Grupos de Pesquisas
Nome do Grupo: Saúde Única
Líder(s) do Grupo de Pesquisa:
Drª. Ludmilla Santana Soares e Barros (Líder) - http://lattes.cnpq.br2015070986925198, Drª. Tatiana Pacheco Rodrigues (Líder) - http://lattes.cnpq.br/9045088916494560
Descrição: Educação em saúde - Reflexão crítica sobre o papel das ações educativas realizadas pelos profissionais que atuam na área de defesa vegetal e animal para o desenvolvimento agropecuário. As diferentes abordagens da educação em saúde no Brasil. O processo de comunicação na educação em saúde. Métodos e estratégias de educação - O processo de aprender ao de ensinar. A aprendizagem significativa. Contextualização das tendências pedagógicas.
Link de Acesso na Plataforma Lattes do CNPq:dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0089910256244189
Nome do Grupo: Infectologia e saúde única (GPISOH)
Líder(s) do Grupo de Pesquisa:
Dr. Robson Bahia Cerqueira (Líder) - http://lattes.cnpq.br/4784249210474666
Descrição: A Infectologia é a especialidade médica que aborda as doenças infecciosas sejam estas causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários. No entanto, devido à carência de infectologistas na medicina veterinária e à falta de informação da população sobre o papel do infectologista e sua função na saúde única, a grande maioria dos profissionais médicos veterinários tem atendido casos de enfermidades infecciosas desconhecidas. Por ser um especialista acostumado a lidar com doenças localizadas nos mais variados órgãos do corpo, em geral o infectologista também tem uma visão global do paciente, também frequentemente exercendo a prática de clínica geral. Um dos principais papéis do Infectologista repercute em 4 grandes áreas: Diagnóstico clínico e laboratorial; tratamento das doenças infecciosas e parasitárias; Imunizações (Vacinação); Aconselhamento na Prescrição de Antimicrobianos; Interface entre a saúde do homem, anmais e meio ambiente contribuindo para controle da doenças zoonoses.
Link de Acesso na Plataforma Lattes do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/21579
Link do site: https://www2.ufrb.edu.br/doencasinfecciosas/
Nome do Grupo: Morfofunção Animal
Líder(s) do Grupo de Pesquisa: Drª. Ana Karina da Silva Cavalcante (Líder) - http://lattes.cnpq.br/7760291869946880
Drª. Ana Paula Cardoso Peixoto (Líder) - http://lattes.cnpq.br/3844839370836639
Descrição: Promover o desenvolvimento e qualificação científica de docentes e discentes nas áreas relacionadas à morfofunção animal e saúde animal, por meio da articulação de projetos de pesquisa e extensão, organização de material técnico como artigos científicos, cartilhas e manuais, bem como promoção de atividades ligadas à difusão de tecnologia para a comunidade.
Link de Acesso na Plataforma Lattes do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3486190999758208