Produções e participações acadêmicas 2024
Nesta seção estão listados artigos, resumos expandidos, resumos, capítulos de livro e livros, apresentando-se a referência, a modalidade, um resumo do texto, a linha de pesquisa a qual se vincula, e o link para o acesso ao trabalho, publicados e/ou apresentados durante o ano de 2024. No caso dos discentes e egressos, também são relacionados os orientadores.
Tal produção é composta por textos que foram aprovados e apresentados em livros, periódicos, eventos científicos e outras ocasiões voltadas para divulgação entre pares. A relação destes textos, organizada por ordem cronológica, não exaure toda a produção acadêmica de professores, técnicos, discentes e egressos do Programa.
Também estão relacionadas audiovisuais com palestras e participações dos membros do PPG_GPP em eventos científicos.
2024 - Capítulo de livro
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPP |
Parágrafo do texto |
Costa, Marcela da Conceição; Pinheiro, Josemare Pereira dos Santos ; ALMEIDA, RENATO DE ; Silva, Elizabete Rodrigues da . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ELEMENTOS PARA A FORMAÇÃO CONTIUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: BORGES, A.J.S.; SILVA, E.R.; PINHEIRO, J.P.S.. (Org.). Desenvolvimento e meio ambiente: interface para transformações regionais. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2024, v. , p. 66-82. |
Docente do PPG_GPP Renato de Almeida |
[..] o presente estudo objetiva, de modo geral, identificar as representações sociais de meio ambiente dos(as) professores(as) do Ensino Fundamental e da Educação Infantil da rede pública municipal Cruz das Almas-BA, buscando elementos para a proposição de uma formação continuada docente na perspectiva ambiental. Especificamente, objetiva identificar os elementos das representações sociais de meio ambiente compartilhadas pelo grupo de professores(as) do Ensino Fundamental e da Educação Infantil; mapear as práticas pedagógicas de educação ambiental desenvolvidas pelos(as) professores(as); e, destacar as relações das práticas pedagógicas em EA com as RS’s de meio ambiente expressas pelo grupo. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Capítulo |
Linha 2: Gestão de Políticas Ambientais |
2024 - Artigos publicados em periódicos
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
DUQUE, R. de C. S. et al. Inteligência Artificial Na Escrita Acadêmica: Uma Análise Comparativa De Ferramentas para Qualificação De Textos Científicos. IOSR Journal of Business and Management (IOSR-JBM). e-ISSN:2278-487X, p-ISSN: 2319-7668. Volume 26, Issue 8. Ser. 4 (August. 2024), PP 17-22 |
Docente do PPG_GPP – Prof. Rhadson Rezende Monteiro |
A crescente utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na escrita acadêmica levanta questões sobre originalidade, autoria e privacidade. Este estudo, utilizando uma revisão sistemática, compara as funcionalidades e limitações de ferramentas como Grammarly, ProWritingAid, Hemingway, Writer e Antiplágio, focando em originalidade, privacidade e acessibilidade. Foram analisados artigos publicados entre 2018 e 2024. Grammarly e ProWritingAid destacam-se por correções abrangentes e sugestões estilísticas, enquanto Hemingway melhora a legibilidade. A limitação de suporte a idiomas em algumas ferramentas é um obstáculo para pesquisadores não anglófonos. A transparência das políticas de privacidade varia, levantando preocupações sobre a proteção de dados. As implicações éticas do uso de IA são discutidas, incluindo a originalidade e autoria dos textos, e a possível perda de habilidades críticas de escrita devido à dependência excessiva dessas ferramentas. Desenvolvedores são encorajados a incluir suporte a múltiplos idiomas e maior transparência em suas políticas. Recomendamos uma avaliação criteriosa e responsável dessas ferramentas, fornecendo uma base sólida para seu uso ético na escrita acadêmica. Futuras pesquisas devem focar na eficácia dessas ferramentas em diferentes contextos e explorar percepções dos usuários e impactos de longo prazo. Este estudo é relevante para pesquisadores que buscam utilizar ferramentas de IA de maneira eficaz e responsável, garantindo a integridade e originalidade de seus trabalhos. Nossa análise detalhada, incluindo tabelas comparativas, contribui para a compreensão das capacidades e limitações dessas ferramentas, destacando seus benefícios e desafios éticos |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo |
Linha 2: Gestão de Políticas Ambientais |
https://www.iosrjournals.org/iosr-jbm/papers/Vol26-issue8/Ser-4/C2608041722.pdf |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
FREITAS, Florence Cavalcanti Heber Pedreira de; ARAÚJO, Edgilson Tavares de; OLIVEIRA , Rodrigo Teles Dantas de; AMORIM , Rodrigo Mascarenhas. Regulação da economia circular e as contribuições da economia social e solidária para a inclusão de catadores de resíduos no Brasil. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 244–264, 2024. DOI: 10.5433/1679-4842.2024v27n1p244. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/48987. |
