Aconteceu no último sábado (08/04/2023) às 16h na Casa do DUCA uma roda de conversa com o cordelista amargosense Carmelito de Andrade Souza.

O cordelista Carmelito é casado, pai de dois filhos, natural de Amargosa-Bahia, nascido em 13 de janeiro de 1957. Jornaleiro desde os 13 anos de idade, trabalhando há 44 anos com revistas e jornais. Sempre se manteve bem informado e há algum tempo tem se dedicado à literatura, escrevendo sobretudo literatura de cordel.

O evento contou com a presença do atual reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Prof. Dr. Fábio Josué Souza dos Santos, de professores da rede municipal, do Centro de Formação de Professores (CFP/UFRB) e do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia Sustentabilidade (CETENS/UFRB), do vereador Valter Baitinga, de estudantes de diversos níveis de ensino e do cordelista Antônio Carlos de Oliveira Barreto, de Santa Bárbara–Bahia.

A roda de conversa envolveu relatos do cordelista sobre como deu início à produção de literatura de cordel, seus projetos futuros e apresentação de suas obras.

O cordelista Antônio, como convidado especial, recitou algumas de suas obras e fez um breve relato de como conheceu o cordelista Carmelito, além de socializar com os participantes a sua vivência de ser cordelista.

Ao final do evento o cordelista Carmelito autografou obras, posou para fotos com os participantes e realizou sorteios de livros e cordéis para estudantes e professores presentes.

Fotos: Isabella Honorato Benfica da Costa e Julia Midori Costa Kinukawa (Casa do DUCA/UFRB/CFP)

Contatos dos cordelistas:

Cordelista Carmelito Andrade de Souza

Cordelista Antônio Carlos de Oliveira Barreto

Telefone: (71) 3329-3237/ 99196-4588

Instagram: @antoniobarretocordel

Com informações da Profa. Poliana Da Silva Lima Andrade/  Curso de Letras, LIBRAS e Língua Estrangeira

Centro de Formação de professores