cfpsaudev3

Notícias

Dentre as ações do projeto CFP Meio ambiente, está prevista a reutilização de banners usados. O material é comumente utilizado na universidade, para apresentações/divulgação de trabalhos em eventos acadêmicos.

Mas, o que fazer com estes materiais após o término dos eventos?

O banner confeccionado em lona vinílica é um material resistente e de difícil decomposição. Assim como os derivados do petróleo, o banner pode levar até 400 anos para se decompor de forma natural. Pensando nisso e na necessidade de criar hábitos sustentáveis, o Centro de Formação de Professores (CFP) desenvolveu uma campanha de arrecadação de banners usados para reutilização, disponibilizando caixa coletora para o descarte do material. Desta forma, professores e estudantes podem doar o banner usado de segunda a sexta, das 08h às 22h, na portaria do pavilhão administrativo do CFP.

A intenção do projeto é reciclá-los para confecção de sacolas ecológicas (ecobags) e reutilizá-los em horta orgânica e jardim. As sacolas ecológicas serão confeccionadas por associação parceira do projeto e distribuídas à comunidade. Na horta orgânica, os banners são utilizados para fazerem o isolamento do solo, evitando o contato e a perda de nutrintes. No jardim, o banner é utilizado no paisagismo como substituto da manta de bidim, para evitar o crescimento da vegetação e facilitar a manutenção.

Para o servidor Tiago Santiago, membro do projeto, a adoção de hábitos sustentáveis é uma necessidade de todos(as) e que podem comecar no ato de aquisição de um produto. "Muitas vezes, adquirimos produtos que vem com excessos de embalagens e que são descartados de imediato. Poder resignificar e reutilizar um material que antes iria para o lixo, pode muitas vezes, transformar a paisagem. Veja só, o exemplo dos jardins do CFP. Lá, utilizamos madeira de paletes, garrafões de água vencidos e pneus para decorar e melhorar o local".

Para saber mais sobre o Projeto CFP Meio ambiente, acesse: www.ufrb.edu.br/cfp/meioambiente

Confira algumas imagens:

Este artigo possui narração, clique no play abaixo para ouvir.

footer cfp meio ambiente