Docente do PPG_GPP – Prof. Edgilson Tavares de Araújo |
O objetivo deste artigo foi analisar peças regulatórias em torno da economia circular (EC) no Brasil e discutir possibilidades de inclusão social de catadores de resíduos. A EC tem ganhado destaque como uma abordagem sustentável e a ideia da transição de uma economia linear para a economia circular está se disseminando em diversos contextos no mundo. Neste artigo, cujo formato foi ensaístico, as reflexões foram dirigidas à análise da nova Política Nacional de Economia Circular no Brasil e políticas públicas convergentes relacionadas ao gerenciamento de resíduos e ao trabalho de catadores de resíduos brasileiros. Como resultado, enfatizou-se a necessidade de compreensão das implicações sociais de políticas em torno dessa abordagem, foram identificadas lacunas e apresentadas sugestões a partir da economia solidária, com vistas a assegurar uma economia circular democrática e socialmente justa no Brasil. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo |
Linha 01: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/48987 |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
BRONZO, C.; ARAÚJO, E. T. de. Desmonte da Política de Assistência Social no Brasil pós 2016: uma tragédia anunciada. Rev. Bras. Ciênc. Polít. N. 43, 2024 • |
Docente do PPG_GPP – Prof. Edgilson Tavares de Araújo |
O artigo analisa o processo de desmonte das políticas de assistência social no Brasil a partir de 2016 e com mais intensidade a partir de 2019, identificando as formas como tal desmonte se manifestou e as estratégias utilizadas. Foi realizada uma revisão bibliográfica e uma roda de conversa com três servidoras públicas federais atuantes no órgão gestor federal da política no período analisado. Os resultados apontam que o desmonte foi programático e, ao mesmo tempo, pautado por intenções de afetar sistemicamente a política. Foram utilizados os quatro tipos de estratégias de desmonte, observando que estas afetaram a política e suas ofertas, tanto em termos de densidade quanto de intensidade. Notam-se as consequências perversas do desmonte para a provisão dos serviços nos níveis municipais, em um contexto de agravamento da fome e das vulnerabilidades sociais. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo |
Linha 01: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V.; SOUZA, Ângelo R. de. Indicadores qualitativos na avaliação da pós-graduação em educação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 35, p. e10777, 2024. DOI: 10.18222/eae.v35.10777. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10777. |
Docente do PPG_GPP – Profa Lys Vinhaes |
Analisa-se a avaliação da pós-graduação na Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, entre 2017 e 2020, destacando as mudanças decorrentes da ampliação do uso de indicadores qualitativos. Após a contextualização da avaliação e a discussão de aspectos teóricos sobre o tema, descreve-se o processo adotado para a objetivação da avaliação e os resultados obtidos, por análise de regressão, do comportamento dos indicadores quanti e qualitativos na definição das notas dos programas da área. Propõem-se redução do número de indicadores, valorização de indicadores qualitativos como fontes para o feedback necessário à melhoria do programa e adoção de processos de objetivação derivada da construção de critérios avaliativos que parametrizem o trabalho da avaliação. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo |
Linha 01 - Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
MACEDO LEAL, Manuela; DE ALMEIDA, Renato. Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes. Revista Sergipana de Educação Ambiental, [S. l.], v. 11, p. 1–32, 2024. DOI: 10.47401/revisea.v11.19724. |
Egressa e Docente do PPG_GPP |
O presente ensaio apresenta resultados de uma revisão de periódicos das plataformas Scielo e Google Acadêmico que tratam da Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Foram utilizados na meta-análise apenas os artigos científicos publicados no período de cinco anos entre 2017 e 2022 que tinham em seu título as expressões ‘Educação Ambiental’ e ‘Paulo Freire’ ou ‘Freiriana’. Foram excluídos da revisão: artigos sem resumo/abstract; publicados em revistas sem avaliação e que deixaram de utilizar alguma referência direta da obra de Paulo Freire. Os resultados apontaram que em sua maioria foram realizadas pesquisas bibliográficas e que houve um esforço comum dos autores em traduzir a Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Alguns artigos tentaram construir uma verdadeira metodologia para a ‘Educação Ambiental Freiriana’. A análise permitiu concluir que a Educação Ambiental tradicionalmente normativa deve ser superada, dando lugar a construção de uma educação não neutra, autocrítica, construtivista e libertadora. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo |
Linha 02 - Gestão de Políticas Ambientais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
ANJOS, Eliene Gomes dos; RAMOS, Carlos Eduardo Crispim de Oliveira. Um estudo tipológico baseado nos atributos dos trabalhadores(as) da economia solidária para o aperfeiçoamento das políticas públicas de geração de trabalho e renda. Cad. EBAPE.BR, v. 22, nº 3, Rio de Janeiro, p. 1-15, e2023-0025, 2024 |
