Perguntas frequentes
Você tem dúvidas sobre o Serviço de Psicologia da UFRB?
O que é o Serviço de Psicologia (SP) da UFRB?
O curso de Psicologia prevê a instalação de um serviço-escola com o objetivo de responder às exigências para a formação do psicólogo: desenvolvimento de habilidades profissionais a partir de estágios supervisionados, projetos de pesquisa e extensão que visam proporcionar aos alunos em formação, experiência prática em atendimento psicológico. Nesse sentido, o SP busca atender a uma dupla função: formativa e social, uma vez que oferta serviços psicológicos gratuitos à comunidade.
É um serviço criado para atender estudantes da UFRB?
O SP oferta atendimento à comunidade interna da UFRB, por considerar a importância do atendimento psicológico para a população universitária e entender que existe uma demanda que não é suprida pela rede pública de saúde. Porém, não é um setor de assistência estudantil, criado para atender prioritariamente estudantes da UFRB, e sim a comunidade de Santo Antônio de Jesus-BA e Recôncavo.
Por quem é formada a equipe do SP?
É formada pelas (os) estagiárias (os) e professoras (es) do curso de Psicologia, por quatro servidoras técnicas-administrativas formadas em psicologia, psicólogas extensionistas egressas do curso da UFRB, uma recepcionista e uma auxiliar de serviços gerais.
Quais os serviços ofertados no SP?
O SP pode oferecer à comunidade as seguintes modalidades de atendimento psicológico, havendo possibilidade de criação de outras a depender da disponibilidade da oferta de práticas no semestre vigente: psicoterapia, plantão psicológico, psicologia de portas abertas e grupos.
Mais informações no link: https://www1.ufrb.edu.br/servicodepsicologia/modalidades-de-atendimento
Como posso fazer para ser atendido?
Antes de iniciar o atendimento psicoterápico é necessário fazer uma triagem, que é uma entrevista psicológica para coletar informações sobre o motivo da consulta e para realizar o encaminhamento necessário. Os horários e datas para realização de triagens são divulgados periodicamente no site do Serviço de Psicologia, assim como em redes sociais e em cartazes afixados na universidade. O Serviço oferta ainda o plantão psicológico para a comunidade interna (Portas
Abertas) e externa. Esta é uma modalidade de atendimento mais breve e pontual, que ocorre por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio ou realização de triagem. Os dias e horários para atendimento no plantão são divulgados semestralmente.
Procurei o Portas Abertas e não consegui atendimento no dia. O que houve?
O Psicologia de Portas Abertas é uma modalidade de plantão psicológico, que ocorre por ordem de chegada, havendo um limite de atendimentos por turno. Assim, pode acontecer que a psicóloga plantonista não tenha mais disponibilidade de horário naquele dia. Orientamos que você retorne no próximo turno de atendimento, buscando informações com a recepcionista ou com a equipe de psicólogas.
Tenho aula no dia do Portas Abertas. Posso marcar um outro horário?
Os horários são previamente divulgados a cada semestre, e não há uma marcação antecipada. Você pode sinalizar ao professor a sua necessidade e nos solicitar uma declaração de comparecimento.
Participei da triagem e ainda não fui chamado. O que houve?
As triagens são realizadas periodicamente e, após a realização da mesma, é feita a indicação do encaminhamento mais adequado para cada caso. As demandas encaminhadas para o Serviço poderão ser atendidas na modalidade grupal ou individual (psicoterapia e plantão psicológico/Portas Abertas). Após a triagem, entraremos em contato com você informando qual o encaminhamento feito. Caso você tenha sido encaminhado para psicoterapia, ficará aguardando atendimento. O contato para início do processo será feito de acordo com a avaliação da urgência clínica, renda e disponibilidade das psicólogas ou estagiárias (os) para iniciar novos atendimentos no semestre. É importante estar atento ao seu telefone e e-mail, uma vez que o contato se dá por esses meios. Após três tentativas de contato sem sucesso, a sua triagem será arquivada.
Como é um atendimento psicológico?
É um espaço de escuta e reflexão que tem como objetivo promover a saúde mental e propiciar condições para o enfrentamento de conflitos e/ou sofrimento psíquico. É um atendimento sigiloso, no qual suas informações serão resguardadas por um psicólogo ou estagiário de psicologia. Mesmo este sendo um ambiente seguro, é natural existir um nível de desconforto, pois serão abordados assuntos delicados, traumas e medos que podem te mobilizar emocionalmente. É possível também que você não se identifique com o profissional que te atendeu e, nesse caso, é importante que você sinalize isso ao mesmo ou comunique a outra pessoa da equipe, para pensarmos conjuntamente um encaminhamento.