Palestras e vídeo-posteres
Título |
Autores |
Resumo |
Vídeo poster Curta metragem Desigualdade remotamente escancarada |
Mestrandos: Elânio Araújo dos Santos, Manuela Macedo Leal, Paulo José Conceição Santana, Wagner Tavares da Silva O vídeo poster relata a pesquisa feita sobre as dificuldades dos alunos da UFRB durante a pandemia e a educação e a produção do vídeo-documentário. As atividades foram desenvolvidas como atividade da disciplina SCCA 682 – Estado, Sociedade e Políticas Públicas, do Prof. Dr. Edgilson Tavares de Araújo |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
Evento |
Data |
Link |
RECONCITEC 2021 |
Transmitido em 1 de dez. de 2021 |
Título |
Autores |
Resumo |
Vídeo poster Jogos didáticos online como estratégia para o ensino de Gestão Pública |
Mestrandos: Denise de Lima Silva; Elânio Araújo dos Santos; Manuela Macedo Leal; Paulo Jesus Conceição Santana; Wagner Tavares da Silva Disciplina: Gestão Pública |
Este trabalho discute a utilização de games na formação no PPGGPPSS Linha 1: Gestão em Segurança Social |
Evento |
Data |
Link |
RECONCITEC 2021 |
Transmitido em 1 de dez. de 2021 |
Título |
Palestrantes e mediadores |
Linha de Pesquisa |
Mesa Redonda: Disputas e controvérsias no desenvolvimento de políticas públicas para a agricultura familiar |
Participantes: Profª. Drª. Joana Tereza Vaz de Moura (UFRN) / Profª. Drª. Eliene Gomes dos Anjos (CCAAB/UFRB) / Doutorando Sílvio Isoppo Porto (CFP/UFRB) Mediação: Profª. Drª. Daiane Loreto de Vargas (CCAAB/UFRB) |
Linha 2: Gestão de Políticas Ambientais |
Evento |
Data |
Link |
Feira Acadêmica de Economia Solidária |
Transmitido ao vivo em 2 de dez. de 2021 |
Título |
Autores |
Resumo |
Marcus Pimentel Oliveira; Susana Couto Pimentel. DIMENSÕES DA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO A PARTIR DA LEGISLAÇÃO. In: ANAIS DO VI CONGRESSO BAIANO DE Educação INCLUSIVA E IV Simpósio BRASILEIRO DE Educação ESPECIAL, 2021, Online. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2021. |
Mestrando Marcus Pimentel e sua orientadora Suzana Pimentel |
Este trabalho tem como objetivo analisar leis e políticas, implementadas nos últimos dez anos, que buscam garantir a permanência de estudantes com deficiência no ensino superior. O conceito de permanência assumido envolve as dimensões: material e simbólica. Para esse intento, a metodologia utilizada foi a análise documental de normativos aprovados no âmbito federal. Os resultados evidenciam que, embora haja avanços na permanência material, ainda há necessidade de implantação de políticas de permanência simbólica nas instituições de ensino superior. Linha 1: Gestão em Segurança Social |
Evento |
Data |
Link |
VI Congresso Baiano de Educação inclusiva |
Outubro de 2021 |
Título |
Palestrantes e mediadores |
Linha de Pesquisa |
Palestra Contexto atual das Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação |
Prof. Doutor José Pereira Mascarenhas Bisneto (UFRB). Mediação: Paulo Juiz |
Linha 3: Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação |
Evento |
Data |
Link |
1º Seminário do Profnit/UFRB |
Transmitido ao vivo em 13 de jul. de 2021 |
2020 – Livros
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
LORDELO, Lidiane Mendes Kruschewsky; SILVA, Neilton da; GARCIA, Jesus Carlos Delgado Garcia. (Org.). Políticas públicas e veredas da cidadania. 1ed.Cruz das Almas/BA: EDUFRB, 2020. |
O livro é uma produção coletiva de docentes, estudantes e egressos do PPGGPPSS, com objetivo de compartilhar os resultados de seus estudos, investigações e produtos. |
O livro coloca no centro do debate as garantias constitucionais à promoção cidadania da população, que não desiste de lutar pelos direitos de ser e de viver com dignidade. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Livro |
Textos nas três linhas |
https://www1.ufrb.edu.br/editora/component/phocadownload/category/2-e-books?download=214::politicas-publicas-e-veredas-da-cidadania |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack (Org). Avaliação de Políticas Públicas: concepções, modelos e casos. 1. ed. Cruz das Almas: EDUFRB, 2020. 230p . |
Profa. Rosineide Mubarack organiza este livro com a colaboração de outros docentes e discentes do PPGGPPSS |
Este livro reúne importantes análises e reflexões sobre concepções e modelos de avaliação de políticas públicas, socialização de experiências e aproximações de pesquisadores com alguns casos em que a avaliação é essencial no aprimoramento da própria política ou programa, seus resultados e impactos, bem como, no aprimoramento do próprio processo avaliativo, seus modelos, instrumentos de coleta, métodos de análise e seus resultados. Os temas que compõem essa coletânea são abordados a partir de diferentes perspectivas e recortes sociais, políticos e epistemológicos, possibilitando ao leitor uma percepção ampla sobre o lugar e os sentidos que a avaliação ocupa no ciclo das políticas públicas. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Livro digital |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