Docente do PPG_GPP |
Estudo tipológico baseado nos atributos pessoais e nas atividades econômicas dos associados dos empreendimentos de economia solidária. O foco principal são os diferentes atores sociais que integram as diversas modalidades de iniciativas solidárias. O objetivo é demonstrar suas múltiplas demandas e desafios. Empregamos a análise fatorial múltipla (AFM), juntamente com variáveis extraídas da pesquisa amostral dos sócios e das sócias da economia solidária, realizada pela Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes) nas regiões do Brasil, em 2013. A AFM permitiu sumarizar e, ao mesmo tempo, hierarquizar os resultados da modelagem estatística dos dados, definindo, assim, a existência de fatores comuns e de dissimilitude entre os 2.895 respondentes. Os clusters formados resultaram em três tipos, nomeados “agricultor familiar” (tipo 1), “povos e comunidades tradicionais” (tipo 2), e “trabalhadoras associadas urbanas” (tipo 3). A caracterização dos tipos e das suas demandas poderá se constituir ferramenta para dar subsídios aos formuladores e executores de políticas públicas de geração de trabalho e renda, uma vez que permite o direcionamento de ações que reflitam necessidades e especificidades de cada agrupamento. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/91280/85800 |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
MONTEIRO, Rhadson Rezende et al. Racismo Estrutural E Desempenho Escolar: Uma Revisão Sistemática E Análise Comparativa. IOSR Journal Of Humanities And Social Science (IOSR-JHSS) Volume 29, Issue 6, Series 10 (June, 2024) 43-50 |
Docente do PPG_GPP – Prof. Rhadson |
Este artigo de revisão sistemática explora o racismo estrutural nas instituições educacionais e seu impacto no desempenho escolar dos estudantes de minorias étnicas no Brasil. Realizamos uma busca abrangente em bases de dados acadêmicas, selecionando estudos relevantes publicados entre 2000 e 2023. Utilizamos técnicas qualitativas e quantitativas para analisar e comparar os dados coletados. Na revisão da literatura, contextualizamos o conceito de racismo estrutural e analisamos seu impacto no desempenho escolar, com base nos estudos de autores como Cavalleiro e Oliveira. Exploramos as manifestações do racismo no ambiente escolar e examinamos as políticas educacionais voltadas para a promoção da igualdade racial. Os resultados indicam que o racismo estrutural é um fator determinante nas desigualdades educacionais, afetando negativamente o desempenho escolar dos estudantes de minorias étnicas. A análise comparativa revelou variações significativas no impacto do racismo estrutural entre diferentes contextos escolares, destacado a necessidade de abordagens pedagógicas e políticas mais inclusivas e equitativas. Concluímos que é fundamental considerar a interseccionalidade de raça e gênero e implementar estratégias que valorizem a diversidade cultural para promover uma educação mais justa e igualitária. Recomendamos que futuras pesquisas aprofundem a investigação sobre práticas pedagógicas antirracistas e a eficácia das políticas educacionais na promoção da igualdade racial |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo |
Linha 02: Gestão de Políticas Ambientais |
https://iosrjournals.org/iosr-jhss/papers/Vol.29-Issue6/Ser-10/F2906104350.pdf |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
MONTEIRO, Rhadson Rezende. Inteligência artificial como catalisador para a sustentabilidade ambiental na gestão de políticas públicas. Destarte, v.13, n.1, p. 93-109,jul. 2024 |
Docente do PPG_GPP – Prof. Rhadson |
Este artigo explora o papel da inteligência artificial (IA) como catalisador para a sustentabilidade ambiental dentro da administração pública. Centralizando a questão de como a IA pode fomentar práticas sustentáveis no setor público, o estudo estabelece como objetivo primário investigar a integração eficaz da IA para aprimorar a gestão ambiental. Especificamente, a pesquisa se concentra em dois eixos principais: primeiro, realizar uma análise teórica abrangente sobre o atual estado da arte e as contribuições acadêmicas relacionadas ao tema; segundo, examinar exemplos práticos da aplicação de IA em diversas administrações ao redor do mundo. O estudo conclui que a IA possui um potencial transformador significativo para a administração pública, especialmente na promoção de práticas sustentáveis. No entanto, enfatiza-se que a realização deste potencial depende crucialmente de uma governança responsável, com políticas transparentes e um quadro ético-legal robusto, destacando a emergência deste campo como uma área promissora e inovadora para pesquisa futura. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo |
Linha 02: Gestão de Políticas Ambientais |
https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/destarte/article/view/3196 |
2024 - Artigos publicados em anais de eventos
Alguns dos eventos realizados em 2023 somente publicaram seus anais em 2024.
