Pós-graduação

UFRB abre primeira seleção para Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

Primeira turma terá 24 vagas e será ofertada de forma híbrida no Campus de Amargosa

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga edital para a primeira seleção do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da instituição, que será ofertado no Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa. Para a turma inaugural, a UFRB ofertará 24 vagas, com início previsto para o semestre letivo 2027.1.

Podem participar candidatos com diploma de graduação reconhecido pelo MEC que sejam professores regentes de classe, com carga horária mínima de 20 horas semanais, em efetivo exercício na Educação Básica da rede pública municipal, estadual ou federal, em sala regular ou em salas de recursos multifuncionais no atendimento educacional especializado.

No âmbito da UFRB, o edital prevê vagas nas linhas de pesquisa Educação Inclusiva, Diversidade e Justiça Social; Educação Inclusiva, Acessibilidade e Tecnologias; e Formação Docente, Currículo e Práticas Pedagógicas Inclusivas.

O curso  será ofertado em formato híbrido, com aulas remotas e encontros presenciais, no Campus de Amargosa.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas pela internet, até as 16h59min do dia 6 de outubro de 2026, pelo horário de Brasília, por meio, exclusivamente, do sistema nacional de seleção do PROFEI. Não serão realizadas inscrições pelo SIGAA/UFRB. O valor da inscrição é R$ 130.

Para os procedimentos institucionais de heteroidentificação e análise da condição de pessoa com deficiência, os candidatos deverão utilizar o formulário específico da UFRB.

Sobre o PROFEI

O PROFEI é um programa de pós-graduação stricto sensu focado na formação continuada de professores da educação básica, visando aprimorar práticas pedagógicas e desenvolver tecnologias assistivas para o atendimento de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. O credenciamento da UFRB na rede nacional do programa foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), inserindo a instituição em um esforço articulado que envolve diversas universidades públicas do país. 

O PROFEI é ofertado em rede nacional e, nesta seleção, disponibiliza 700 vagas distribuídas entre 31 instituições de ensino superior (IES) credenciadas, incluindo a UFRB. 

Acesse o edital para mais informações sobre a seleção.

Na dúvida, fale conosco!