I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural
A proposta deste I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural é debater questões contemporâneas na gestão do patrimônio e as abordagens teóricas sobre arqueologia e patrimônio no âmbito das pesquisas regionais.
O evento será realizado nos dias 29 e 30 de agosto de 2019, no auditório da Fundação Hansen Bahia, Cachoeira, Bahia. O credenciamento será realizado no primeiro dia do evento, antes da mesa de abertura. Pelo turno matutino serão realizadas mesas-redondas e pela tarde acontecerão os minicursos.
O seminário é voltado aos profissionais da área de patrimônio, agentes culturais, servidores de órgãos de tutela do patrimônio, arqueólogos, estudantes de graduação e pós-graduação da área e áreas afins, além de membros da comunidade local. Confira a programa completa.
----------------------------------------------
PROGRAMAÇÃO
DIA 29 DE AGOSTO DE 2019
8:00 às 8:30: Credenciamento.
8:30 às 9:00: Mesa de abertura. Participantes: Pró-Reitor(a) da PPGCI, Prof. Jorge Cardoso (Diretor do CAHL), Prof. Carlos Costa (Coordenador do PPGap) e Gabriel Carvalho (representação estudantil).
9:00 às 12:00: Mesa-redonda Centros históricos e patrimônio arquitetônico. Participantes: Profa. Carolina Fialho Silva e Prof. Nivaldo Andrade. Mediação: Prof. Ricardo José Brügger Cardoso.
12:00 às 14:00: Pausa do almoço.
14:00 às 17:00: Minicursos:
Minicurso 1 - Trajetórias patrimoniais do município de Cachoeira.
Minicurso 2 - Descontruindo os cemitérios, construindo os espaços cemiteriais.
Minicurso 3 - Patrimônio Arqueológico versus Desenvolvimento Econômico: quem vence essa luta?
Minicurso 4 - Técnicas antigas de policromia e douramento.
DIA 30 DE AGOSTO DE 2019
9:00 às 12:00: Mesa redonda “Discursos arqueológicos: intersecções entre a academia e a sociedade”. Participantes: Prof. Carlos Costa, Prof. Luydy Fernandes, Prof. Celito Kestering, Prof. Aldrin da Costa Cruz e Cacique Antônio de Carvalho (Etnia Tamoquim). Mediação: Profa. Fabiana Comerlato.
Lancamento do livro "O índio no livro didático de História e a (des)construção de representações pelo professor indígena Pataxó", do autor Aldrin da Costa Cruz.
12:00 às 14:00: Pausa do almoço
14:00 às 17:00: Minicursos:
Minicurso 1 - Trajetórias patrimoniais do município de Cachoeira.
Minicurso 2 - Descontruindo os cemitérios, construindo os espaços cemiteriais.
Minicurso 3 - Patrimônio Arqueológico versus Desenvolvimento Econômico: quem vence essa luta?
Minicurso 4 - Técnicas antigas de policromia e douramento.
----------------------------------------------
INSCRIÇÕES
As inscrições serão presenciais no ato do credenciamento. Será cobrado o valor de R$ 5,00 (cinco reais), a ser destinado a aquisição de materiais de desenho para o projeto Traço & Cor, realizado na comunidade do alto da Ladeira do Milagre, em São Félix, no Centro Cultural Santa Bárbara.
----------------------------------------------
SÍNTESE DOS MINICURSOS
Minicurso 1: Trajetórias patrimoniais do município de Cachoeira.
Ministrantes: Gabriel Carvalho Santos e Paulo Ricardo Bosque dos Reis.
Objetivo: Este minicurso se propõe constituir uma roda de conversa acerca das políticas públicas do patrimônio municipal edificado na cidade da Cachoeira e sua trajetória, trazendo alguns casos a serem analisados coletivamente, levantando questões e buscando trazer respostas perante o poder público local.
Local: Laboratório de Documentação e Arqueologia (Lada), anexo da Fundação Hansen Bahia.
Minicurso 2: Descontruindo os cemitérios, construindo os espaços cemiteriais.
Ministrantes: Fabiane Lopes Pereira de Lima e Taiane Moreira de Jesus.
Objetivo: Através da aplicação de múltiplos olhares nos espaços cemiteriais, buscaremos a quebra dos pré-conceitos de ser apenas lugar para o deposito de mortos, trataremos a partir de seu contexto social e ambiental, explorando as suas potencialidades como sitio arqueológico e de lugar de memória. A abordagem será desenvolvida a partir da origem dos cemitérios e suas tipologias, além da análise das representações de memória e identidade através da arte tumular.
Local: Auditório da Fundação Hansen Bahia.
Minicurso 3: Patrimônio Arqueológico versus Desenvolvimento Econômico: quem vence essa luta?
Ministrantes: Alvandyr Dantas Bezerra e Róbson Caires de Caires.
Objetivo: O Minicurso tem como objetivo discutir uma temática muito em voga no Brasil e que é, na atualidade, um dos grandes desafios para a Arqueologia: como preservar o patrimônio arqueológico diante do contexto acelerado do desenvolvimento econômico? O que se destrói? E o que se preserva? Venham ser os juízes desse embate!
Local: Sala 5 da Fundação Hansen Bahia.
Minicurso 4: Técnicas antigas de policromia e douramento.
Ministrante: Edilton Mascarenhas Gomes.
Objetivo: Divulgar o trabalho realizado pelos antigos douradores e policromadores nas esculturas sacras católica na Bahia dos séculos XVIII e XIX, e mostrar as técnicas tradicionais de douramento, pintura a têmpera e os padrões recorrentes da escola baiana de policromia.
Local: Laboratório de Conservação do prédio Quarteirão Leite Alves.