Festival Insubmissões Culturais: A arte de reXistir – Ano 2
O papel da arte e da cultura é também o de imaginar novas possibilidades políticas, novas formas de pensar, narrar, significar, existir. A segunda edição do Festival Insubmissões culturais: a arte de reXistir partilha produções e intervenções de arte e cultura realizadas pela comunidade da UFRB comprometidas com as reflexões sobre as nossas diversas formas de existências, resistências e subjetividades, bem como com as manifestações populares de matriz africana e indígena. As obras envolvem as diversas linguagens artísticas e as expressões culturais identitárias e populares, como fotos, músicas, filmes e performances gravadas e estão apresentadas em quatro mostras: 1) Das insubmissões: quando os corpos (se) desordenam; 2) A poética dos caminhos: derivas, territórios, identidades, cultura; 3) O estranhamento em estar no mundo; 4) O ritmo dos gritos: palavra, música, protesto. Os trabalhos foram produzidos por membros da comunidade de docentes, discentes e servidores técnicos da UFRB dos seguintes centros de ensino: Cecult, CAHL, CCAAB, CCS e CFP.
Acessem, participem, interajam, divulguem!
Título: Não é luxo
Sinopse:
A obra retrata a luta sobre a pobreza menstrual, que são pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. Onde no Brasil não é visto como um item de necessidade, ele é tido como um item de luxo, o que encarece o seu custo e venda. E a falta desse item faz com que mulheres utilizem até mesmo retalhos de panos usados e miolo de pão, aumentando o acesso a infecções. Estamos falando de saúde publica!
Ficha Técnica:
Leila Carvalho - Artista Visual e estudante de Licenciatura Interdisciplinar em Artes
Campus: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT
Nelson para sempre
Título: O beijo no asfalto
Sinopse:
Gravação da apresentação teatral da peça "O beijo no asfalto", levada à cena por A Última Cia. de Teatro. “O beijo no asfalto” é uma das peças mais conhecidas de Nelson Rodrigues. Escrita em 1961, a peça narra a reviravolta na vida do jovem casal suburbano (Arandir e Selminha) depois que o rapaz dá um beijo de compaixão em um homem agonizante que havia sido atropelado. Um jornalista sensacionalista que testemunhou o beijo no asfalto e um policial corrupto transformam o ato de misericórdia em um escândalo social, abalando a reputação de Arandir, levando a um redemoinho de emoções que conduz a um desfecho trágico e surpreendente.Nesta versão, ensaiada de modo virtual, o elenco se encontrou apenas para o ensaio geral e gravação. A cenografia propõe um minimalismo trágico e os figurinos (criados pelo prof. Roberto Laplagne), inspirados por uma montagem da tragédia grega "Os persas", trazem todas as personagens em saias longas, que remetem a juízes ou samurais. A peça foi gravada ao vivo, no Teatro Gregório de Mattos, sem presença de público, em 14 de outubro de 2021.
Ficha Técnica:
Confecção de cenário: Alexandre MoreiraConfecção de cenário: Alexandre Moreira
Figurino e orientação de maquiagem: Roberto Laplagne Assistência de figurino / Costura: Leonardo Teles
Iluminação: João SanchesAssistência de iluminação / Operação de luz: Victor Hugo Sá
Trilha sonora: Celso Jr. Músicas: “Epilogue for solo violin - from Bent” (Philip Glass) - Chase Spruill“Suíte from ‘Bent’ for string quartet” (Philip Glass) - Brooklyn Rider
Identidade visual / Design e Criação: Igor LiberatoFotografia: Caio Lírio
Gravação: M2 Produções Audiovisuais Edição e corte: Matheus MarmundCoordenação: Marcos Marmund
Produção executiva: Isabela Silveira e Camila Castro Coordenação de produção: Polo Cultural
Gravado no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador, no dia 14 de outubro de 2021.
O projeto “ESCUTA: Nelson Rodrigues hoje” é uma realização da Polo Cultural, através do Edital Gregórios - Ano II, Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador.
Campus: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT
Realização:
Coordenação de Cultura e Universidade
Pró-Reitoria de Extensão
Coordenação:
Daniele Canedo
Luciano Simões
Comissão Curatorial:
Cláudio Manoel Duarte
Danilo Scaldaferri
Kleber Amâncio
Layno Pedra
Lia Lordelo
Priscila Miraz
Rodrigo Heringer
Rubens da Cunha
Produção:
Layno Pedra