Organograma
ATRIBUIÇÃO DOS CARGOS DO PROGRAMA UPT - UFRB
COORDENADOR GERAL
- Interlocutor da UFRB junto à Secretaria de Educação do Estado para decisões voltadas para o Programa;
- Planejar, acompanhar e executar, juntamente com a Secretaria de Educação do Estado das atividades inerentes ao Programa;
- Acompanhar o desempenho das equipes pedagógicas, administrativas e as mobilizações no seu campo de ação do programa;
- Elaboração o plano de trabalho detalhado para o desenvolvimento das ações do Programa;
- Elaboração do Relatório das atividades desenvolvidas para o execução do Programa;
- Planejar, e executar o planejamento das atividades complementares (capacitações, encontros pedagógicos, revisões, palestras dentre outros) do Programa;
COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO
- Acompanhar o Programa em todas as ações pedagógicas, realizar e participar das atividades junto com os Coordenadores de Área, tais como: seleção de pessoal; capacitação e acompanhamento dos monitores e dos alunos;
- Participar das reuniões junto à Secretaria de Educação do Estado para decisões voltadas para o Programa;
- Analisar, apreciar e propor o material didático e instrumentos de acompanhamento, das atividades pedagógicas do Programa;
- Contribuir na elaboração e acompanhamento das Atividades Complementares (Simulados, Revisões, Oficinas, etc.) e Subprojetos, coordenando a execução destas;
- Acompanhar a frequência e a devolutiva das atividades dos cursistas, propondo estratégias de motivação da participação dos inativos/pouco ativos e contribuindo para o diagnóstico dos fatores que possam provocar a evasão, bem como na construção e execução de propostas de soluções para este problema;
- Participar das reuniões com a Administração Central, Pró-Reitoria de Extensão, com as Coordenações Geral, Administrativa, Financeira e das áreas de conhecimento do Programa;
- Acompanhar o desempenho dos Monitores e Coordenadores de Área, orientando-os no seu campo de ação;
- Realizar visitas periódicas às turmas em período de aula;
- Organizar, acompanhar e avaliar as visitas mensais dos Coordenadores de Área junto aos espaços educativos;
- Apresentar o planejamento e o relatório mensal das atividades desenvolvidas.
COORDENADOR(A) ADMINISTRATIVO
- Participar das reuniões de planejamento das atividades inerentes ao Programa;
- Planejar e executar, juntamente com a Coordenação Financeira, as compras e contratações de serviços, bem como os processos licitatórios relativos ao Programa,obedecendo aos prazos e orientações da Instituição;
- Elaborar instrumentos que facilitem o controle e o acompanhamento das atividades administrativas e da atuação das equipes no Programa;
- Organizar e controlar a guarda de materiais e dos equipamentos e materiais permanentes;
- Elaborar relatórios com dados provenientes do Programa;
- Planejar e executar as reuniões mensais com os Secretários de Apoio Escolar e Coordenador de Polo;
- Acompanhar a execução administrativa do Programa nos espaços escolares e municípios de extensão;
- Monitorar, acompanhar e gerenciar grupo(s) de WhatsApp e outros Apps de comunicação social;
- Publicizar os arquivos/atos no site do Programa.
- Supervisionar o sistema do Programa.
- Acompanhar as listas de beneficiários do programa;
- Acompanhar o quantitativo dos matriculados e frequências dos cursistas do programa;
COORDENADOR(A) FINANCEIRO
- Participação nas reuniões de planejamento das atividades inerentes ao Programa;
- Elaboração e previsão orçamentária detalhada para o desenvolvimento das ações do Programa;
- Planejamento e execução, juntamente com a Coordenação Administrativa, das compras, contratação de serviços e processos licitatórios relativos ao Programa, obedecendo aos prazos e orientações da Instituição;
- Elaboração das Folhas de Pagamento; Gestão dos Custos do Programa;
- Elaboração de instrumentos que facilitem o controle e acompanhamento das atividades financeiras do Programa;
- Elaboração de relatórios financeiros e prestação de contas.
