UFRB firma acordo internacional com Universidade de Moçambique

Publicado: Terça, 01 Outubro 2024 14:42

Em um importante passo rumo à internacionalização, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID), assinou um acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural com a Universidade Púnguè, de Moçambique. A parceria, firmada em 23 de agosto de 2021, visa a realização conjunta de atividades voltadas à educação superior, com foco na colaboração entre o PPGECID e a universidade moçambicana.

Entre as ações previstas, destacam-se cursos online, seminários, ciclos de debates e projetos de pesquisa, além da participação mútua em bancas e coorientação de dissertações e teses. Com início em 1º de novembro de 2024 e término previsto para agosto de 2026, o plano de trabalho visa, ainda, a publicação de pesquisas em revistas e livros, bem como a realização de atividades de extensão que atinjam o público externo.

De acordo com o documento oficial do plano de trabalho, essa cooperação internacional tem como base a filosofia africana Ubuntu, que valoriza a solidariedade e a interdependência entre as pessoas, promovendo uma educação mais inclusiva e socialmente referenciada. A expectativa é que a parceria entre as instituições resulte em benefícios recíprocos e no fortalecimento de uma aliança estratégica entre Brasil e Moçambique.