A Comissão Organizadora do IV Festival Insubmissões culturais: a arte de reXistir apresenta sua Mostra de produções artísticas. O papel da arte e da cultura é também o de imaginar novas possibilidades políticas, novas formas de pensar, narrar, significar, existir.
A programação do festival, composta a partir de trabalhos enviados pela comunidade acadêmica e não acadêmica, partilha produções e intervenções de arte e cultura comprometidas com as reflexões sobre as nossas diversas formas de existências, resistências e subjetividades.
Foram aceitas 22 obras visuais, sonoras ou audiovisuais, disponibilizadas nas trilhas abaixo e com os destaques da Curadoria. A Mostra endereça diversas temáticas e envolve distintas linguagens artísticas e expressões culturais identitárias e populares, a exemplo de fotos, ilustrações, músicas, filmes e performances gravadas.
Aproveitem!
Título: Impressões Sonoras De Projetos Aleatórios - Led Beslard
Sinopse: “IMPRESSÕES SONORAS DE PROJETOS ALEATÓRIOS - LED BESLARD” é uma playlist, com material audiovisual de projetos musicais, com composições próprias e diversificadas, na página da New Brutality Produções, no Youtube.
Proposta de: Anderson José Conceição Luz Souza
Vínculo Institucional: Licenciando em Música Popular Brasileira - EAD
Título: Travessia (2022)
Sinopse: Travessia (2022) Paraná, Bahia e Minas Gerais se encontram na cidade de São Félix em busca de um sonho em comum, porém enfrentando desafios individuais. Breno, Bruno e Maria Clara compartilham seus medos, sonhos e sentimentos de suas travessias neste documentário.
Proposta de: Breno Castro
Vínculo Institucional: Estudante do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB no campus do CAHL
Título: Rastro D’Água (2023)
Sinopse: Rastro D’Água (2023) Nas águas do Rio Paraguaçu, três instrutores de canoagem dedicam a vida na formação de crianças e adolescentes contempladas pelo projeto Sol Nascente da Associação Sanfelixta de Canoagem. Leo, Dino e Alex compartilham suas histórias e aprendizados neste documentário.
Proposta de: Breno Castro e Taísa Patrício
Vínculo Institucional: Estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB no campus do CAHL
Título: Reza do olubajé de Ọbalúwáiyé
Sinopse: Obra Visual onde mostra a tradução da reza de Obalúwáyé para o OLUBAJÉ. Da série Aduras dos orixás.
Proposta de: Gleidson Salete dos santos Filho
Vínculo Institucional: Estudante da Licenciatura interdisciplinar em Artes - Cecult/UFRB
Título: Na fé dos ancestrais, bença mainha!
Sinopse: Duas colagens artísticas que celebram as culturas afro-brasileira e indígena. Ele sugere uma exploração das raízes culturais profundas e antigas desses povos no contexto brasileiro, transmitindo a ideia de continuidade histórica e conexão com as tradições ancestrais. Esse título também captura a Resistência e a herança rica dessas comunidades, convidando o espectador a embarcar em uma jornada de descoberta e apreciação das culturas afro e indígena no Brasil.
Proposta de: Jamile Santana Fernandes
Vínculo Institucional: Cursando Licenciatura em História na UFRB
Título: Pronto pra Briga
Sinopse: PRONTO PRA BRIGA, obra em formato digital representada pela imagem de um garoto, busca simbolizar um ideal de coragem, força e fé, além de retratar uma simbologia cultural e religiosa
Proposta de: Alison de Souza Santos
Vínculo Institucional: Graduando em Artes Visuais pela UFRB
Título: documentário Vozes da Barra do Parateca
Sinopse: O documentário Vozes da Barra do Parateca narra os processos cotidianos de Luta, Resistência e organização dos povos Quilombola no Oeste da Bahia na Comunidade Barra do Parateca município de Carinhanha.
Proposta de: Adelvan Conceição da Assunção
Vínculo Institucional: Cursando Licenciatura em Educação do Campo UFRB
Resultado do IV Festival Insubmissões Culturais
Realização:
Pró-Reitoria de Extensão
Coordenação de Cultura e Universidade
Núcleo de Cultura e Territórios
Coordenação:
Giovana Carmo Temple
Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
Comissão Curatorial:
Cláudio Manoel Duarte
Danilo Scaldaferri
Kleber Amâncio
Layno Pedra
Lia Lordelo
Priscila Miraz
Rodrigo Heringer
Rubens da Cunha