COORDENADOR(A) DE ÁREA
- Participar dos Encontros de Formação inicial e continuada promovidos pela Coordenação Geral e Pedagógica do Programa;
- Realizar a seleção dos professores/monitores (elaboração de pontos e provas e coordenar a banca examinadora);
- Supervisionar, continuamente, o Professor/Monitor, para que o mesmo apresente um desempenho de qualidade e atenda de maneira integral à função que ocupa no Programa;
- Trabalhar em conjunto com Coordenadores de outras áreas, de acordo com a área de concentração;
- Visitar os espaços educativos (nos demais municípios onde ocorrem turmas do Programa) nos horários das aulas;
- Acompanhar o trabalho dos professores/monitores nos espaços educativos;
- Realizar reuniões quinzenais para planejamento, (re)planejamento e capacitação continuada com os Professores/Monitores, durante o período de execução do Programa, seguindo o cronograma encaminhado à Coordenação do Programa.
- Participar de reuniões mensais ou sempre que se fizer necessário com a Coordenação do Programa;
- Elaborar, junto aos professores/monitores, exames simulados e material didático da sua área específica;
- Participar e contribuir com o planejamento das atividades complementares (capacitações, encontros pedagógicos, revisões, palestras dentre outros), propostas pela Coordenação do Programa;
- Cumprir as orientações estabelecidas pelas normatizações internas do UPT/UFRB;
- Elaborar e encaminhar relatórios mensais à Coordenação Geral dentro do prazo estabelecido, comprovando a realização das atividades com descrição detalhada e fotos;
- Trabalhar com ferramentas do G Suíte (documentos, planilhas, apresentações, google meet, formulários on-line, agenda, drive etc.)
- Acompanhar informações, demandas e atividades através de grupos de Whatsapp, ou outros Apps de comunicação social.
COORDENADOR(A) DE POLO
- Auxiliar a Coordenação Pedagógica e Administrativa do UPT no acompanhamento das ações desenvolvidas;
- Participar e acompanhar as atividades junto aos Coordenadores de Área nas reuniões de Capacitação dos monitores;
- Elaborar e aplicar formas de avaliações e orientações aos alunos do programa;
- Auxiliar na análise e organização de material didático, bem como na criação de instrumentos de acompanhamento das atividades;
- Auxiliar na elaboração e acompanhamento das Atividades Complementares;
- Participar das reuniões com a Pró-Reitoria de Extensão – PROEX e com a Coordenação do programa e com outras unidades, em caso de convocação;
- Acompanhar o desempenho dos monitores e secretários de apoio escolares, orientando-os no seu campo de ação;
- Realizar visitas periódicas às turmas em período de aula nos espaços escolares de Municípios de atuação do Programa;
- Auxiliar os Apoios Pedagógicos na organização, acompanhamento e avaliação das atividades pedagógicas;
- Auxiliar na organização, acompanhamento e avaliação das atividades administrativas;
- Auxiliar em atividades de orientação profissional;
- Apresentar o planejamento e o relatório mensais das atividades desenvolvidas.
- Intermediar a comunicação com a direção dos espaços escolares onde acontecem as aulas do Programa;
- Realizar visitas periódicas às escolas dos municípios onde ocorrem as aulas do UPT;
- Prezar pelo bom funcionamento das aulas nos espaços escolares;
- Participar das reuniões com Professores Monitores, Apoios Escolares, Coordenadores de Área, Coordenação do Programa e Pró-Reitoria de Extensão, sempre que se fizer necessário;
- Apresentar o planejamento e o relatório mensal das atividades desenvolvidas;
- Trabalhar em conjunto com a Coordenação Administrativa para planejamento e execução das atividades;
- Auxiliar a Coordenação Administrativa no acompanhamento das atividades dos Apoios Escolares e Apoios da Equipe Núcleo;
- Monitorar, acompanhar e gerenciar grupos de WhatsApp, Telegram ou outros Apps de comunicação social;
- Trabalhar com ferramentas do G Suíte (documentos, planilhas, apresentações, google meet, formulários on-line, agenda, drive etc.);
- Assistir às Coordenações Geral e Pedagógica nas atividades complementares: oficinas pedagógicas, aulões, seminários, palestras e demais atividades pedagógicas propostas.