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
SILVA, Jalinson; PIMENTEL, Cibele; PIMENTEL, Susana Couto. Universidade Aberta à Terceira Idade/UEFS: uma análise a partir da percepção dos participantes. Anais do IX Encontro Brasileiro de Administração Pública (IX EBAP). GT 24. Salvador, UFBA, maio, 2024 Este artigo recebeu o prêmio como melhor trabalho do Grupo temático no XI Encontro Brasileiro de Administração Pública (XI EBAP) |
Egressa do PPG_GPP Cibele |
A partir de dados da Organização Mundial da Saúde – OMS (2015), com a ampliação da expectativa de vida, estima-se que nos próximos 50 anos o número de pessoas com mais de 60 anos supere a população de até 15 anos. Nessa perspectiva, as instituições de Educação Superior começaram a desenvolver programas e projetos para o atendimento a essa demanda, a exemplo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. Este artigo tem como objetivo analisar as repercussões da UATI/UEFS na vida dos participantes do programa, a partir da percepção destes. Para tanto, foi utilizada uma abordagem quanti-qualitativa e o método empregado foi o estudo de caso. Todas as percepções negativas contidas na chegada da terceira idade foram sentidas pelos participantes desta investigação como atenuadas com o ingresso na UATI. As atividades desenvolvidas nela, para além das visíveis benesses físicas, englobam fatores subjetivos que propiciam o bem-estar mental e emocional. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo em Anais de Eventos |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
SANTANA, Bárbara Nunes de. ASSESSORIAS PARA QUEM OFERTADAS: o olhar de artesãs do Recôncavo da Bahia sobre o CESOL Recôncavo. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN: 2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023 |
Discente do PPG_GPP |
O presente estudo discute a política de assessoria técnica em gestão de empreendimentos econômicos solidários (EES) implementadas pelo Centro Público de Economia Solidária (CESOL Recôncavo) para o segmento do artesanato. No Brasil houve um aumento da atuação de pesquisadores, organizações e políticas públicas em assessoria de gestão para EES. A gestão é algo complexo e precisa ser feita nos EES na troca de saberes e na coletividade dos(as) sócios(as), o que nem sempre acontece. Neste estudo, buscou-se entender as implicações das práticas metodológicas da assessoria em gestão aplicadas pelo CESOL Recôncavo para empreendimentos solidários de artesãs. Foi realizada pesquisa de campo com aplicação de entrevistas semiestruturadas, uso de relatos e conversas informais com 30 artesãs de EES assessorados pelo Centro, e análise de relatório técnico de atividade do CESOL. Pela percepção das artesãs pesquisadas, observa-se que as práticas metodológicas implementadas pelo Centro nas assessorias adotam elementos de uma educação tradicional e com baixa participação das assessoradas. A partir da reflexão das artesãs, sugere-se uma mudança nessas práticas, com atenção à educação popular e princípios da economia solidária para assegurar a autonomia e sustentabilidade dos EES e suas associadas |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo em Anais de Eventos |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
DANTAS, Lys Maria Vinhaes; SILVEIRA, Olivia Silveira; GUIMARAES, Larissa Trindade. Democratização da Educação Superior e políticas de enfrentamento à evasão. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN: 2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023 |
Docente do PPG_GPP Lys Dantas |
No cenário de políticas de educação superior que levem à sua democratização, no Brasil, este texto se junta a outros ao defender que o uso de um indicador inadequado – o de evasão de curso – pode mascarar a realidade e dificultar a tomada de decisões nos centros de ensino/universidades. Para tanto, analisa as 10 metas e estratégias da Política de Enfrentamento à Evasão do CAHL-UFRB, construída com base em dois diagnósticos e em uma revisão sistemática de literatura. A política, implementada em 2023, foi desenvolvida de maneira coletiva e já é possível observar alguns resultados. A partir deles, argumentamos que: 1) a Política de Enfrentamento à Evasão, enquanto não houver uma melhor definição do conceito de evasão, não trará resultados esperados; 2) outros indicadores devam ser pensados e assumam centralidade na gestão universitária, como o indicador de mobilidade e como o indicador de evasão de instituição (no lugar de curso); e 3) a forma de registro dos discentes seja alterada, de modo a favorecer seu acompanhamento cada vez que ele ou ela mudem de curso ou que continuem seus estudos na pós-graduação. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo em Anais de Eventos |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
