O Programa
O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Territórios (POSTERR) tem como objetivo formar recursos humanos qualificados para o ensino superior, a pesquisa, a produção de conhecimento, o planejamento, a gestão, a análise e execução de políticas sociais, fomentando a produção e difusão de conhecimento sobre questões referentes às políticas sociais em âmbito nacional, regional e local, em uma perspectiva totalizante, histórica e culturalmente referenciada.
Visa estudar ss relações entre Política Social e Territórios no contexto do capitalismo contemporâneo em suas determinações sócio históricas, considerando as lutas dos movimentos sociais por direitos. As configurações das políticas sociais, sua gênese e desenvolvimento.Territórios como campo de saber. Disputas nas configurações das territorialidades apropriação, ocupação de espaços urbanos e rurais e a reprodução das desigualdades sociais. Governança territorial. Dinâmica territorial e diferentes escalas de ação e de análise dos processos sócio espaciais e a diversidade histórico e cultural do território.
LINHAS DE PESQUISA
Políticas Sociais, Territórios e Estado
Prioriza pesquisas e estudos voltadas para a compreensão da origem, desenvolvimento e crise das políticas sociais na sociabilidade capitalista, situando-as na relação entre Estado, classes sociais e territórios. Vincula projetos que se dediquem à análise de políticas sociais, seus conteúdos, bases legais e institucionais, organização e gestão, mecanismos de funcionamento e financiamento, tendências e perspectivas. Os movimentos sociais enquanto protagonistas de sujeitos coletivos e portadores de projetos ético políticos que expressam demandas da realidade social dos territórios.
Trabalho, Direitos e Serviço Social
Dedica-se às pesquisas acerca da centralidade da categoria trabalho e da relação entre as classes sociais e as históricas lutas pelos direitos. As sequelas da “questão social “e o significado do trabalho, sua constituição estrutural e manifestações conjunturais. As transformações no mundo do trabalho e sua relação com as particularidades das políticas sociais e do Serviço Social no capitalismo.