Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

Publicado: Segunda, 04 Novembro 2019 09:34

 

Você tem dúvidas sobre o Serviço de Psicologia da UFRB?

 

O que é o Serviço de Psicologia (SP) da UFRB?

O curso de Psicologia prevê a instalação de um serviço-escola com o objetivo de responder às exigências para a formação do psicólogo: desenvolvimento de habilidades profissionais a partir de estágios supervisionados, projetos de pesquisa e extensão que visam proporcionar aos alunos em formação, experiência prática em atendimento psicológico. Nesse sentido, o SP busca atender a uma dupla função: formativa e social, uma vez que oferta serviços psicológicos gratuitos à comunidade.

 

É um serviço criado para atender estudantes da UFRB?

O SP oferta atendimento à comunidade interna da UFRB, por considerar a importância do atendimento psicológico para a população universitária e entender que existe uma demanda que não é suprida pela rede pública de saúde. Porém, não é um setor de assistência estudantil, criado para atender prioritariamente estudantes da UFRB, e sim a comunidade de Santo Antônio de Jesus-BA e Recôncavo.

 

Por quem é formada a equipe do SP?

É formada pelas (os) estagiárias (os) e professoras (es) do curso de Psicologia, por quatro servidoras técnicas-administrativas formadas em psicologia, psicólogas extensionistas egressas do curso da UFRB, uma recepcionista e uma auxiliar de serviços gerais.

 

Quais os serviços ofertados no SP?

O SP pode oferecer à comunidade as seguintes modalidades de atendimento psicológico, havendo possibilidade de criação de outras a depender da disponibilidade da oferta de práticas no semestre vigente: psicoterapia, plantão psicológico, psicologia de portas abertas e grupos.

Mais informações no link: https://www1.ufrb.edu.br/servicodepsicologia/modalidades-de-atendimento

 

Como posso fazer para ser atendido?

Antes de iniciar o atendimento psicoterápico é necessário fazer uma triagem, que é uma entrevista psicológica para coletar informações sobre o motivo da consulta e para realizar o encaminhamento necessário. Os horários e datas para realização de triagens são divulgados periodicamente no site do Serviço de Psicologia, assim como em redes sociais e em cartazes afixados na universidade. O Serviço oferta ainda o plantão psicológico para a comunidade interna (Portas
Abertas) e externa. Esta é uma modalidade de atendimento mais breve e pontual, que ocorre por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio ou realização de triagem. Os dias e horários para atendimento no plantão são divulgados semestralmente.

 

Procurei o Portas Abertas e não consegui atendimento  no dia. O que houve?

O Psicologia de Portas Abertas é uma modalidade de plantão psicológico, que ocorre por ordem de chegada, havendo um limite de atendimentos por turno. Assim, pode acontecer que a psicóloga plantonista não tenha mais disponibilidade de horário naquele dia. Orientamos que você retorne no próximo turno de atendimento, buscando informações com a recepcionista ou com a equipe de psicólogas.

 

Tenho aula no dia do Portas Abertas. Posso marcar um outro horário?

Os horários são previamente divulgados a cada semestre, e não há uma marcação antecipada. Você pode sinalizar ao professor a sua necessidade e nos solicitar uma declaração de comparecimento.  

 

Participei da triagem e ainda não fui chamado. O que houve?

As triagens são realizadas periodicamente e, após a realização da mesma, é feita a indicação do encaminhamento mais adequado para cada caso. As demandas encaminhadas para o Serviço poderão ser atendidas na modalidade grupal ou individual (psicoterapia e plantão psicológico/Portas Abertas). Após a triagem, entraremos em contato com você informando qual o encaminhamento feito. Caso você tenha sido encaminhado para psicoterapia, ficará aguardando atendimento. O contato para início do processo será feito de acordo com a avaliação da urgência clínica, renda e disponibilidade das psicólogas ou estagiárias (os) para iniciar novos atendimentos no semestre. É importante estar atento ao seu telefone e e-mail, uma vez que o contato se dá por esses meios. Após três tentativas de contato sem sucesso, a sua triagem será arquivada.

 

Como é um atendimento psicológico?

É um espaço de escuta e reflexão que tem como objetivo promover a saúde mental e propiciar condições para o enfrentamento de conflitos e/ou sofrimento psíquico. É um atendimento sigiloso, no qual suas informações serão resguardadas por um psicólogo ou estagiário de psicologia. Mesmo este sendo um ambiente seguro, é natural existir um nível de desconforto, pois serão abordados assuntos delicados, traumas e medos que podem te mobilizar emocionalmente. É possível também que você não se identifique com o profissional que te atendeu e, nesse caso, é importante que você sinalize isso ao mesmo ou comunique a outra pessoa da equipe, para pensarmos conjuntamente um encaminhamento.

Fim do conteúdo da página