Logo

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

 As inscrições com apresentação de trabalhos foram prorrogadas até o dia 04 de abril de 2016.

 Todos os trabalhos aprovados e apresentados no III Fórum de Licenciaturas da UFRB serão publicados nos anais do evento. ISSN nº 2446-5070

 

Prezado(a) autor(a), agradecemos imensamente o seu interesse em participar do III Fórum de Licenciaturas da UFRB/ IV Seminário do PIBID UFRB/ I Seminário do PIBID Diversidade da UFRB.

Para submeter o seu trabalho, é necessário:

  • Preencher a ficha de submissão de trabalhos, disponível no site https://www2.ufrb.edu.br/fl2016/;
  • Indicar, no formulário de inscrição, o eixo temático ao qual o trabalho está vinculado;
  • Anexar o trabalho, o qual deverá estar salvo em  formato de documento do Microsoft Word (versão 6.0 ou superior) ou Open Office (versão 1.0 ou superior).

Obs: No caso dos trabalhos com mais de um autor(a), deverão ser obrigatoriamente informados os nomes de todos(as) os(as) autores(as) na ficha de submissão de trabalhos. Somente serão avaliados os trabalhos que tiverem atendido a essa solicitação.

 

Cada inscrito no evento poderá apresentar, no máximo, 2 (dois) trabalhos como autor, sem limites para coautor. Cada trabalho deverá ter o máximo de 5 autores.

Serão aceitos trabalhos relativos às diferentes temáticas do evento. Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de Comunicação Oral – nas categorias Comunicação Científica (CC) e  Relato de Experiência (RE) – ou  na modalidade Pôster (PT).

Os trabalhos deverão ser digitados em programa Microsoft Word (versão 6.0 ou superior) ou Open Office (versão 1.0 ou superior). O título do arquivo deverá conter a sigla da categoria do trabalho (CC, RE ou PT) e do eixo temático (E1, E2, E3, E4, E5, E6, E7 ou E8), seguida da sigla da instituição e do sobrenome do(a) primeiro(a) autor(a). Por exemplo: CC_E1_UFRB_Silva.doc; RE_E3_UNEB_Santos.doc; PT_E8_UESC_Nunes.doc.

Os trabalhos na modalidade “Comunicação Científica” deverão conter de 6 a 10 laudas e na modalidade “Relato de Experiência” deverão conter de 4 a 8 laudas. Essas duas modalidades de trabalhos serão organizadas em sessões de apresentação oral. Cada participante terá 15 (quinze) minutos para exposição oral do trabalho e 5 (cinco) minutos para discussão com os presentes na sessão.

 Os trabalhos na modalidade “Pôster” deverão conter de 3 a 5 laudas. O formato dos pôsteres para exposição é de 100 cm de altura e 80 cm de largura.

Todos os trabalhos submetidos deverão conter título; eixo temático; nome, filiação institucional e e-mail dos autores; resumo e palavras-chave; referências. Os trabalhos na modalidade “Comunicação Científica”, com exceção de trabalhos (ensaios) teóricos, devem conter introdução (com problemática e objetivos bem delineados), fundamentação teórica, metodologia, resultados parciais ou finais, discussão e conclusão. Os trabalhos na modalidade “Relato de Experiência” e “Pôster” deverão conter introdução (incluindo campo de estudo), objetivos, metodologia, resultados parciais ou finais, discussão e conclusão.

Todos os trabalhos submetidos deverão estar vinculados a um dos eixos temáticos do evento:

Eixo 1: Iniciação à Docência e outras Políticas de Formação de Professores

Eixo 2: Práticas Pedagógicas na Educação Básica e o Estágio na Formação de Professores

Eixo 3: Currículo e Interdisciplinaridade

Eixo 4: Educação Inclusiva e outros Desafios Atuais da Docência

Eixo 5: Linguagens e Tecnologias Educacionais

Eixo 6: Educação e Diversidades

Eixo 7: Ensino de Ciências e Matemática

Eixo 8: Juventude, Educação, Trabalho e Sociedade

 

