Submissão de Trabalhos
Prezado (a) autor(a), agradecemos imensamente seu interesse em participar II EMAT. Para submeter o seu trabalho atente para os seguintes pontos:
- Preencher a ficha de submissão de trabalhos e baixar o template do trabalho.
- Fazer o pagamento da taxa de inscrição.
- Todos os autores dos trabalhos, no momento de submetê-los, deverão obrigatoriamente proceder à inscrição no evento. Somente serão avaliados os trabalhos que tiverem atendido a esta solicitação.
- Enviar a ficha de submissão dos trabalhos e o trabalho, juntamente com comprovante de inscrição (comprovante de depósito) para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Serão aceitos trabalhos, relativos às diferentes temáticas que constituem a Educação Matemática e a Matemática. Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de comunicação científica, relatos de experiência, pôster, minicurso e projetos de pesquisa de alunos de graduação, essa última modalidade objetiva discutir projetos em andamentos e assim, contribuir com os projetos de TCC dos discentes.
As Comunicações Científicas (CC), Relatos de Experiência (RE), Pôsteres (PT), Minicursos (MC) e Projetos de Pesquisa de alunos de graduação (PP) deverão ser escritos e salvos em documento do Word 6.0 ou superior, cujo nome deve conter as siglas da categoria do trabalho (CC, RE, PT, MC ou PP), seguida da sigla da instituição e do sobrenome do primeiro autor, por exemplo: CC_UNEB_Silva.doc; RE_UNEB_Santos.doc; PT_UESC_Nunes.doc; MC_UESB_Jesus.doc, PP_UFRB_Lima.doc, etc.
Os trabalhos na modalidade “Comunicações Científicas” (CC) deverão conter de 6 a 10 páginas, na modalidade Relatos de Experiência (RE) deverão conter de 4 a 8 páginas e na modalidade Projetos de Pesquisa de alunos de graduação (PP) deverão conter de 3 a 6 páginas. Essas três modalidades de trabalhos serão organizadas em sessões de apresentação oral. A apresentação de trabalho contará com 15 minutos para exposição oral e 5 minutos para discussão com os presentes na sessão.
Os pôsteres e os minicursos deverão conter de 4 a 7 páginas. O formato dos pôsteres para exposição é de 100 cm de altura e 90 cm de largura. Os minicursos terão uma duração de cerca de três horas em duas sessões.
Todos os trabalhos submetidos deverão conter título; nome, filiação institucional e e-mail dos autores; resumo e palavras-chave; referências. Os trabalhos na modalidade “comunicação científica”, com exceção de trabalhos (ensaios) teóricos, devem conter introdução com problemática anunciada, metodologia, resultados parciais ou finais, discussão e conclusão.
Instruções específicas
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
- Alinhamento: com exceção do título e dados dos autores (os quais devem ser centralizados), o trabalho deverá ser justificado à direita e à esquerda.
- Espaçamento: entre linhas iguais a 1,5 linhas. Deixar um espaço entre o título, o nome dos autores e início de cada seção.
- Numeração das páginas: não devem ser numeradas.
- Não utilizar cabeçalhos e notas de rodapé: se for preciso utilizar notas elas deverão ir ao final do trabalho após as referências.
- Titulo: centralizado em maiúscula e negritado.
- Nome do(s) autor(es): o(s)nome do(s) autor(es) deverá ser seguido da filiação e e-mail. Deverá ser sublinhado o nome do autor que fará a apresentação do trabalho. Deixar um espaço em branco entre o título e nome dos autores.
- Resumo: deve vir depois dos dados dos autores deixando uma linha em branco. Não poderá ultrapassar 250 palavras. Espaçamento simples e vir acompanhado de 3 a 5 palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. A construção e apresentação do resumo devem ser feitas conforme as normas da ABNT – NBR 6028.
- Ênfase: usar apenas itálico (não sublinhar, nem negritar) para palavras dentro do texto.Usar letras maiúsculas em negrito para o título e todos os subtítulos, agradecimentos, referências e anexos/apêndices.
- Recuo de parágrafo: a primeira linha de cada parágrafo deve ser recuada em 1,25 centímetros.
- Referências: as referências bibliográficas deverão se ater apenas às obras citadas no trabalho, por ordem alfabética de sobrenome do autor, seguindo as normas da ABNT – NBR 6023, ano 2012.
- Figuras e tabelas: incluir figuras, quadros e tabelas dentro do corpo do texto, seguindo as normas vigentes da ABNT.
- No caso de Minicurso, deverá ser especificado o público alvo, o número de vagas e os recursos necessários. Como a quantidade de recursos tecnológicos é limitada, esclarecemos que os interessados em submeter minicursos que requeiram o uso de Laboratórios de Informática, bem como de softwares específicos deverão especificar na proposta e na ficha de submissão de trabalhos. A comissão organizadora avaliará a possibilidade de atender a demanda solicitada.
- Em todas as salas serão disponibilizadas quadro branco, pinceis e projetor de imagens. Fotocópias e materiais ficarão por conta dos ministrantes.
