Depoimento de criança que estuda na rede pública municipal de Mutuípe, sobre as consequências em sua vida, da pandemia do novo coronavirus, o Covid-19:
“Era um dia normal, como todos os outros. Estávamos na escola, até que recebemos a triste notícia de que as aulas teriam que ser suspensas, até que o vírus da Covid-19 passasse. Especialistas disseram que esse maldito vírus veio da China. Nunca pensamos que esse vírus viesse para o Brasil, e se agravasse ao ponto de tirar milhões de vidas e mudasse totalmente nossa rotina diária, e além disso é preciso ficar em casa, e tomar os devidos cuidados”.
O depoimento da aluna da rede municipal do Ensino Fundamental de Mutuípe é parte das 75 histórias, curtas e reflexivas, registradas no e-book “Belas histórias contadas pelas crianças de Mutuípe” (Atena Editora, 2023), sobre as consequências em função do isolamento social, decorrente da Covid-19, em que elas estiveram cerceadas do contato físico mais próximo, com colegas da escola, suas professoras e demais agentes do ambiente escolar, amigos, vizinhos e familiares que compõem a sua rede de afeto.
As histórias das crianças são acompanhadas por comentários, quando é o caso, em notas de rodapé, escritos por pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis, que produziram o livro digital, conjuntamente. O livro integra a pesquisa “Dentro de casa: Histórias infantis sobre o distanciamento social” cadastrada na Plataforma Brasil e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Com 56 páginas, ilustrado com desenhos infantis, o livro virtual, gratuito, descreve como as crianças sentiram o distanciamento social, como entendem a alteração no modo de vida provocado pela pandemia, o que falam sobre essas mudanças, as limitações da convivência com seus colegas e amigos, as emoções e sentimentos vivenciados e as expectativas de transformações nos hábitos para evitar o contágio e possibilitar o retorno à convivência escolar e demais espaços sociais.
.O livro foi organizado pelas professoras doutoras Ana Lucia Barreto da Fonseca, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB; Fabiana Rodrigues dos Santos e Thereza Cristina Bastos Costa de Oliveira, do Centro de Formação de Professores (CFP), da UFRB; Jaina Larissa Bastos Costa de Oliveira, do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto; e as estudantes e pesquisadoras da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Eliana Bastos Costa (Psicologia) e Lara Barreto da Fonseca (Biomedicina).
Segundo as organizadoras, “de maneira genuína as crianças puderam expressar seus sentimentos, emoções e entendimentos sobre o que estava ocorrendo em suas vivências pessoais - mundo interno, e como estavam interpretando as experiências daquele momento que envolvia os impactos da pandemia de um modo global - mundo externo, demonstrado apropriação dos conhecimentos sobre a pandemia e o que elas assimilaram acerca das recomendações oficiais da OMS. Assim as preocupações das crianças estavam convergentes com o momento histórico/sanitário vivenciado”.
O livro apresenta importantes reflexões de crianças da região do Vale do Jiquiriça, na Bahia, acerca do período em que, em função do isolamento social, decorrente da Covid-19, estiveram cerceadas do contato físico mais próximo, com colegas da escola, suas professoras e demais agentes do ambiente escolar, amigos, vizinhos e familiares que compõem a sua rede de afeto.
O e-book é destinado a professores, pesquisadores, pedagogos, estudantes do ensino médio, estudantes de graduação e de pós-graduação e aos interessados em temas contemporâneos.
Leia o E-book.