A Comissão Organizadora da VIII Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo (RECONCITEC) da Bahia e do VII Simpósio de Extensão apresentam o III Festival Insubmissões culturais: a arte de reXistir. O papel da arte e da cultura é também o de imaginar novas possibilidades políticas, novas formas de pensar, narrar, significar, existir. A programação do festival, composta a partir de trabalhos enviados pela comunidade interna e externa à UFRB, partilha produções e intervenções de arte e cultura comprometidas com as reflexões sobre as nossas diversas formas de existências, resistências e subjetividades. Foram aceitas 22 obras visuais, sonoras ou audiovisuais, disponibilizadas na galeria abaixo, em cinco mostras que endereçam diversas temáticas e envolvem distintas linguagens artísticas e expressões culturais identitárias e populares, a exemplo de fotos, ilustrações, músicas, filmes e performances gravadas.
Para a inscrição, em formulário on line disponível logo abaixo, as obras deverão estar previamente hospedadas em alguma plataforma digital (ex: youtube, soundcloud, flickr, etc.) e deve ser disponibilizado o link de acesso para a Comissão de Avaliação junto com o Termo de Autorização de Exibição de Obras Visuais, Sonoras ou Audiovisuais - Anexo I até o dia 15 de setembro de 2022. Não poderão ser submetidas propostas já selecionadas nas edições anteriores do evento. As propostas submetidas serão avaliadas por uma comissão curatorial composta por docentes da UFRB.
Participe!
Título: MIL LITROS DE PRETO: a maré está cheia
Sinopse: A maré está cheia. Cheia de balas. Cheia de corpos. Cheia de corpos negros atravessados pelas balas! Transborda dor, transborda morte. Transbordam lágrimas dos olhos das mães periféricas, aquelas mães que sabem que colocaram seus filhos no mundo para serem alvejados pelo estado e pela polícia racista brasileira. É nesse cenário estratégico de abandono que o estado mantém a população negra, em condições sub - humanas. Fecharam as feridas do racismo com suturas mal feitas, de modo que elas estão sempre inflamadas e a abrir. Corpos. Estarrecidos. Crivados de dor e sangue. Sete litros. Sete litros de sangue que escoa de cada corpo, enquanto a vida se esvai, a cada 23 minutos enchendo assim uma piscina de mil litros em cerca de 55 horas.
Proposta de: Lucimélia Aparecida Romão
Vínculo Institucional: Egressa de Artes Visuais CAHL/UFRB
Título: Tapa na Bunda
Sinopse: O rapper ErriVance lançou o seu mais novo trabalho, o videoclipe da música “Tapa na Bunda”, no canal do Youtube da Mugunzá Records, gravadora que assina a produção do projeto em parceria com a produtora audiovisual ladeiraloop.
O cantor e compositor é natural de Piritiba, cidade localizada no Território do Piemonte da Diamantina, mas é radicado em Cruz das Almas, Território do Recôncavo Baiano. Já lançou, entre outros clipes e faixas, "MalokaMente", com participação de Mc Splash, e "Jogada de Mestre". Além disso, o artista é o apresentador do programa Rap é o Som, da Rádio Santa Cruz FM 87,9 e estudante na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Sobre o lançamento de "Tapa na Bunda", ErriVance destaca que "a ideia de misturar o Trap com Pagode surge da necessidade de criar uma arte onde eu me identifico enquanto artista baiano. Eu sou da Bahia, então nasci ouvindo pagode. O pagode é um gênero musical nativo daqui. Já o Rap é o gênero que me fez expressar o que vejo e sinto.
Misturar esses dois gêneros é fazer algo que une a identidade da Bahia e a forma que encontrei para me expressar”. O rapper também afirma que “trabalhar com a Mungunzá Records, uma produtora oriunda do Recôncavo, mostra que não é mais preciso sair da minha localidade para fazer um trabalho de qualidade.”
Proposta de: Roger Ramalho Hanna Vance
Vínculo Institucional: Egresso e estudante do Programa de Pós- Graduação Lato sensu em Residência Profissional em Ciências Agrárias oferecido pela UFRB
Título: Oxente 3.3
Sinopse: Um recôncavo de sincretismos, sons e sabores nos permite mergulhar e nutrir com a mesma frequência e fluidez dos seus rios.
Proposta de: Jheffeson Jheksom
Vínculo Institucional: Egresso do curso de Cinema & Audiovisual (UFRB)
Resultado do III Festival Insubmissões Culturais
Realização:
Pró-Reitoria de Extensão
Coordenação de Cultura e Universidade
Núcleo de Cultura e Territórios
Coordenação:
Paula Alice Baptista Borges
Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
Comissão Curatorial:
Cláudio Manoel Duarte
Danilo Scaldaferri
Kleber Amâncio
Layno Pedra
Lia Lordelo
Priscila Miraz
Rodrigo Heringer
Rubens da Cunha