Instruções específicas 

  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Formato da página: A4.
  • Margens: esquerda e superior = 3 cm; direita e inferior = 2 cm
  • Alinhamento: com exceção do título e do eixo temático (que devem ser centralizados) e dos dados dos autores (os quais devem ser alinhados à direita), o trabalho deverá ser justificado à direita e à esquerda.
  • Espaçamento: 1,5 entre as linhas. Deixar um espaço entre o título, o eixo temático, o nome dos autores e o início de cada seção.
  • Numeração das páginas: não devem ser numeradas.
  • Não utilizar cabeçalhos e notas de rodapé: se for preciso utilizar notas, essas deverão ser apresentadas no final do trabalho, após as referências.
  • Título: centralizado, com letras maiúsculas (caixa alta) e em negrito.
  • Eixo Temático: centralizado e escrito como apontado anteriormente.
  • Nome do(s) autor(es): o nome de cada autor(a) deverá ser seguido da filiação e e-mail. Deixar um espaço em branco entre o eixo temático e o nome dos autores.
  • Resumo: deve vir depois dos dados dos autores. Não poderá ultrapassar 250 palavras. Utilizar espaçamento simples e apresentar, após o resumo, de 3 a 5 palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. A construção e apresentação do resumo devem ser feitas conforme as normas da ABNT – NBR 6028.
  • Ênfase: usar apenas itálico (não sublinhar, nem negritar) para palavras dentro do texto. Usar letras maiúsculas em negrito para o título e todos os subtítulos, agradecimentos, referências e anexos/apêndices.
  • Recuo de parágrafo: a primeira linha de cada parágrafo deve ser recuada em 1,25 centímetros.
  • Referências: as referências bibliográficas deverão se ater apenas às obras citadas no trabalho, por ordem alfabética de sobrenome do autor, seguindo as normas da ABNT – NBR 6023, ano 2012.
  • Figuras e tabelas: incluir figuras, quadros e tabelas dentro do corpo do texto, seguindo as normas vigentes da ABNT.

 

Obs.: Para participar do evento não é obrigatória a inscrição de trabalhos. É possível se inscrever no evento como ouvinte, com direito a certificado de participação e outros materiais distribuídos aos demais participantes.

 

Critérios de Avaliação

O presidente do Comitê Científico do III Fórum de Licenciaturas da UFRB/ IV Seminário do PIBID UFRB/ I Seminário do PIBID Diversidade da UFRB encaminhará o trabalho a ser avaliado para dois pareceristas do Grupo Avaliador.

Os pareceristas procederão à avaliação, assinalando o nível atingido: alto (3 pontos), médio (2 pontos), baixo (1 ponto) e não se aplica (0 pontos) a cada um dos seguintes critérios de avaliação, constantes nos Quadros 1, 2 e 3.

 

Quadro 1 – Aspectos avaliados nas CC submetidas ao III Fórum de Licenciaturas da UFRB/ IV Seminário do PIBID UFRB/ I Seminário do PIBID Diversidade da UFRB Aspectos avaliados Pontuação

Quadro1

 

Quadro 2 – Aspectos avaliados nos RE submetidos ao III Fórum de Licenciaturas da UFRB/ IV Seminário do PIBID UFRB/ I Seminário do PIBID Diversidade da UFRB.

quadro2

 

Quadro 3 – Aspectos avaliados nos PT submetidos ao III Fórum de Licenciaturas da UFRB/ IV Seminário do PIBID UFRB/ I Seminário do PIBID Diversidade da UFRB

quadro3

 

Para as comunicações científicas e os relatos de experiências serem aceitos, deverão atingir pelo menos 12 (doze) pontos. Os trabalhos serão classificados nas seguintes categorias: a) Aceito sem reservas (de 19 a 24 pontos); b) aceito com reservas (de 12 a 18 pontos) e c) recusado (11 pontos ou menos). No caso dos pôsteres, a pontuação mínima para aprovação deve ser 10 (dez) pontos e serão classificados nas seguintes categorias: a) Aceito sem reservas (de 17 a 21 pontos); b) aceito com reservas (de 10 a 16 pontos) e c) recusado (9 pontos ou menos).

Quando os dois pareceres forem diferentes (favorável e não favorável), o trabalho será encaminhado a um terceiro parecerista que definirá o status do trabalho.

No caso de ser aceito com reservas, os pareceristas deverão consubstanciar seu parecer, sugerindo mudanças, acréscimos, dentre outros. Esse parecer será encaminhado aos autores a fim de tomarem as providências cabíveis no trabalho que deverá ser reencaminhado em versão final. 

 

Prazos

prazos

Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do III Fórum de Licenciaturas da UFRB/ IV Seminário do PIBID UFRB/ I Seminário do PIBID Diversidade da UFRB.

Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..