“Algo para além de tirar as crianças da rua: a Pedagogia do Esporte em projetos socioeducativos” é o título do mais novo lançamento de autoria do professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Leopoldo Katsuki Hirama, em parceria com o professor Paulo Cesar Montagner, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O livro lançado em setembro pela Phorte Editora é fruto da dissertação de mestrado de Hirama no curso de Ciência do Esporte, da Unicamp, sob a orientação de Montagner.
A obra consiste na construção de um projeto que discute, em diferentes contextos, a relação do esporte com a formação de crianças e jovens. Orientando-se pela Etnografia e utilizando-se da metodologia da história oral, foi foco do estudo o impacto de um projeto socioeducativo, que utiliza o esporte como eixo, sobre a vida de um grupo de jovens moradores da comunidade de Heliópolis – “favela de Heliópolis”. Segundo Hirama, uma escolha que permitiu trabalhar com diferentes modalidades esportivas, públicos e ambientes, dentre outras possibilidades de intervenção pedagógica.
Indicada para professores e técnicos de esportes, a obra procura refletir sobre as práticas esportivas em ambientes de populações de risco, uma área de atuação que se destaca como Esporte Social ou Educacional. “No livro, investigamos qual o tratamento pedagógico indicado que esse esporte pode sofrer e quais as características a serem consideradas ao se planejar um programa social por meio do esporte”, explica Hirama, professor de Pedagogia do Esporte do Centro de Formação de Professores (CFP), campus da UFRB de Amargosa.
Para saber mais sobre o livro, acesse o site da Phorte Editora.
Construindo pelo Esporte
No âmbito da UFRB, o professor Leopoldo Hirama coordena o projeto de extensão Construindo pelo Esporte, que propõe a criação de núcleos onde o esporte é tratado como tema pedagógico e objeto de estudo, e compreendido como manifestação da cultura corporal, por jovens da zona rural de Amargosa. Desde meados de 2010, o projeto vem sendo desenvolvido nas comunidades de Barreiros e São Roque. O projeto atende hoje a 60 crianças e adolescentes das comunidades, oferecendo-lhes a oportunidade de praticar uma modalidade esportiva, o Judô. Mais informações no blog do projeto.