MONITOR(A)
- Ministrar aulas cumprindo as orientações da Coordenação;
- Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar às atividades estudantis, estabelecendo a rotina de estudos;
- Realizar o registro de frequência dos alunos em sala de aula quando determinado pela Gestão de Polo e/ou Coordenação;
- Planejar situações didático-pedagógicas visando assegurar a aquisição do saber pelos alunos;
- Elaborar e aplicar exames simulados e material didático da sua área específica;
- Em caso de adoção do ensino remoto, desenvolver atividades através da mediação tecnológica, que inclui acesso a sistemas informatizados, acompanhamento virtual de alunos, envio de mensagens eletrônicas, criação de reuniões on-line/web conferências, dentre outras;
- Participar da formação inicial e continuada sob a orientação do Coordenador Pedagógico/Professor Especialista de área, com frequência quinzenal, podendo ocorrer aos sábados, às quais não serão remuneradas;
- Participar das atividades complementares: oficinas pedagógicas, aulões, seminários, palestras e demais atividades pedagógicas propostas pela Coordenação;
- Elaborar e encaminhar o Relatório Mensal ao Coordenador Pedagógico/Coordenador de área, obedecendo aos prazos estipulados.
SECRETÁRIO(A) DE COMUNICAÇÃO
- Participar nas reuniões internas de planejamento das atividades inerentes ao Programa;
- Auxiliar as Coordenações na divulgação das ações do Programa;
- Auxiliar as Coordenações no acompanhamento dos processos de comunicação do Programa;
- Elaborar e divulgar peças gráficas e publicitárias e acompanhar as ações de divulgação e seus resultados nas mídias e redes sociais, para tanto, o apoio em comunicação deverá possuir domínio para uso das ferramentas necessárias;
- Dar suporte a editoração em peças de áudio e audiovisual;
- Gerenciar perfis do projeto nas redes sociais;
- Dar suporte na confecção dos relatórios de atividades do Programa;
- Trabalhar com ferramentas do G Suíte (documentos, planilhas, apresentações, google meet, formulários on-line, agenda, drive etc.)
- Auxiliar na construção dos cards informativos dos canais de comunicação;
- Auxiliar o produtor audiovisual nas produções dos conteúdos para o programa;
SECRETÁRIO(A) DE COORDENAÇÃO
- Atuar junto às Coordenações do programa, contribuindo com o que for necessário;
- Acompanhar, fiscalizar e controlar a frequência e os trabalhos desenvolvidos pela equipe administrativa do Programa;
- Cadastrar todos os dados dos alunos, matriculados no Programa;
- Organizar, junto à Coordenação, os eventos e as aulas nos finais de semana, nos municípios contemplados pelo Programa ;
- Digitar o material necessário para atender ao programa;
- Solicitar material e acompanhar todo o processo nas escolas do Programa;
- auxiliar e apoiar nas atividades desenvolvidas nos Municípios no gerenciamento de mídias e produção de matérias audiovisuais;
- Participar de todas as reuniões geral e específica, convocadas pelas coordenações (Geral, Pedagógica, Administrativa e Financeira).
- Dar suporte na confecção dos relatórios de atividades do Programa;
- Participar das reuniões com a coordenação;
- Organização de encontros de trabalho e avaliação junto a coordenação;
- Acompanhar e organizar os relatórios mensais realizados pelos coordenadores de polo, coordenadores de área, monitores, secretário de apoio escolar.
- Confecção e controle do banco de dados dos alunos;
- Auxiliar a Coordenação no acompanhamento das atividades dos secretário de apoios escolares e secretaria de apoio pedagógico;
- Intermediar a comunicação com a direção dos espaços escolares onde acontecem as aulas do Programa;
- Trabalhar com ferramentas do G Suíte (documentos, planilhas, apresentações, google meet, formulários on-line, agenda, drive etc.)
