Mostra: O estranhamento em estar no mundo

 

Estar no mundo. Estranhar-se no mundo. Esses trabalhos desdobram-se em fotografia, poema, dança, vídeo, para expor o entranhamento de ser no mundo.

 

Título: Pia Fraus

 

Sinopse:
Pia Fraus, que em vias gerais e genérica é uma expressão advinda do latim que significa “mentira piedosa”, “mentira sagrada” (Gustavo B. N. Costa, 2009). A mentira é uma ironia da vida, nós mentimos quando sabemos que a nossa verdade não vai mudar a vida do outro, apenas entristece-lo. Nós mentimos para nós mesmo, mas pelo oposto: por já estarmos tristes. Somos guiados por uma verdade humana que de algum modo faz sentido internamente. Nós mentimos que não estamos mentindo, mas a parte mais profunda de nós nos reconhece e nos coloca diante dos mais variados espelhos e a mentira sagrada usa um véu e o que tem por baixo é profano.Pia Fraus, que em vias gerais e genérica é uma expressão advinda do latim que significa “mentira piedosa”, “mentira sagrada” (Gustavo B. N. Costa, 2009). A mentira é uma ironia da vida, nós mentimos quando sabemos que a nossa verdade não vai mudar a vida do outro, apenas entristece-lo. Nós mentimos para nós mesmo, mas pelo oposto: por já estarmos tristes. Somos guiados por uma verdade humana que de algum modo faz sentido internamente. Nós mentimos que não estamos mentindo, mas a parte mais profunda de nós nos reconhece e nos coloca diante dos mais variados espelhos e a mentira sagrada usa um véu e o que tem por baixo é profano.Acessar essa realidade angustiante não foi uma escolha, foi um mecanismo furtivo e doloroso. Esta persona são autorretratos editados de modo a tomar forma para que sejam “autorretratos metafísicos”, uma tentativa utópica e empírica de fotografar “o dentro”..

Ficha Técnica:
Direção, fotografia, pós produção, modelo: Maia Gonçalves

Campus: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT


Título: Mato/Ruina - confluencias

 

Sinopse:

Mato/Ruína – confluências

Proponentes:
Maciej Rozalski (conceito geral, composição e dramaturgia de performance)
Solon Mendes (direção artística musical)

Os matos e as ruínas do Brasil são habitados pelos espíritos. Parece que a violência passou e podemos cuidar das nossas ruínas fúnebres. Mas o circulo se repete. A Memória da opressão volta em novas formas queimando matos e perseguindo a liberdade. Os rostos de novo estão cobertos. Sangue continua escorrendo pelo corpo do povo. Água escorre pelas pedras. Folhas transparecem vida em constante formação. As oposições se encontram em um ato dançante, um dramático fluxo do passado e presente.

 

Mato/Ruína é a nossa resposta para a violência do tempo presente e grito pela liberdade e esperança. Nossos matos e ruínas são variados em vozes, sons e corpos em confluência constante. Faz uma homenagem, uma sinfonia multi/corpo sonora, uma antropologia íntima de carne e espírito que transpõe pelo som e gesto as mensagens e ecos das histórias do passado, presente e futuro do lugar que nos acolheu e transformou para sempre: o Recôncavo Baiano.

 

O tema do filme Mato/Ruina é ouvir e dialogar com ecos do corpo no meio do caminho entre a colônia e as águas da liberdade.

Mato/Ruina – confluências é fruto de cooperação performática-sonora entre Centro Cultural Casa/Teatro (Santo Amaro da Bahia) e Coletivo Novos Cachoeiranos (Cachoeira Bahia).
Esse processo artístico interdisciplinar que abrange dança, estruturas musicais, teatro físico e instalações visuais está vinculado a pesquisas contínuas organizadas pelos membros do projeto no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas – CECULT, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Além disso, a maioria dos membros do projeto está vinculada aos programas de extensão “Novos Cachoeiranos” e “Subaé” organizados nessa universidade.
Pesquisas que surgiram como base do projeto são organizadas especialmente pelo professor Solon Albuquerque Mendes (composições musicais e sonoras) e professor Maciej Rozalski (performance e instalações visuais) junto com outros professores, alunos e artistas de Recôncavo Baiano.
Importantes colaboradores do processo foram Lúcio Agra (Bateria e concepções musicais) Dayane Ribeiro e Letícia Rachid (performance) Vinicius Sabino (filmagem) e Júlia Nogueira (montagem audiovisual).

Ficha Técnica:

Dayane Ribeiro
Leticia Rachid
Vinicius Sabino
Maciej Rozalski

Trilha sonora:
Execução: Coletivo Novos Cachoeiranos
Lucio Agra: bateria
Tarcísio Andrade: percussão
Sólon Mendes: teclados, sintetizador, flautas e percussão
Felipe Passos: flautas
Maria Tereza Oliveira Mendes: Theremim, sintetizador
Matheus Souza: sax tenor
Jorjão da Lyra: sax tenor
Victor Souza: sax alto
Wagner Wanderley: tuba
Trompetes: Lucas Miranda
Maciej Rozalski: Vozes
Dayane Ribeiro: Vozes

Na gravação foram usadas trechos de texto:
Conceição Evaristo “Insubmissa - Escrevivência”

CECULT/UFRB – PROJETOS E PROGRAMAS DE EXTENSÃO:
Projeto de Extensão Subaé: Coordenador: Maciej Rosalzki
Projeto de Extensão Casa Teatro: Coordenador: Maciej Rosalzki
Programa de Extensão Coletivo Novos Cachoeiranos; Coordenador: Sólon de Albuquerque Mendes; Vice coordenador: Lúcio Agra

Campus: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT

 


Título: Confissão

 

Sinopse:

Vídeo com declamação de poema intitulado "Confissão", de autoria de Eduardo Borges.

