MEC participa de aula inaugural em educação do campo na Bahia

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) nesta segunda-feira, 17 de março. O programa oferece o curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo, único do Brasil. A aula inaugural da turma de 2025 contou com uma apresentação do Ministério da Educação (MEC) com o tema: "A (re) construção da política pública para formação continuada para os povos do campo, das águas e das florestas". A abertura foi realizada no Campus Amargosa (BA), e a apresentação está disponível no YouTube da TV UFRB.
Realizada por Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, a apresentação abordou as políticas públicas de diversidade e equidade construídas pela secretaria, destacando o papel da UFRN como parceira nesta construção. Segundo a secretária, a universidade desempenha um papel fundamental na efetivação dessas políticas: "A Universidade Federal do Recôncavo Baiano é uma grande parceira naquilo que nós acreditamos, que é uma política de diversidade caminhando para a equidade". Figueiredo ainda lembrou que a educação do campo integra a educação básica, garantindo sua obrigatoriedade e proteção dentro do ordenamento jurídico.
A representante do MEC pontuou os desafios da operacionalização da equidade dentro das modalidades educacionais, destacando a importância de não permitir que a educação do campo seja tratada apenas como uma modalidade à parte, sem o devido reconhecimento dentro das políticas educacionais mais amplas. O evento reforçou o compromisso da UFRB e do MEC com a valorização da educação do campo e a formação continuada de educadores, buscando garantir que a diversidade seja um pilar na construção de políticas públicas educacionais.
Educação do Campo - O Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB/CFP tem por propósito intermediar o diálogo entre a diversidade camponesa e o fazer pedagógico. O objetivo é contribuir para que docentes das redes públicas de ensino, gestores públicos e articuladores dos movimentos e redes sociais do campo possam redimensionar suas leituras sobre a realidade agrária brasileira, redefinindo as suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão das escolas do campo. A partir da formação, buscam-se avanços em escolarização, formação, pesquisa e extensão, capazes de preparar sujeitos aptos a dialogar e intervir nos processos de elaboração das políticas de desenvolvimento agrário na Bahia e no Brasil. A primeira turma da Pós-Graduação foi formada em 2013.
Confira o Álbum de fotos.
Com informações do Assessoria de Comunicação Social do MEC.
Redes Sociais