Obs.: para participar do evento não é obrigatória a inscrição de trabalhos. Pode-se participar do evento como ouvinte com direito a certificado de participação e outros materiais distribuídos aos participantes.
Critérios de Avaliação
Os trabalhos a serem apresentados no II EMAT serão submetidos por e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.). O presidente do Comitê Científico encaminhará o trabalho para avaliação, para dois pareceristas do Grupo Avaliador, distintos da instituição de origem do(s) autor(es) do trabalho.
Os pareceristas procederão à avaliação, assinalando o nível atingido: alto (3 pontos), médio (2 pontos), baixo (1 ponto) e não se aplica (0 pontos) a cada um dos seguintes critérios de avaliação, constantes no Quadro 1, 2, 3, 4 e 5.
Quadro 1 – Aspectos avaliados nas CC submetidas ao II EMAT
Aspectos avaliados |
Pontuação obtida |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Total |
|
Quadro 2 – Aspectos avaliados nos MC submetidos ao II EMAT
Aspectos avaliados |
Pontuação obtida |
1. Clareza na apresentação da proposta. |
|
2. Relevância e clareza do objetivo. |
|
3. Clareza e qualidade das atividades que serão desenvolvidas. |
|
4. Qualidade conceitual e aspectos teóricos. |
|
5. Indicação do nível a que se destina. |
|
6. Contribuição para a sala de aula. |
|
7. Qualidade da escrita, organização, clareza e estilo. |
|
8. O texto está formatado conforme as normas do evento (referências bibliográficas, tabelas e figuras, palavras-chave, template, ...)? |
|
Total |
|
Quadro 3 – Aspectos avaliados nos PT submetidos ao II EMAT
Aspectos avaliados |
Pontuação obtida |
1. Clareza na apresentação da proposta. |
|
2. Relevância e clareza do objetivo do trabalho. |
|
3. Qualidade conceitual e aspectos teóricos. |
|
4. Qualidade no delineamento do trabalho, ou seja, aspectos metodológicos (metodologia, procedimentos, ...) em caso de pesquisa e aspectos do seu desenvolvimento (contexto, envolvidos, materiais, ...) em caso de relato. |
|
5. Qualidade da discussão e crítica dos resultados alcançados ou esperados. |
|
6. Qualidade da escrita, organização, clareza e estilo. |
|
7. O texto está formatado conforme as normas do evento (referências bibliográficas, tabelas e figuras, palavras-chave, template, ...)? |
|
Total |
|
Quadro 4 – Aspectos avaliados nos RE submetidos ao II EMAT
Aspectos avaliados |
Pontuação obtida |
1. Clareza na apresentação da experiência relatada. |
|
2. Relevância e clareza do objetivo do trabalho. |
|
3. Qualidade conceitual e aspectos teóricos. |
|
4. Clareza na descrição do contexto, dos envolvidos, dos materiais utilizados, da situação problema e do desenvolvimento dos fatos. |
|
5. Reflexões e discussões a partir do caso relatado. |
|
6. Contribuição do relato para a formação do professor que ensina matemática. |
|
7. Qualidade da escrita, organização, clareza e estilo. |
|
8. O texto está formatado conforme as normas do evento (referências bibliográficas, tabelas e figuras, palavras-chave, template, ...)? |
|
Total |
|
Quadro 5 – Aspectos avaliados nos PP submetidos ao II EMAT
Aspectos avaliados |
Pontuação obtida |
1. Clareza na apresentação da proposta. |
|
2. Relevância e clareza do objetivo do trabalho. |
|
3. Qualidade conceitual e aspectos teóricos. |
|
4. Qualidade no delineamento do trabalho, ou seja, aspectos metodológicos (metodologia, procedimentos, ...). |
|
5. Qualidade na apresentação dos resultados esperados. |
|
6. Qualidade da escrita, organização, clareza e estilo. |
|
7. O texto está formatado conforme as normas do evento (referências bibliográficas, tabelas e figuras, palavras-chave, template, ...)? |
|
Total |
|
Para as comunicações científicas, os relatos de experiências e os minicursos serem aceitos, esses devem atingir pelo menos 12 (doze) pontos. Os trabalhos serão classificados nas seguintes categorias: a) Aceito sem reservas (de 19 a 24 pontos); b) aceito com reservas (de 12 a 18 pontos) e c) recusado (11 pontos ou menos). No caso dos pôsteres e projetos de pesquisa de alunos de graduação a pontuação mínima para aprovação deve ser 10 (dez) pontos e serão classificados nas seguintes categorias: a) Aceito sem reservas (de 17 a 21 pontos); b) aceito com reservas (de 10 a 16 pontos) e c) recusado (9 pontos ou menos).
Quando os dois pareceres forem diferentes (favorável e não favorável), o trabalho será encaminhado a um terceiro parecerista que definirá o status do trabalho.
No caso de ser aceito com reservas, os pareceristas deverão consubstanciar seu parecer, sugerindo mudanças, acréscimos, dentre outros. Esse parecer será encaminhado aos autores a fim de tomarem as providências cabíveis, retornando novamente aos avaliadores para o parecer final.
Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais eletrônico do II EMAT.
Os trabalhos deverão ser enviados para o seguinte email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.