Ficha Técnica:

Eduardo Borges de Jesus/Gravação, declamação e autoria

Campus: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT


Título: Poema Espelho

 

Sinopse:

Um homem e seu estar no mundo. Um homem e seu percurso avançado no tempo. Um homem e seus passos em contato com o poema “Espelho” de Ruy Espinheira Filho.

Ficha Técnica:

Roteiro: Sarah Oliveira Carneiro
Imagens: Sarah Oliveira Carneiro e Luciano Fogaça
Edição e montagem: Luciano Fogaça e Sarah Oliveira Carneiro

Campus: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT 

 


Título: Rodrigo Velloso – Ternas Memórias

 

Sinopse:

O filme documentário “Rodrigo Velloso – Ternas Memórias, dirigido por Tau Tourinho, é um resgate das memórias do protagonista, onde trechos de músicas de seu irmão, Caetano Veloso, servem de elementos disparadores e evocam lembranças da cidade de Santo Amaro da Purificação, da infância, de vivências familiares e histórias do “Terno de Reis Filhos do Sol”, grupo cultural criado por Rodrigo e amigos há 67 anos que se tornou uma tradição que movimenta a cidade desde 07 de Janeiro de 1954. “Rodrigo Velloso – Ternas Memórias” é uma produção independente na qual Tau Tourinho uniu profissionais como Danilo Martins (Artes Visuais-UFRB) que comandou a técnica e a edição; Jamberê Cerqueira (UFBA-Neojiba) que assina a música do filme, além de produtores de audiovisual do Recôncavo baiano, veteranos e iniciantes, em uma obra fílmica onde coloca em prática experiências criativas, autorais e acadêmicas.

Ficha Técnica:

Tau Tourinho = Direção, Câmeras e Montagem;

Técnica e Edição = Danilo Martins;

Produção = Ana Vilas Boas, Carlos Dias e Tau Tourinho

Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL 


Título: Isolamento Social

 

Sinopse:

O isolamento social provocou o confinamento do artista visual do Recôncavo baiano e cineasta, Tau Tourinho, o qual ficou só - com sua arte - em um amplo casarão do Recôncavo baiano, datado de 1835, fato esse que lhe motivou a criar personagens para incluir em pequenos filmes feitos durante a quarentena, nos quais utilizou o mínimo de equipamentos e o máximo de criatividade.
A liberdade de criação fez surgir uma obra fílmica pura, onde os detalhes e as sensações se destacam, além da qualidade da produção. O resultado é o vídeo “Isolamento Social” (1 minuto), onde o personagem, no vazio de uma sala, tenta se adaptar as novas formas de convívio imposta pela pandemia do corona vírus. A "Série Fique em Casa" foi produzida por Tau Tourinho, entre abril e junho/2020, durante o isolamento social provocado pela pandemia Covid 19.

Ficha Técnica:

Tau Tourinho = Direção, Produção, Atuação, Montagem, Edição e finalização

Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL


Título: Aonde a Espera não chega

 

Sinopse:

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Ficha Técnica:

Direção: Fernando Santos; Elenco: Maria Cícera Ferreira, Fernando Ferreira Santos

Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL

 


Título: Quando Crescemos

 

Sinopse:

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Ficha Técnica:

Eu Mesmo Filmes - Produtora cinematográfica;

Direção: Coletiva; Montagem: Fernando Santos

Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL

 


Título: Subversos

 

Sinopse:

Trabalho realizado em uma disciplina do segundo semestre do curso de cinema e audiovisual.

Ficha Técnica:

Direção: Stephanie Sobral
Assistente de Direção: Otávio Conceição
Produção: João Paulo Guimarães, Hugo Coala, Gabriel Moreno, Cláudia Ferrari
Roteiro: Nelson Magalhães Filho/ Fotografia: Gabriel Ferraz, Vinícius Oliveira
Arte: Ema Ribeiro, Lucas S. Sousa, Thiago Honório
Som: Álex Antônio/ Maquiagem: Julia Bispo
Montagem: Gabriel Ferraz
Finalização de Som: João Paulo Guimarães

Campus: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT


Título: Dislexia

Acesse o Site

 

Sinopse:

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Ficha Técnica:

Tiago Vinícios - Fotógrafo

Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL

 


Título: SUBMERSIVXS

 

Sinopse:

Intercâmbio sonoro respeitando a criatividade, sem regras e convenções. a partir de um objeto sonoro não identificado que foi utilizado como fio condutor ao ser recombinado com samples/ loops/ beats/ gravações de campo/ voz/ etc foram nascendo as faixas que compõem este álbum, trabalho final da turma de plástica sonora do curso de artes visuais do CAHL/UFRB. 

Ficha Técnica:

Turma 2021.2 Docente: Andrea May - Curso de Artes Visuais

Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL

 


Título: Plástica Sonora | Assincronamente

 

Sinopse:

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Ficha Técnica:

Turma 2021.2 Docente: Andrea May - Curso de Artes Visuais

Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL


Título: Projetos em Artemídia I

 

Sinopse:

Apresentação dos resultados finais Semestre 2020.1

Ficha Técnica:

Turma 2020.1 Docente: Andrea May - Curso de Artes Visuais

Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL