Estudantes de Publicidade e Propaganda da UFRB tiveram cinco trabalhos aprovados para apresentação na Expocom - Intercom-Nordeste 2019
A capital do Maranhão sediou, de 30 de maio a primeiro de junho, o Intercom-Nordeste, evento que reúne Doutores, Doutorandos, Mestres, Mestrandos, Especialistas, Graduados, Professores e Pesquisadores, além de estudantes de graduação que eventualmente apresentam trabalhos de iniciação científica e/ou que podem participar daExpocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Com o objetivo de facultar aos estudantes a oportunidade de participar do evento, a coordenação do Bacharelado em Publicidade e Propaganda da UFRB selecionou trabalhos realizados e contou, nesta etapa inicial, com a participação da representação estudantil e grupos de alunos engajados na tarefa. Os trabalhos escolhidos foram enviados para serem avaliados pelos pareceristas designados para esta função no INTERCOM-Nordeste e os cinco trabalhos foram aprovados e apresentados pelos estudantes em São Luís, durante o evento. Conheça um pouco mais sobre estas produções:
PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É PRESERVAR A VIDA
Modalidade: Publicidade em Mídia Alternativa (avulso)
Equipe: Rebeka Viviane Francellino da Silva; Sandy Santos Ventura; Lucas Amorim Costa Araújo e Luciana Brasil dos Santos.
O trabalho experimental foi originalmente solicitado como avaliação parcial do componente curricular Oficina de Fotografia Publicitária, ministrada pela professora Juciara Nogueira no período de 2018.2 no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A peça apresentada, voltada para mídia alternativa, surgiu a partir da proposta original de tratar sobre o meio ambiente e, partindo deste tema abrangente, foram idealizadas peças para uma campanha que tem como slogan "Preservar o meio ambiente é preservar a vida" e objetiva a conscientização acerca do cuidado essencial para com o meio ambiente e os recursos naturais a fim de preservar as diversas espécies que coexistem em determinados lugares, bem como preservar também a vida humana. A fotografia foi realizada objetivando fazer referência às tragédias ocorridas com barragens no Brasil e como modo de chamar a atenção para as demandas do meio ambiente, de modo geral.
Palavras-chave: Mídia alternativa; fotografia publicitária; meio ambiente.
MODA PRIMAVERA VERÃO – RECÔNCAVO DA BAHIA 2018/1019
Modalidade: Fotografia Publicitária (avulso)
Equipe: Elton Jorge de Jesus de Oliveira (fotógrafo); Katharine Rodrigues Sena Silva; Lavínia de Almeida Conceição e Yasmin dos Santos Lemos.
Esta fotografia publicitária foi elaborada a partir do tema Moda primavera verão – Recôncavo da Bahia 2018/2019 e foi produzida por estudantes matriculados no componente curricular Fotografia Publicitária, ministrado pela professora Juciara Nogueira no Bacharelado em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O resultado final é fruto de um trabalho experimental que teve como objetivo realizar uma fotografia publicitária para divulgar a coleção de moda primavera/verão da loja Identidade Brasil. Situada na cidade de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, a loja comercializa peças de tendências étnicas, visando atender a um público regional exigente e que valoriza a estética de influência africana.
Palavras-chave: fotografia publicitária; moda; Recôncavo da Bahia.
NATAL SOLIDÁRIO
Modalidade: Cartaz (avulso)
Equipe: Emilly Hellen Almeida Chaves; Luíse Teles Miranda de Souza; Katharine Rodrigues Sena Silva; Mateus de Souza Ribeiro e Yasmin dos Santos Lemos.
O cartaz “Natal Solidário”, foi produzido por estudantes matriculados no componente curricular Fotografia Publicitária, ministrado pela professora Juciara Nogueira no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A peça foi elaborada com o objetivo de incentivar a doação de produtos de limpeza para o Lar dos idosos, o Lar Aconchego da cidade de Cachoeira, no período que antecede o Natal. O formato escolhido foi o A3, por ser considerado apropriado para ser afixado em estabelecimentos comerciais, escolas, clínicas e no próprio campus da Universidade, podendo assim contribuir para sensibilizar as pessoas e incentivá-las a colaborar com o abrigo.
Palavras-chave: cartaz; publicidade institucional; Lar dos Idosos; fotografia Publicitária.
CAFETERIA E DOCERIA DOCE MEL: TORNANDO SEU DIA MAIS DOCE
Modalidade: Produção Publicitária Audiovisual para Internet (avulso)
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=d3MsMoCGiso&feature=youtu.be
Equipe: José Raimundo dos Santos Neto; Katharine Rodrigues Sena Silva; Lavínia Almeida Conceição; Mateus de Souza Ribeiro; Robert Nunes de Oliveira e Yasmin dos Santos Lemos.
Este trabalho experimental foi requisitado por Claudia Trindade, professora do componente curricular Ateliê de Criação Publicitária I, ministrado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia durante o semestre 2018.2. Trata-se de uma peça publicitária de cunho experimental em formato de storytelling elaborada para a Cafeteria e Doceria Doce Mel, estabelecimento comercial localizado na cidade de Cachoeira - Bahia. O filme teve como objetivo promover a Cafeteria e Doceria como agradável ambiente de interação e convivência que o estabelecimento oferece aos seus clientes e, ao mesmo tempo, divulgar alguns produtos. Pela cidade de Cachoeira transita diariamente um público predominantemente jovem, que estuda na UFRB e, pelo fato do estabelecimento se encontrar próximo ao campus, foi priorizado um roteiro voltado para este público. Deste modo, o trabalho final apresenta a história de quatro amigos e suas rotinas com situações cotidianas de cada personagem: as cenas abordam questões financeiras, amorosas, de saúde e familiar.
Palavras-chave: storytelling; criação publicitária; vídeo promocional; audiovisual para internet.
FILARMÔNICA MINERVA CACHOEIRANA 140 ANOS
Modalidade: outdoor
Equipe: Arianne Gonzaga, Claudemir Barbosa Galvão, Ellen Ayara Souza, Elton Oliveira.
O outdoor elaborado teve como finalidade apresentar a Filarmônica Minerva Cachoeirana de maneira criativa, a partir do uso de um mesóstico. As técnicas utilizadas foram demandas a partir de uma atividade interdisciplinar englobando os componentes curriculares Oficina de Fotografia Publicitária, ministrado pela professora Juciara Nogueira e Editoração e Processos Gráficos, ministrado pelo professor Juliano Mascarenhas da Silva. O intuito foi de criar uma peça impactante e que divulgasse, de modo afetivo, a importância dos 140 anos da Filarmônica Minerva Cachoeirana (em 2020) e ressaltando, através da fotografia, o ensino da música, buscando valorizar também o lado social da instituição, utilizando a estratégia patêmica.
Palavras-chave: Outdoor; Campanha; Publicidade; Cachoeira; Filarmônica.