SANTOS, Sérgio Mascarenhas; MONTEIRO, Doraliza Auxiliadora Abranches; DANTAS, Lys Maria Vinhaes. Dimensões para criação da Escola de Governo da Receita Federal do Brasil e seu uso para a estruturação de outras escolas. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN: 2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023 |
Docente do PPG_GPP Lys Dantas |
Neste artigo são apresentadas sete dimensões para criação da Escola de Governo da Receita Federal do Brasil (EGRFB), propostas com base em pesquisa documental em escolas de governo brasileiras. A dimensão jurídica trata de normas que regulamentam a criação e o funcionamento de escola de governo; acadêmica diz respeito à construção pedagógica, contemplando a metodologia de ensino, destinatários, tipos, duração e certificação das ações pedagógicas; a dimensão administrativa envolve aspectos relacionados à posição organizacional da escola, regimento interno e concepção das equipes docente, discente e de apoio administrativo; a estrutural trata de infraestrutura geral e estrutura de tecnologia da informação e aprendizagem e a financeira endereça as fontes de financiamento e o pagamento dos instrutores. As dimensões de interação com a sociedade e a político-institucional possuem elementos relacionados ao uso de tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras de interação com o cidadão, como as mídias sociais, além das questões relacionadas às negociações políticas que envolverão a criação da escola de governo. O modelo de sete dimensões basilares para criação da EGRFB pode ser replicado em outros entes da federação, com as adaptações necessárias às particularidades de órgãos, Municípios, Estados e no Distrito Federal. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo em Anais de Eventos |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
MONTEIRO, Doraliza Auxiliadora Abranches; NASCIMENTO, Raflézia de Souza Almeida; DANTAS, Lys Maria Vinhaes; CORDEIRO, Elaine Silva. Análise contrastiva do desempenho acadêmico de cotistas e não cotistas em Gestão Pública no Recôncavo. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN: 2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023 |
Docente e egressa do PPG_GPP, Lys Dantas e Elaine Cordeiro |
No contexto de celebração dos 10 anos da Lei de Cotas e da sua revisão, prevista em lei, este estudo busca analisar o desempenho acadêmico de cotistas e não cotistas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Na abordagem teórica destacam-se estudos sobre cotas e desempenho acadêmico nas universidades federais e na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica brasileira. Os dados coletados abrangem o período de 2012 a 2022 e a fonte de dados foi documental, contemplando, prioritariamente, históricos escolares dos egressos e documentos institucionais do curso. Realizou-se análise exploratória dos dados, teste de médias para amostras independentes e regressão linear múltipla. Os resultados apontam que não há diferença significativa entre o desempenho acadêmico de alunos cotistas e não cotistas no curso de Gestão Pública do Recôncavo e que outros fatores têm relação com o rendimento acadêmico dos alunos, como o tempo de permanência no curso, o número de reprovações e a idade de conclusão do curso. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo em Anais de Eventos |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
REUTER, Karla; SANTANA, Aline, Acesso, acessibilidade e comunicação pública organizacional: uma relação desafiadora no IFBA. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN: 2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023 |
Discentes do PPG_GPP |
