Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

ISSN e ISBN - como solicitar

Os autores pertencentes a comunidade acadêmica da UFRB que desejam obter o ISSN ou ISBN em suas publicações devem fazer a solicitação por intermédio da editora da UFRB - EDUFRB através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou do número: (75) 3621-7672.

O ISSN poderá ser solicitado pelos autores de resumos que já possuam o arquivo de Anais publicado, devendo informar a Editora o endereço eletrônico (URL) de cada texto, revista, ou outras listagens. A Editora também solicitará que seja enviada a folha de rosto do artigo, e, informada a quantidade de páginas, o nome dos organizadores, entre outras informações.

No caso do ISBN, o livro já deverá estar diagramado com a quantidade de folhas.

O órgão responsável pela expedição do número (ISSN, ou ISBN) emitirá uma GRU com taxa a ser paga pelo autor de valor tabelado.

O que é:

O ISSN (International Standard Serial Number) é a sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas.

Formado por um código numérico de 8 dígitos e de validade internacional, o ISSN foi criado para identificar publicações seriadas, àquelas editadas em partes sucessivas, que costumam ter periodicidade e frequência (publicação diária, quinzenal, mensal, semestral, anual), como revistas, relatórios, anuários e algumas monografias são alguns exemplos.

O ISSN não é obrigatório, mas ele ajuda na identificação mais rápida do título e do conteúdo da obra, seja ela nacional ou internacional. Além disso, ele é um dos mecanismos de controle da qualidade das revistas científicas.

O ISSN é atribuído por centros nacionais e regionais da rede internacional do ISSN. No Brasil, isso fica a cargo do Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN), sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia – IBICT.

Já o ISBN, International Standard Book Number, é um sistema internacional que identifica e individualiza os livros segundo autor, país, editora e número de edição.

Por ter atuação internacional, o ISBN é controlado por uma Agência Internacional, que delega funções a agências nacionais. A agência responsável por atribuir o ISBN aos livros editados no Brasil é a Biblioteca Nacional.

Para conseguir o ISBN de uma obra é preciso, primeiramente, se cadastrar na Agência como editor. Isto pode acontecer de duas formas: por pessoa física ou por pessoa jurídica.

O ISBN não é obrigatório, mas ele confere autoridade e credibilidade à obra, uma vez que ele a reconhece internacionalmente.

Livros, anais, seminários, monografias, encontros, publicações em braile, mapas e relatórios públicos são algumas das obras que recebem ISBN.

 

issnlogosibictlogogs1brasil1isbnlogo

 

Fontes: EDUFRB - Editora da UFRB/ Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Agência Brasileira do ISBN - Fundação Biblioteca Nacional.

 

Fim do conteúdo da página