Não encontrei o texto |
2020 – Capítulos de livro
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
SOUZA, I. S. E. ; GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack . O acesso a pós da UFRB pelos seus egressos de graduação. In: Lidiane Mendes Kruschewsky Lordelo; Neilton da Silva; Jesus Carlos Delgado Garcia. (Org.). Políticas públicas e veredas da cidadania. 1ed.Cruz das Almas/BA: EDUFRB, 2020, v. 1, p. 103-122. |
Mestranda Iasminini Souza e Souza e Profa. Rosineide Garcia, em livro que reúne a produção de discentes, docentes e egressos, organizado pelos Profs. Lidiane Kruchewsky, Neilton da Silva e Jesus Delgado |
|
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Capítulo de e-book |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
|
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack. O lugar e o sentido da avaliação nas políticas públicas. Avaliação de Políticas Públicas: concepções, modelos e casos. 1ed.Cruz das Almas/Bahia: EDUFRB, 2020, v., p. 21-37. |
Profa. Rosineide Garcia |
|
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Capítulo de e-book |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
|
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
SANTOS, J. O.; SANTOS, E. V.; GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack. Políticas públicas de avaliação da educação básica. Avaliação de Políticas Públicas: concepções, modelos e casos. 1ed.Cruz das Almas/Bahia: EDUFRB, 2020, p. 39-55. |
Mestrandas xxxx e Profa. Rosineide Garcia |
|
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Capítulo de e-book |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
|
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
SANTOS, D. S.; GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack; SANTOS, J. Atributos de qualidade do SIGAA da UFRB. Avaliação de Políticas Públicas: concepções, modelos e casos. 1ed.Cruz das Almas/Bahia: EDUFRB, 2020, v., p. 79-101. |
Mestrandas Deise dos Santos, Janete dos Santos e Profa. Rosineide Garcia |
|
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Capítulo de e-book |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
|
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
SILVA, Hudson Wesley Silva e; DANTAS, Lys Maria Vinhaes. Avaliação do Programa Juventude Viva em Cruz das Almas - Ba. In: Rosineide Pereira Mubarack Garcia. (Org.). Avaliação de políticas públicas: concepções, modelos e casos. 1ed.Cruz das Almas: Editora UFRB, 2020, v. 1, p. 103-122. |
Mestrando Hudson Wesley e sua orientadora, Profa. Lys Vinhaes, em livro organizado pela Profa. Rosineide Garcia |
|
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Capítulo de e-book |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
|
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
LOURO, S. S.; GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack. Avaliação do mestrado profissional GPPSS da UFRB. Avaliação de Políticas Públicas: concepções, modelos e casos. 1ed.Cruz das Almas/Bahia: EDUFRB, 2020, v., p. 163-186. |
Mestranda Silvana S. Louro e Profa. Rosineide Garcia |
|
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Capítulo de e-book |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
|
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
GARCIA, R. P. M.; BARRETO, N. L. Programa Criança Feliz: meta-avaliação da implementação. In: Rosineide Pereira Mubarack Garcia. (Org.). Avaliação de Políticas Públicas: concepções, modelos e casos. 1ed.Cruz da Almas - Bahia: EDUFRB, 2020, v. 230, p. 187-204 |
Mestranda Nilvia Lemos e Profa. Rosineide Garcia |
|
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Capítulo de e-book |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
|
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPPSS |
Resumo |
SANTANA, CJ; SANTANA, P. J. C. Programa de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos da UFRB. In: Garcia, RPM. (Org.). Avaliação de políticas públicas: concepções, modelos e casos. 01ed.Cruz das Almas: Editora UFRB, 2020, v. 01, p. 145-161 |
Mestrandos Carine Santana e Paulo Conceição Santana em livro organizado pela Profa. Rosineide Mubarack |
|
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Capítulo de livro |
Linha 1: Gestão em Segurança Social |
https://issuu.com/edufrb/docs/avalia__o_de_politicas_publicas |
2020 – Palestras e vídeo-posteres
Título |
Autores |
Resumo |
Vídeo poster O novo marco legal da Política de Saneamento Básico: seus impactos e implicações nas atividades dos municípios. |
Mestrandos: Thais Queiroz Oliveira, Tamires Pereira Passos da Cunha dos Santos e seu orientador, Prof. Renato Almeida |
Linha 2: Gestão de políticas ambientais |
Evento |
Data |
Link |
RECONCITEC 2020 |
Transmitido em 12 de nov. de 2020 |
Redes Sociais