Docente do Curso de Tecnologia Assistiva participa de proposta vencedora do concurso de co-curadoria da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Publicado: Quinta, 06 Mai 2021 17:26 | Última Atualização: Quinta, 06 Mai 2021 17:52

No dia 29 de Abril o Instituto de Arquitetos do Brasil (IABsp), divulgou a proposta vencedora de co-curadoria para a 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. "Travessias" foi pensada por nove brasileiros de diferentes áreas de atuação: Carolina Piai Vieira, Larissa Francez Zarpelon, Louise Lenate Ferreira da Silva, Luciene Gomes, Pedro Cardoso Smith, Pedro Vinícius Alves, Raíssa Albano de Oliveira, Thiago Sousa Silva e Viviane de Andrade Sá.

Luciene Gomes é professora do Bacharelado em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UFRB. Ela é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, doutora em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. É pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Acessibilidade, Corpo e Cultura da Universidade Federal de Sergipe e do Grupo Arquitetura e Acessibilidade da Universidade Federal de São Paulo, coordenadora do Projeto de Extensão Pipoca e Paisagem da Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e colunista da Revista Reação.

Travessias afirma que “os tecidos urbanos das cidades brasileiras são estruturas marcadas pela fragmentação, descontinuidades e simultaneidades tanto físicas, como simbólicas. As origens destes tecidos estão enraizadas aos violentos processos de colonização e pela transferência das conformações de desigualdades e apagamentos para as cidades. A possibilidade de atravessamento pela imensa colcha de retalhos brasileira representa tanto o compartilhamento de urbanidades possíveis, como a oportunidade de reinterpretação de memórias coletivas ancestrais. O recorte curatorial Travessias propõe eixos de atravessamentos na cidade articulados a nós temporários de atividades coletivas da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.”

Para mais iinformações: https://www.iabsp.org.br/?noticias=travessias-e-a-proposta-vencedora-do-concurso-de-co-curadoria-da-13a-bienal-internacional-de-arquitetura-de-sao-paulo