Ir para o conteúdo
GovBR
Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias Estudantes da UFRB ganham prêmio inédito em evento nacional de comunicação
PREMIAÇÃO

Estudantes da UFRB ganham prêmio inédito em evento nacional de comunicação

18/09/23 08:55 , 18/09/23 09:27 | 1897
imagem sem descrição.

Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) ganharam um prêmio inédito para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), durante o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), em Belo Horizonte/MG, no período de 5 a 8 de setembro de 2023. O Intercom é o maior evento da área de Comunicação da América Latina.

Como parte da programação do evento, a Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. O trabalho “Burguer Bão” foi eleito o melhor na categoria “jingle”, concorrendo com universidades de todo país, entre instituições de ensino públicas e privadas. O produto foi desenvolvido pelos estudantes Abner Gonzaga, Maria Clara Falcón, Andreza Lima e Júlia Soares, com orientação da professora Ana Luisa Coimbra.

A UFRB ainda foi finalista em duas outras categorias: “melhor Projeto de comunicação integrada”, realizado pelos(as) discentes de Publicidade e Propaganda Deborah Sales e Uanderson Lima, com orientação da professora Alene Lins e “melhor Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio e rádio”, realizado pelos(as) estudantes do curso de Jornalismo, Ana Beatriz da Silva, João Pedro Carneiro, Denia Carneiro e Glória Menezes, com orientação do professor Guilherme Fernandes.

Para Abner Gonzaga, aluno e líder do trabalho vencedor que esteve presente no evento, “participar e ser premiado nacionalmente como melhor jingle no maior congresso de comunicação é muito gratificante e importante, já que mostra o quanto nós estudantes de universidade pública, apesar de todas limitações existentes, somos capazes de conquistar e ocupar esses espaços, saindo não só com prêmios nas mãos, mas com experiências que levaremos para a vida toda”. Segundo o estudante, essa conquista é reflexo da persistência e de todo trabalho coletivo desenvolvido por alunos e professores do curso.

Com a esperança de que o prêmio sirva de inspiração para outros estudantes e para levar o nome da UFRB ainda mais longe, Abner Gonzaga reconhece a importante parceria firmada com as colegas que integraram a equipe de trabalho e estende os agradecimentos à Saulo Leal, Diretor de Som e servidor técnico da UFRB, que ajudou na produção do jingle e ao trabalho da professora-orientadora e coordenadora do Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Ana Luisa Coimbra, “que acreditou na gente e no Burguer Bão até quando nós mesmos não acreditávamos”.

Para a professora Ana Luisa Coimbra, é uma imensa alegria ver a UFRB e os cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo como finalistas de um prêmio nacional, ainda mais quando se trada da Intercom, instituição que promove o mais importante evento acadêmico da área da Comunicação, tendo em vista sua longevidade, número de participantes envolvidos e impacto na produção do conhecimento científico dentro e fora do Brasil.

A professora lembra que é a primeira vez que a universidade chega a este prêmio nacional como finalista em três categorias, bem como é inédito o fato de ter alcançado a vitória.  “Além do prêmio reconhecer e valorizar os produtos comunicacionais desenvolvidos pelos alunos de Publicidade e Propaganda, o êxito traz também visibilidade para a UFRB ao ressaltar os trabalhos de excelência que são produzidos aqui”.

A coordenadora do Expocom e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), professora Ariane Pereira, explicou que “depois de três anos de pandemia, nós batemos recordes no Expocom este ano. A gente teve trabalhos concorrendo em todas as 65 modalidades do nosso prêmio". "Nessas 65 modalidades no nacional, a gente teve 271 trabalhos concorrendo”, continuou Ariane. “Essa é uma demonstração de como a gente produz conhecimento diariamente”, acrescentou a coordenadora.

Solenidade de premiação do Expocom.

Na dúvida, fale conosco!

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.