Revista Extensão da UFRB pauta música e arte em primeira edição multimídia

WhatsApp Image 2023 03 11 at 12.08.49

A Revista Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) chega à sua 23º edição, pautando as trilhas da cultura e das artes. Foram publicados nove artigos nas áreas temáticas do periódico além do dossiê “Música: formação, gestão e difusão", produzido em parceria com o projeto de extensão Música e Educação.

Esta edição traz publicada na capa a foto do Coletivo Xaréu. Fruto de atividades de extensão, ensino e pesquisa, o grupo atua na experimentação e formação musical, envolvendo diversos naipes, fontes musicais, estética sonora do Recôncavo da Bahia e do mundo pop musical. O Coletivo Xaréu, composto por mais de 20 músicos, é vinculado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) - uma das ações impulsionadas pelo projeto Música e Educação, coordenado por Daniele Canedo, Danillo Barata, Cláudio Manoel, Solon Mendes  e Ellen Mello e  financiado pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).

Para saber mais sobre a atuação da UFRB no campo da música, confira a entrevista, realizada pela Revista Extensão com Sólon Mendes, professor de arranjo e composição do CECULT - UFRB e coordenador do Coletivo Xaréu e do Coletivo Novos Cachoeiranos. Conheça também a Mostra de Música Negra do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (p.11) e a experiência da Oficina de Produção Cultural da Universidade Federal da Bahia (p.58).

Desde 2019, todas as edições da Revista Extensão trazem entrevistas com as temáticas escolhidas para a capa, além de difundir trabalhos acadêmicos de institutos e universidades de todas as regiões brasileiras. A novidade desta edição é que a entrevista está disponibilizada em vídeo, como forma de promover avanços do periódico no contexto da convergência digital, incorporando novas linguagens e recursos para modernizar e democratizar a revista digital de extensão da UFRB. Na Revista Extensão de número 23, basta clicar no link disponível ou fazer a leitura do QR-code para assistir a entrevista no canal da Proexc/UFRB.

A Revista Extensão tem o compromisso de fortalecer a Extensão Universitária e a Cultura como um processo formativo, pedagógico e cidadão, por meio da difusão de ações extensionistas publicadas em artigos científicos, relatos de experiências e entrevistas. Com periodicidade semestral, busca validar o conhecimento tradicional associado ao científico, produzido na relação indissociável entre a cultura, o ensino, a pesquisa, a extensão e as políticas afirmativas.

ACESSE A 23a. REVISTA EXTENSÃO EM PDF AQUI.