O VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS), evento que reúne anualmente pesquisadores, estudantes e gestores sociais, teve início na última segunda-feira, 28 de abril, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Cachoeira. “Gestão Social e Interdisciplinaridade: construindo novas pontes e expandindo fronteiras” é o tema central do evento que segue até esta quarta-feira, 30 de abril.
“O ENAPEGS deste ano assume o compromisso de realizar um encontro de gestão social com gestão social, reforçando a intensidade dos diálogos e conexões, metaforizada pela ponte que cruza o Rio Paraguaçu e une as cidades de Cachoeira e São Félix”, destacou o coordenador do evento, o professor Edigilson Araujo do CAHL. Em sua opinião, o encontro promove a interdisciplinaridade, conferindo assim um sentido transformador das práticas em gestão social, discutindo a complementaridade das relações entre Universidade-Estado-Sociedade, e assumindo uma postura política mais propositiva para a legitimação e consolidação do campo.
Além de Edigilson, a abertura do evento contou com a presença de Georgina Gonçalves, diretora do CAHL, e de Deusina da Cruz, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. “Coincidentemente, hoje faz dez anos que a população dessa cidade deu um abraço histórico no prédio que hoje é o CAHL, reivindicando esta universidade. Agora o CAHL traz pra cidade uma discussão emergente e desafiadora, mas de grande importância”, destaca a professora Georgina Gonçalves.
A sessão solene de abertura contou ainda com a presença de Jorge Antônio Silva, coordenador do Colegiado do Curso de Gestão Pública da UFRB; Walmir Santos, administrador da Irmandade da Boa Morte, representando a comunidade cachoeirona; Iasmini de Souza, representante discente de Gestão Pública UFRB; Alexandre Barnabé, representante dos discentes da UFBA; Rosana Boullosa do Observatório da Formação em Gestão Social; Geneauto Carvalho da Incubadora de Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Socioterritorial; Francisco Teixeira, diretor da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Luciano Junqueira, da Rede de Pesquisa em Gestão Social.
Como apresentação cultural, durante a solenidade de abertura, a Orquestra de Atabaques, da Companhia Opaxorô da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (APAE), emocionou o público, estudantes e pesquisadores de várias regiões do Brasil, com um espetáculo sobre os Orixás da Nação Kéto.
A programação conta ainda com exibição de filmes, Grupos de Trabalhos, apresentação de trabalhos acadêmicos e a Feira Solidária de produtos artesanais. Além das apresentações culturais na Praça 25 de Junho em Cachoeira-BA.
Confira as fotos do VIII ENAPEGS: