05/05 - Lives do Cecult - Educação digital em tempos de pandemia: limites e possibilidades

Eniel

O Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da UFRB, em Santo Amaro (BA), estreia, nessa terça-feira (5 de maio), o projeto Lives do CECULT. A primeira live terá o tema “Educação Digital em tempos de pandemia: limites e possibilidades”, e tem como convidado o professor do Centro e doutor em Educação, Eniel Espírito Santo. “Iremos falar sobre a educação à distância e suas convergências e divergências como o ensino remoto emergencial adotado pelas instituições de ensino neste período de isolamento social”, diz. A mediação é do doutor, geógrafo e professor do Cecult, Roney Gusmão. A transmissão será pelo canal @cecult_ufrb no Instagram, a partir das 19 horas.

Projetos - Lives do CECULT é um dos projetos que vem sendo desenvolvido pelo Centro após as atividades presenciais e de ensino terem sido suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. Os projetos são coordenados por uma comissão de comunicação integrada ao Núcleo de Extensão do Cecult, a partir de uma demanda da direção do Centro, formada para pensar em ações estratégicas de comunicação internas, voltada para a circulação de informações importantes para a comunidade de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, quanto externas, fortalecendo os laços da Universidade com a sociedade neste momento difícil que atravessamos.

Para a professora Ludmila Carvalho, professora do Cecult, gestora do Núcelo de Extensão e coordenadora da Comissão de Comunicação, “a extensão tem atuado fortemente no estreitamento dos vínculos e na manutenção de atividades essenciais à vida universitária, visto que muitas atividades de natureza extensionista são ou podem ser adaptadas para o cenário virtual”.

Dessa forma, o Cecult tem promovido diversas ações no campo da educação, das artes e da cultura, com a produção de conteúdo para as redes sociais, projetos de literatura e de cinema, apresentações artísticas, cursos à distância e lives sobre assuntos relevantes ao contexto atual. A comissão de comunicação é formada pelos servidores Ludmila Carvalho, Ellen Melo, Layno Pedra, Nadja Vladi, Renata Gomes e Samuel Barros.