SECRETÁRIO(A) DE APOIO PEDAGÓGICO
- Acompanhar diariamente as demandas apresentadas via e-mail pedagógico para o projeto fazendo os encaminhamentos necessários;
- Auxiliar nas atividades pedagógicas, em especial:
- Elaboração e alteração dos horários dos espaços educativos;
- Controle da frequência semanal dos monitores;
- Estabelecer contatos junto aos monitores para substituição destes em casos de faltas informadas à secretaria com a antecedência necessária, sendo possível solicitar o apoio pedagógico para colaborar na busca de substitutos;
- Encaminhar e controlar as solicitações de cópias impressas referente às demandas pedagógicas junto ao secretário e aos apoios administrativos;
- Distribuição junto aos monitores material solicitado pelos coordenadores de área;
- Acompanhar a realização das atividades do projeto aos sábados realizando o controle de frequência e de material necessário ao desenvolvimento das atividades;
- Organização de encontros de trabalho e avaliação junto aos monitores;
- Realizar visitas nos espaços educativos apresentando à coordenação as demandas observadas comparando-as com as apresentadas pelos coordenadores de áreas e monitores via relatório mensal;
- Participar mensalmente das reuniões de coordenação de área;
- Acompanhar os relatórios de visitas mensais aos espaços educativos realizados pelos coordenadores de área.
- Participar da capacitação promovida pela Coordenação do Programa;
- Auxiliar a secretaria na execução das atividades administrativas, em especial:
- Divulgação do projeto;
- Inscrição e matrícula dos alunos;
- Confecção e controle do banco de dados dos alunos, listas de Beneficiários para SEC e lista de cursistas;
- Contagem das aulas ministradas pelos professores monitores;
- Arquivamento das fichas matrícula dos alunos e materiais administrativos;
- Trabalhar com ferramentas do G Suíte (documentos, planilhas, apresentações, google meet, formulários on-line, agenda, drive etc.)
SECRETÁRIO DE APOIO ESCOLAR
- Participar da capacitação promovida pela Coordenação do Programa;
- Receber, guardar e administrar a distribuição dos materiais pedagógicos e de limpeza (se for o caso), destinados aos monitores e alunos envolvidos no Programa;
- Supervisionar o cumprimento do horário das aulas nos espaços educativos;
- Acompanhar e tabular a frequência dos professores/monitores e alunos, apresentando semanalmente as faltas dos monitores.
- Quando necessário auxiliar e/ou aplicar atividades pedagógicas no espaço educativo.
- Orientar e acompanhar a utilização de instrumento de registro de frequência discente;
- Manter a ordem e o bom convívio com todos os envolvidos no Programa;
- Participar das reuniões mensais e encontros promovidos pela Coordenação em horários opostos ao do seu turno de trabalho no Programa ou aos sábados;
- Entregar instrumentos de registros de frequência de professores monitores e alunos cursistas na(s) data(s) pré-estabelecida(s) pela Coordenação do Programa;
- Estar presente nas revisões, atividades complementares e outras ações promovidas pelo Programa;
- Auxiliar o secretário e a coordenação do Programa nos encaminhamentos necessários para o andamento das atividades e o atendimento dos monitores.
- Colaborar com a construção e aplicação de estratégias que visem a diminuição da evasão do aluno cursista.
- Monitorar, acompanhar e gerenciar grupos de whatsapp e outros Apps de comunicação social.
- O cumprimento da carga horária está atrelado às atividades realizadas no espaço educativo e as demandas administrativas e pedagógicas complementares.
- Organização, contabilização e distribuição dos materiais administrativos e pedagógicos (camisas e módulos) destinados aos espaços educativos;
- Controle e arquivo de todos os materiais distribuídos no Programa;
- Confecção, controle e arquivo das frequências dos professores monitores;
- Confecção das cadernetas de frequência mensal dos alunos;
- Arquivamento das fichas matrícula dos alunos e materiais administrativos;
- Participar das reuniões mensais e encontros promovidos pela Coordenação do Programa;
- Estar presente nas revisões, aulas de reforço e oficinas promovidas pelo Programa conforme escalonamento.
- Trabalhar com ferramentas do G Suíte (documentos, planilhas, apresentações, google meet, formulários on-line, agenda, drive etc.)