O jornalista e egresso da UFRB, Iago Aragão, foi o vencedor do concurso da Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) para escolha do selo comemorativo que será utilizado nos livros da Coleção Bicentenário da Independência do Brasil. O selo vencedor foi escolhido em votação pública online com 66,58% dos votos, ocorrida em março de 2023.
A premiação de R$2.000,00, além de certificado de participação no concurso e livros disponibilizados pela EDUFRB, foi entregue no Gabinete da Reitoria, na manhã de hoje (18), com a presença do reitor, Fábio Josué; da superintendente da Editora, Rosineide Mubarack; do pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Carlos Alberto Santos de Paulo; e da técnica-administrativa Joane Diogo.
Uma comissão julgadora formada por membros da UFRB e das Fundações Hansen Bahia e Pedro Calmon foi responsável por selecionar três opções de selos dentre oito inscritas para o concurso para a votação online, de acordo com os critérios de originalidade e criatividade; contextualização; design e comunicação.
O reitor da UFRB, Fábio Josué, destacou a importância da participação de egressos na UFRB. "Quando eu vejo exemplos como esse do concurso de selo de uma coleção de livros da UFRB, vencido por um egresso, a gente tem convicção que esse projeto, missão da universidade ela efetivamente está se cumprindo. Acredito que nós somos a maior política pública implantada nesse território. Estamos contribuindo para a inclusão social, para a qualificação profissional de diferentes áreas do conhecimento", destacou.
O jornalista Iago Aragão, vencedor do concurso, agradeceu a oportunidade e parebenizou a iniciativa da UFRB. "Eu quero agradecer a vocês e parabenizar, pois essas iniciativas são muito importantes por abrirem a possibilidade para que estudantes e egressos possam participar ativamente da Universidade. A UFRB foi muito importante pra mim para me entender também como uma pessoa daqui. Quando entrei na UFRB e conheci a nossa história, a história de Cachoeira, o que foi a luta pela independência na Bahia, ficou mais fácil criar a arte para o selo", disse.
De acordo com a superintendente da Editora da UFRB, Rosineide Mubarack, a comunidade participou ativamente do concurso registrando 1.934 votos e isso se refletiu na escolha. "Iago foi muito feliz na sua arte, nas suas justificativas, nas suas cores, combinações, foi gratificante ter um egresso participando desse processo, pois ele traz uma representação que fala muito da UFRB e do Recôncavo", disse.
Coleção Bicentenário da Independência do Brasil
A Coleção Bicentenário da Independência do Brasil da EDUFRB homenageia os 200 anos da Independência do Brasil. O edital, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), prevê que parte dos títulos da coleção poderá ser publicada em formato impresso.