Projetos de Pesquisa
Metodologia do Ensino de Filosofia: da pergunta filosófica à sequência didática
Coordenação: Ana Carolina Reis Pereira
Objetivo: Colaborar com a formação inicial dos professores de filosofia ao propor a investigação e produção de metodologias para o ensino desta área do conhecimento na atualidade. . Autores como Gallo (2012), Zabala (2010) e Cerletti (2008), nos ajudaram a problematizar a elaboração de sequências didáticas e sua adequação às mais recentes legislações educacionais e às especificidades de cada contexto de atuação. Adotando a metodologia da pesquisa-ação, o intuito é fornecer aos futuros professores bases conceituais e metodológicas para ensinar filosofia no atual contexto educacional brasileiro. O Projeto teve Bolsista PIBIC 2022-2023, com finaciamento FAPESB e Bolsista PIBIC 2023-2024, com finaciamento CNPQ.
Período de vigência: 18/02/2020 a 20/12/ 2023
O ensino de Filosofia Afrobrasileira: um resgate da identidade negra e indígena
Coordenação: Emanoel Luis Roque Soares
Objetivo: Construir elementos iniciais para uma filosofia afrodescendente que seja capaz de resgatar a nossa identidade, a partir das mitologias, contos e cantos africanos, afrodescendentes e indígenas, devidamente selecionados e pré-analisados, além de estudados com rigor filosófico para futuras discursões didática e dialética que sejam capazes de incentivar o filosofar. Usando o diálogo como método para o ensino da filosofia e destacando a escuta por parte do educador que é essencial na formação de um vínculo, abrindo mão da autoridade hierárquica entre ele e seus educandos, fomentar as perguntas, pois, sem as mesmas o filosofar não acontece.
Período de vigência: 2021 - Atual
Filosofia e educação: contra o processo colonizador
Coordenação: Fabio Falcão Oliveira
Objetivo: Estudar os pressupostos filosóficos da educação em suas dimensões: ética, estética, política, epistemológica, antropológica e histórica; investigar as teorias e paradigmas educacionais, com especial ênfase na filosofia iluminista francesa do século XVIII, nos estudos do pensamento e da cultura afro-brasileira e na história do ensino da filosofia no Brasil nos séculos XIX e XX, e nas relações entre direito e educação.
Período de vigência: 2020 - Atual
Moral e Religião: diálogos possíveis entre Bergson e Freud
Coordenação: Profa. Geovana da Paz Monteiro
Objetivo: A pesquisa pretende, primeiramente, abordar a relação entre moral e religião a partir da obra As duas fontes da moral e da religião (1937), de Henri Bergson (1859-1941); em seguida, buscaremos destacar aproximações possíveis entre o pensamento de Bergson e as ideias do médico austríaco Sigmund Freud (1856-1939), apresentadas nas obras Totem e tabu (1913), O mal estar na civilização (1930) e O futuro de uma ilusão (1926). Haveria um traço de união entre as ideias destes autores conduzidos pela suspeita de que, no decorrer do processo evolutivo, a socialização do humano se deu paralelamente à manutenção de certas proibições morais ou tabus, os quais, na visão de Bergson, serviriam como entrave à possibilidade de uma moral mais aberta e, por fim, à possibilidade de se atingir uma experiência genuinamente mística.
Período de vigência: 2016 - Atual
Desejo e Prazer em Michel Foucault
Coordenação: Profa. Giovana Carmo Temple
Objetivo: Considerando a análise desta genealogia do sujeito de desejo feita por Foucault a partir da história da sexualidade, este projeto buscará mostrar como Foucault parece preferir a noção de prazer, e não de desejo, para pensar uma economia geral do prazer que não seja sexualmente normatizada.
Período de vigência: 01/07/ 2020 - 01/07/2022
Sobre a democracia: a representação política em questão
Coordenação: Prof. José João Neves Barbosa Vicente
Objetivo: Pesquisar o sentido e o significado da democracia a partir da Grécia Antiga, no intuito de entender o mecanismo da representação política amplamente utilizado nas democracias atuais, e descobrir o motivo da sua introdução e qual a sua verdadeira função nesse sistema político.