A comunicação pública organizacional proporciona um diálogo entre uma organização/instituição e seu público alvo, de forma transparente e mais próxima dos/as cidadãos/ãs. A forma como ela se materializa nos ambientes educacionais, vai influenciar no acesso e na acessibilidade das pessoas. Este artigo tem como proposição a compreensão da relação da comunicação pública organizacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) para o acesso e a acessibilidade das pessoas na Instituição e de que forma ela pode interferir nestes processos. A pesquisa classifica-se como exploratória, ancorada na utilização das pesquisas bibliográfica e documental. O acesso e a acessibilidade são conceitos que apresentam significados diferentes e há, em alguns momentos, confusão semântica e de aplicação por parte da sociedade. Em seus processos de ingresso, o IFBA proporciona aos/às candidatos/as com deficiência atendimento específico, além de respeitar a reserva de vagas. Apresenta um site oficial adequado às orientações brasileiras quanto à acessibilidade para PcD-Pessoas com Deficiência, contudo precisa de uma melhor adequação quanto à linguagem de editais e a criação de novas formas de dialogar com a comunidade, através de ferramentas midiáticas mais atuais |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo em Anais de Eventos |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
REIS, Karla Reuter; QUEIRO, Suiane; GARCIA, Rosineide Mubarack; GOMES, Daiane. A heteroidentificação na lei de cotas no Brasil: um olhar avaliativo à luz do relatório do TCU. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN: 2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023 |
Discentes e docente do PPG_GPP |
Este artigo tem o objetivo de discutir a heteroidentificação na Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) com um olhar avaliativo à luz do relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), processo TC 004.907/2002-1, publicado em 03/11/2022. Nesse relatório, o TCU indicou que há fragilidades na execução, no monitoramento e na avaliação da política de cotas. Dentre essas fragilidades, elegeu-se para este artigo o procedimento de heteroidentificação nas instituições federais de ensino superior (Ifes), buscando revelar quais as consequências das limitações dos processos de heteroidentificação para a política de cotas nas Ifes. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, descritiva e analítica. O relatório do TCU conclui que a omissão do Ministério da Educação (MEC) na regulamentação para a realização da heteroidentificação é a principal concernente a este procedimento, gerando percepção negativa e baixa credibilidade da sociedade em relação à política de cotas, baixa representatividade da população negra nas Ifes, manutenção da desigualdade racial, custo social e financeiro para a política de cotas |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo em Anais de Eventos |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
GOMES, Daiane de Jesus; MELO, Analouise Santos de; QUEIROZ, Suiane Feitosa; REIS, Karla Reuter dos. Programas e ações no combate ao racismo no período de 2019 a 2022: compreensões à luz da Teoria da Escolha Pública. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social: Interdisciplinaridade, inclusão, e extensão - por uma conexão de saberes entre teoria e prática / Organizadores: Lamounier Erthal Villela, Edmir Amanajás Celestino Seropédica: UFRRJ/PEPEDT, Volume 2. Eixo 5. 2023 321 p. |
Discentes do PPG_GPP |
Resumo: O racismo é um problema público responsável por iniquidades históricas e intergeracionais no Brasil. Ele é estrutural da sociedade brasileira e as instituições o reproduzem em normas, rotinas e relações de poder. Desde o ano de 2001, passou a ser discutido e incluído nas agendas governamentais, de maneira que alguns avanços foram observados como: promulgação do Estatuto da Igualdade Racial, sob a lei N° 12.888/2010, a implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) e a política de cotas. Entretanto, o período de 2019 a 2022 evidencia um retrocesso nas ações de combate ao racismo. Este ensaio partiu da seguinte pergunta norteadora: Como foram tratados os programas de combate ao racismo no Brasil no período de 2019 a 2022? Objetivou discutir sobre o foco orçamentário dado ao combate ao racismo sob a ótica da escolha pública e apresentar dados de orçamento do governo no combate ao racismo no período de 2019 a 2022. As discussões receberam a fundamentação do relatório de estudo solicitado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias na Câmara de Deputados para subsidiar o relatório da Revisão Periódica Universal- RPU. A outra base de discussão é o Relatório elaborado pelo Observatório Parlamentar da RPU. A aplicação dos recursos e o foco que as políticas públicas recebem dependem da escolha dos tomadores de decisões, que racionalizam buscando atender aos seus interesses ou de determinados segmentos da sociedade. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo em Anais de Eventos |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Clique aqui |
Redes Sociais