Fórum tem inscrições abertas para concursos, premiações e monitoria
Estão abertas as inscrições de trabalhos a serem apresentados nos GT, de propostas para o Prêmio Damário Dacruz de Fotografia, do Concurso de Literatura: Contos, Crônicas e Poemas e do Prêmio Lélia González, para pesquisas que tratem da temática geral do Fórum 2013 ou abordem traços biográficos de Lélia González ou de assuntos e temas pesquisados pela ativista e intelectual das questões raciais no Brasil e do feminismo negro.
Para maiores informações e inscrições em GTs, concursos e premiações, os interessados devem acessar a página de Editais. Além das modalidades com inscrições abertas supracitadas acima, encontra-se disponível para inscrição o edital de Monitoria.
O Fórum - A UFRB realizará entre os dias 20 e 22 de novembro de 2013, em Cruz das Almas, a segunda edição do Fórum Internacional 20 de Novembro e a sétima edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social, celebrando a data máxima para a luta dos afro-brasileiros pela dignidade e igualdade de direitos. O tema geral desse ano é “Populações Negras e a Sociedade do Conhecimento no Século XXI”.
O evento busca fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas e reunir pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade. Integrando o II Fórum 20 de Novembro, acontece o VII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. Na programação consta apresentação de grupos de trabalhos, conferências, simpósios, rodas de conversa, mesas-redondas, oficinas e minicursos, editais para produções acadêmicas, literárias e fotográficas, feira de arte e cultura negra, premiações, mostra de filmes e performances artísticas. São esperados milhares de participantes - entre pesquisadores brasileiros, de países da África e da diáspora, como Estados Unidos, Costa Rica e Cuba. Durante o encontro, algumas dessas personalidades serão agraciadas como o Prêmio Mário Gusmão, em reconhecimento pela contribuição aos direitos das comunidades negras.
Pesquisadores e artistas - Entre os palestrantes, estão nomes destacados das reflexões étnicos-raciais, como Edson Cardoso, Joelzito Araújo, Rita Batista, Nilma Lino Gomes, Wlamyra Albuquerque, José Carlos Limeira, Walter Fraga, Vanda Machado, Ekedi Sinha da Casa Branca, além do angolano Camilo Afonso e o moçambicano Severino Ngoenha, lideranças quilombolas, jovens do hip hop, entre outros pesquisadores. Também já está confirmado o show gratuito do cantor carioca Luiz Melodia, dia 22 de outubro, às 20h30.