Período de vigência: 2016 - Atual
Potencialidades da fotografia como método – pensamento e imagem
Coordenação: Prof. Kleyson Rosário Assis
Objetivo: Há muitas possibilidades para a utilização da fotografia como método no trabalho em educação e afins. O pressuposto básico é de que as imagens são portadoras de pensamento. Desde a perspectiva filosófica adotada aqui, pensamento, imagem e linguagem caminham juntos. Enquanto portadoras de pensamento, as imagens fotográficas também nos fazem pensar, assim como comunicam. A escrita é uma forma de linguagem-imagem-pensamento. Na academia ela tem sido marcada pela lógica cartesiana. Aqui pretendemos abordá-la de forma multifacetada, considerando seus aspectos de observação sensível e imaginativo. O olhar que também escuta – uma atitude cotidiana manifesta, por exemplo, quando dizemos: “Veja essa música como é bonita”. Ao adotar a fotografia como método, os caminhos são infinitos.
Período de vigência: 2020 - Atual
Estética, cinema e temporalidade: Bergson e Deleuze
Coordenação: Prof. Pablo Enrique Abraham Zunino
Objetivo: Os objetivos do projeto são: (1) caracterizar a estética da imagem a partir da leitura deleuzeana da teoria das imagens de Bergson; (2) indicar de que modo esta estética pode ser pensada como uma ontologia da imagem decorrente das análises de Cinema 1 e Cinema 2 ; (3) Verificar como a crise da imagem ação, no cinema, dá lugar a uma política da imagem que consiste em dar voz às minorias ou aos “movimentos aberrantes” da sociedade contemporânea; (4) pensar junto com Deleuze e seus intercessores uma pedagogia da imagem que nos ajude a reflexionar sobre a nossa própria atividade filosófica e educativa no mundo atual.
Período de vigência: 19/08/2019 - 18/08/2023
O possível e o necessário na construção de teorias filosóficas e científicas
Coordenação: Prof. Rafael dos Reis Ferreira
Objetivo: De modo geral, investigarei como o sujeito epistêmico torna-se capaz de construir teorias filosóficas e científicas sobre o mundo. Em específico, investigarei, a partir principalmente do referencial da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como que a construção de implicações lógicas em sistemas de esquemas sobre signos permite que o sujeito estabeleça relações de possibilidade e necessidade, condição para as explicações filosóficas e científicas construídas pelo sujeito sobre a realidade.
Período de vigência: 08/2021 - 08/2024
Política e ideologia no Ensino de Filosofia no Brasil
Coordenação: Prof. Ricardo Henrique Resende Andrade
Objetivo: Esta pesquisa concentra um duplo objetivo, primeiro é o de realizar um mapeamento da orientação política e seus reflexos ideológicos e partidários entre alguns dos principais filósofos brasileiros que foram professores/as ou autores/as de livros didáticos de filosofia desde a metade do século IX até o ano 2020 e estudar os seus impactos no ensino e na divulgação da filosofia no País; segundo, o de realizar um estudo nos exames de acesso universitário por via do ENEM e de avaliação do ensino superior via o ENAD, com o fito de avaliar a composição das questões de filosofia política sob o ponto de vista dos conhecimentos tradicionalmente exigidos nesse campo em toda sua diversidade histórica e cultural e observar se existe - e, em caso afirmativo, em que medida e qualidade - uma possível relação entre essas questões e uma eventual adesão prévia, supostamente exigida aos candidatos, em relação aos posicionamentos de viés político-ideológicos de esquerda (socialista) ou direita (liberal ou conservadora) para que possam respondê-las com acerto; pretende-se confrontar os exames realizados na última década (2009-2018) com os que serão praticados a partir de 2019 até 2022.
Período de vigência: 11/2019 - 03/2023
O Ser Genêrico no jovem Marx
Coordenação: Ronaldo Crispim Sena Barros
Objetivo: Investigar a teoria do ser social no jovem Marx e no movimento do jovem hegeliano de esquerda: Feuerbach, Bruno Bauer, Max Steiner e Arnold Ruge.
Período de vigência: 2009 - Atual
Linguagem, pensamento e realidade na genealogia da lógica
Coordenação: Prof. Thiago Rodrigo de Oliveira Costa
Objetivo: Trata-se de investigar na genealogia da lógica o lugar que o discurso ocupa entre o pensamento e a realidade indo do paradoxo de Epimênides à disciplinarização da lógica no helenismo.
Período de vigência: 2020 - 2024
<Voltar ao início da página do NUPEF>