JUVENTUDE NEGRA E DEMOCRACIA: Viver, Esperançar e Transformar
*Viver
A juventude negra é herdeira da cosmovisão ancestral; é potência de vida, expressão da arte, da liberdade, da revolução...
A força dessa juventude é capaz de re-mover estruturas, re-desenhar outros cenários, outras memórias, outras resistências, outro projeto de sociedade.
O que querem as juventudes negras? Direito de ser, pertencer, existir, coexistir... Vida, trabalho, cultura, renda, lazer, educação, autonomia, segurança pública, sanitária, nutricional, territorial, existencial... Cidadania plena!
Celebrar nossas juventudes implica reconhecê-las, respeitá-las, integrá-las. Nesse percurso, depositar um olhar sobre múltiplas trajetórias; infâncias e ancestralidades; re-visitar a história, respeitar as/os que nos antecederam e, em outra mirada, sorrir para as próximas gerações.
*Esperançar
As crises política, econômica e social são, também, morais. Estão amparadas pelo racismo, pela fúria do olhar anti-negro, anti-indígena; pelo sexismo, capacitismo, etarismo, xenofobia... Desumanidade que anda de mãos dadas com o apagamento histórico e social que destitui grupos de sua dignidade humana, representatividade, humanização.
Esperançar conjuga com a consciência e o engajamento político, com a defesa dos direitos humanos, com a luta por equidade, pela descolonização do conhecimento e pela inclusão social radical.
A história segue pavimentada pela Juventude que grita, pulsa, chora, levanta, espera, sonha, compõe o tecido social, têm voz ativa, revoluciona, resiste, transforma!
*Transformar
Não é possível compensar o horror da escravidão. Os legados desse sistema escravagista atravessam os séculos, perseguem as juventudes negras, obstruem talentos, cerceam protagonismos e silenciam processos criativos - principal força motriz do desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Em tempos de distopia, totalitarismo em plena vigência e impactos devastadores sobre nossas juventudes: encarceramento em massa, criminalização da pobreza, genocídios, feminicídios, memoricídios; o ser jovem, ético, justo, humanitário, político e geracional oportuniza as transformações.
Nesse sentido, precisamos consolidar as ações afirmativas, discutir sobre re-distribuição das oportunidades, as sabotagens das políticas sociais e o fortalecimento de identidades e direitos.
A história segue em disputa... Disputa pelo protagonismo da diversidade, do respeito e por horizontes sociais que nos possibilitem viver com dignidade, esperançar e transformar.
Em que bases reconstruiremos a nação? JUVENTUDE NEGRA E DEMOCRACIA.
Bem-vindes ao Fórum Pró-igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo - 2022!
O Fórum acontecerá entre os dias 08 e 11/11 de 2022, na modalidade híbrida (atividades presenciais e virtuais), e propõe celebrar o protagonismo da juventude negra no processo de reconstrução do país por meio de apresentações artísticas, apresentações de trabalhos em sessões temáticas e publicações em anais, oficinas e minicursos, lançamento de livros.
A PROPAAE e demais Pró-Reitorias, em articulação com todos os Centros de Ensino e Assessoria de Comunicação, alinhados e imbuídos de vontade política têm se debruçado sobre a construção desse grande marco político referencial de nossa UFRB.
No Fórum 2022, a UFRB celebra a beleza da vida, a esperança e o poder de transformação da juventude que, em linhas contínuas, demarcadas pela ancestralidade, seguem em direção ao que há de vir, e reafirma o compromisso com a inclusão social, a justiça, a liberdade, a autonomia e a democracia. Chega mais, juventude! “Vamos lá fazer o que será!?” (Gonzaguinha)
A Identidade Visual da 16ª edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, deriva da já conhecida marca do evento (utilizada nos anos anteriores), com o Machado de Xangô como elemento central e distintivo. Sua aplicação para este ano resulta de uma combinação de 7 (sete) cores terrosas inspiradas em imagens da Serra da Barriga - AL, local de origem de Zumbi. Uma fonte com linhas retas e marcantes completam o visual da marca.
A textura de fundo será utilizada como base de montagem das peças e foi inspirada em pinturas corporais, presentes em rituais e lutas. As artes que comporão as peças de divulgação do evento trarão personagens, originalmente desenhados à mão em linhas contínuas, que correspondem a um retrato dinâmico das juventudes negras no processo de construção das bases da democracia. As expressões e atitudes foram projetadas no intuito de criar identificação com o público do evento. Os expressivos traços humanos, imbuídos de licença poética, buscam transgredir padrões e imprimir singularidade, pluriversidade, autenticidade, beleza, identidade, liberdade, coletividade. Semanticamente, uma alusão à diversidade, à luta por direitos, à celebração da vida e à potência da juventude!
Essa imagem resgata as raízes, memórias, provoca nossa consciência política, social e identitária, restaura os caminhos da diáspora africana na dança da vida, no rol da esperança e no forjar da transformação! As linhas ininterruptas que perfazem as imagens remetem ao princípio da ancestralidade, representam a conexão entre as gerações e o protagonismo da juventude ao ultrapassar fronteiras e ampliar os horizontes de re-construção do país.
PARA TODO MUNDO VER:
A ARTE DO FÓRUM 2022 É RETRATADA POR CINCO JOVENS POSICIONADAS/OS EM VÁRIAS DIMENSÕES. ESSA IMAGEM ESTÁ PLOTADA SOBRE FUNDO BEGE ESTAMPADO POR TRAÇOS BRANCOS, INSPIRADOS EM PINTURAS CORPORAIS. À ESQUERDA, UMA MULHER NEGRA DE PERFIL COM MEGAFONE NA MÃO DIREITA E SEM O BRAÇO ESQUERDO. AO SEU LADO, UMA MULHER NEGRA GESTANTE COM O BRAÇO ELEVADO E OLHAR ALTIVO. NO CENTRO, UMA MULHER NEGRA DE CABELOS CURTOS COM UMA BANDEIRA, NA QUAL ESTÁ ESTAMPADO O MACHADO DE XANGÔ – SÍMBOLO DO FÓRUM. À SUA DIREITA, UMA JOVEM INDÍGENA COM BRAÇO DIREITO ERGUIDO E, AO SEU LADO, UM JOVEM NUMA CADEIRA DE RODAS COM O BRAÇO DIREITO EM RISTE.
Edital | Prazo | Formulário |
---|---|---|
Encerrado |
Resultado | |
Monitoria |
Encerrado |
Inscrição |
Encerrado | Resultado | |
Encerrado | Resultado de Minicursos e Oficinas | |
Encerrado | Inscrição |
As inscrições para participação no Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo - 16ª edição deverão ser efetivadas no seguinte link:
https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf
Clique no nome do evento > Inscreva-se.
Confira o tutorial em vídeo de inscrições em eventos no SIGAA.